Arame de Ricardo encanta com seu visual, mas peca em quesitos fundamentais

Por Matheus Emanuel. Fotos: Magaiver Fernandes

arame_desfile_2018_05O Arame de Ricardo realizou um desfile de altos e baixos na Intendente Magalhães nesta terça-feira de carnaval. A agremiação de Ricardo de Albuquerque foi a terceira escola a pisar na passarela e teve em sua comissão de frente e em seu conjunto de fantasias, o ápice de seu desfile. A evolução e a harmonia da escola deixaram muito a desejar e complicaram bastante a vida da agremiação na busca por um acesso a Série A.

Fantasia

Um dos quesitos mais fortes da escola no desfile, as fantasias estavam impecáveis em termos de acabamento e bom gosto. Destaque para a Ala das baianas vestidas de Iemanjá. Mesmo tendo um excelente conjunto de fantasias, a escola pode perder ponto neste quesito, pois uma componente da ala 1, que representava Yansã, desfilou sem a cabeça da fantasia, que por sinal, era bem bonita. Tirando este fato isolado, o Arame protagonizou uma excelente apresentação neste quesito.

Evolução

arame_desfile_2018_09A evolução da escola foi um verdadeiro caos no desfile. A escola começou a evoluir pela passarela quando o relógio já marcava 10 minutos, pois a agremiação ficou a espera do casal de mestre-sala e porta-bandeira, que chegou atrasado. Tanta demora resultou numa consequência desagradável para o restante do desfile. A escola teve de correr bastante para chegar ao final do desfile dentro de 45 minutos, tempo máximo previsto no regulamento.

Harmonia

A harmonia da escola não ocorreu de maneira satisfatória. Diversas alas cruzaram a Intendente sem cantar a maior parte do samba da escola. Outro fator preponderante para o canto ruim da escola foi o som da avenida. Em diversos locais, o áudio do carro de som se confundia com o das caixas de som espalhadas por toda a extensão da passarela, atrapalhando os componentes e até os próprios intérpretes e músicos da escola.

arame_desfile_2018_21Samba

O samba teve um bom desempenho no desfile do Arame de Ricardo. Zé Paulo, que é do time de cantores da Portela, conduziu bem o samba escolhido pela escola. A obra da parceira capitaneada por Samir Trindade, multicampeão de samba-enredo e membro da comissão de carnaval, teve bom rendimento graças ao excelente time de cantores da escola.

Bateria

A bateria Ritmo Malvado teve um excelente desempenho na noite da última terça-feira. Os ritmistas realizaram inúmeras bossas ousadas e levantaram o público que compareceu à Intendente. A bateria do mestre Ronaldo Júnior apresentou uma cadência ideal para o samba, trazendo um excelente naipe de agogôs, que deram um molho especial ao samba. Rodney, comandante da bateria da Beija-Flor apresentou a bateria perante aos módulos de jurados.

arame_desfile_2018_43Alegoria

O Arame de Ricardo levou dois tripés e uma alegoria para o desfile. Ambos os elementos alegóricos estavam bem construídos e representavam o enredo de maneira clara. O tripé que funcionou como abre-alas possuía uma falha de acabamento na sua parte frontal, o que pode ocorrer na perda de pontos. Porém, em termos gerais, a escola apresentou um bom conjunto alegórico.

Comissão de Frente

A comissão de frente do Arame foi o maior destaque da passagem da escola pela Intendente Magalhães. Com um alto grau de interpretação e de sincronia, a comissão emocionou os presentes e arrancou aplausos do público e dos jurados em todos os módulos. O ato representava a purificação do homem numa vertente de matriz africana e levou uma carga emocional grande ao público que assistia a apresentação.

arame_desfile_2018_14Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Apresentando um bailado simples, o casal conseguiu cumprir com o seu objetivo e desenvolveu uma dança satisfatória. A indumentária da dupla foi o grande destaque do espetáculo. Representando Exu e Lebara, Alana Couto e Roberto Vinicius realizaram um bailado que simbolizava a mensagem aos homens sobre o fim dos tempos, mensagem essa que foi transmitida pelos orixás.

Um comentário em “Arame de Ricardo encanta com seu visual, mas peca em quesitos fundamentais

Os comentários estão desativados.