AESM-Rio promove torneio de futebol

A Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro promove na próxima sexta-feira, o IV Torneio de Futebol Masculino, a partir das 8h, no Clube da Light. O evento organizado pela direção de esportes da entidade terá a participação das 17 equipes, representando as agremiações Mangueira do Amanhã, Estrelinha da Mocidade, Aprendizes do Salgueiro, Império do Futuro, Filhos da Águia, Tijuquinha do Borel, Herdeiros da Vila, Pimpolhos da Grande Rio, Nova Geração do Estácio de Sá, Coração Unidos do Ciep, Golfinhos da Guanabara, Petizes da Penha, Mel do Futuro, Infantes do Lins, Inocentes da Caprichosos, Miúda da Cabuçu e Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy.

Segundo Ricardo Dias, diretor de esportes da AESM-Rio, o torneio de futebol, faz parte do calendário de atividades a serem desenvolvidas pela entidade ao longo do ano, objetivando a prática esportiva e o lazer, além de congregar os integrantes das escolas filiadas, tendo como meta o convívio com crianças e jovens de diferentes comunidades do Rio de Janeiro. “Nossa finalidade é promover uma interação e o congraçamento entre as escolas de samba mirins do Rio de Janeiro, fazendo com que crianças e jovens desenvolvam a prática esportiva e saibam como é a realidade de diferentes comunidades do Rio e região metropolitana”, disse. Na ocasião será servido um almoço para atletas, diretores das escolas e dirigentes da AESM-Rio, além de outras atividades que serão desenvolvidas.

A fórmula de disputa se dará no sistema de partidas eliminatórias, com 30 minutos de duração, sendo 15 min, cada etapa, com exceção da partida final, que terá 20 min, em cada tempo da partida. O limite de idade estipulado é de até 14 anos. Caso alguma partida termine empatada no tempo regulamentar, os critérios para a classificação são os seguintes:

Conta-se o numero de escanteios cedidos por cada equipe;

Caso persista o empate, haverá disputa de três pênaltis alternados para cada equipe e caso o jogo continuar empatado, um pênalti alternado para cada equipe;

No jogo final, caso a partida termine empatada, haverá a disputa de três pênaltis alternados para cada equipe. Se persistir o empate, um pênalti alternado para cada equipe.  

Confira a tabela:

Fase de Classificação

Jogo 1 – 08h:30/ – Mangueira do Amanhã x Golfinhos da Guanabara

Jogo 2 – 09h / Pimpolhos da Grande Rio x Império do Futuro

Jogo 3 – 09h:30 / Miúda da Cabuçu x Tijuquinha do Borel

Jogo 4 – 10h / Petizes da Penha x Infantes do Lins

Jogo 5 – 10h:30 / Inocentes da Caprichosos x Estrelinha da Mocidade

Jogo 6 – 11h / MEL do Futuro x Corações Unidos do Ciep

Jogo 7 – 11h: 30 / Nova Geração do Estácio de Sá x Filhos da Águia

Jogo 8 – 12h / Herdeiros da Vila x Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy

Jogo 9 – 12h:30 / Aprendizes do Salgueiro x Vencedor do Jogo 1

Quartas de Final

Jogo 10 – 13h / Vencedor do Jogo 2 x Vencedor do Jogo 3

Jogo 11 – 13h:30 / Vencedor do Jogo 4 x Vencedor do Jogo 5

Jogo 12 – 14h / Vencedor do Jogo 6 x Vencedor do Jogo 7

Jogo 13 – 14h:30 / Vencedor do Jogo 8  x Vencedor do Jogo 9

Semifinais

Jogo 14 – 15h / Vencedor do Jogo 10 x Vencedor do Jogo 11

Jogo 15 – 15h:30 / Vencedor do Jogo 12 x Vencedor do Jogo 13

Final:

Jogo 16 – 16h / Vencedor do Jogo 14 x Vencedor do Jogo 15

A competição é realizada desde 2008, sendo somente em 2011, não sendo realizada. Entre os campeões figuram, Mangueira do Amanhã, campeã da edição de 2008, no ano seguinte e Estrelinha e em 2010, a equipe que representou os Aprendizes do Salgueiro.

A entrada é gratuita, o Clube da Light fica na Rua Barão do Bom Retiro, 2002, no Grajaú. Mais informações através do telefone 3971-1922