Arlindo Cruz vence samba do Império Serrano para o Carnaval 2012 com Lara Ia Laia

Uma final de samba-enredo inesquecível e como há tempo não se via no carnaval carioca. Na manhã deste sábado, o Império Serrano escolheu sua obra para o Carnaval 2012, quando vai homenagear Dona Ivone Lara, no sábado de carnaval, pelo Grupo de Acesso A, e presentou a parceria de Arlindo Cruz – campeão pela décima vez -, Tico do Império e Arlindo Neto. A final aconteceu na Fundição Progresso, na Lapa, que estava lotada, e reuniu diversos sambistas importantes e integrantes da MPB. Três parcerias disputaram a final e na hora do resultado ainda houve um "banho de democracia" com os jurados colocando seus indicados em uma urna e depois o locutor lendo voto a voto. A parceria de Arlindo Cruz recebeu 18 votos e a parceria de Aluizio Machado ganhou 9 votos. Lucas Donato, de apenas 15 anos, que estava em outra parceria, não levou nenhum voto. Vídeo: Veja aqui o intérprete Tiãozinho Cruz cantando o samba do Império Serrano para o Carnaval 2012

– Império Serrano é isso aí. A disputa na Fundição ganhou ainda mais brilho. Estou honrado em vencer pela décima vez na escola do meu coração. Fico muito nervoso na hora do resultado. Vou ao banheiro toda hora, bebo minha cerveja, mas durante a apresentação eu curto bastante. – disse o campeão Arlindo Cruz.

* Veja aqui galeria de fotos da final

* Ouça o samba do Império Serrano para o Carnaval 2012

Vídeo: veja abaixo o momento da vitória de Arlindo Cruz

Durante a contagem dos votos, o público reclamou e em alguns momentos vaiou e gritou vergonha para os votos dados para a parceria de Arlindo Cruz. Um outro momento curioso foi quando o público presente não gostou da nova rainha de bateria, Flávia Piana. Muitos gritaram o nome de Quitéria Chagas, ex-rainha de bateria da escola. Vale lembrar que ela era a promessa de campanha do presidente Átila, caso vencesse a eleição. Após a vitória, Quitéria não assumiu o posto.

* Vídeo: veja como passou o samba da parceria de Arlindo Cruz na final

Quem compareceu na final do Império Serrano presenciou momentos emocionantes. O evento começou com a participação de diversas personalidades: Zélia Duncan, Teresa Cristina, Sandra de Sá, Jorge Aragão, Ivo Meirelles, Andrezinho da Mocidade, Wilson das Neves, Aluizio Machado, Arlindo Cruz e a grande dama, Dona Ivone Lara. Quando apareceu no palco, a personagem do enredo do Império Serrano para o Carnaval 2012 arrancou até lágrimas de alguns imperianos. Ela cantou e explicou ao CARNAVALESCO o que estava sentindo naquele momento.

– Nunca pensei que seria homenageada. Vai ser lindo. Estou honrada. Não consigo nem dizer algumas palavras. O Império Serrano sempre foi o amor da minha vida – afirmou a ilustre imperiana, que foi embora antes do anúncio do samba campeão.

Átila, presidente do Império Serrano, disse estar muito feliz com o sucesso do evento e afirmou que era o primeiro passo para o retorno da escola para o Grupo Especial

– O Império está ficando forte novamente. É uma final que mistura passado e presente. No ano que vem, eu quero que a Lapa invada o Império, assim como o Império veio a Lapa. Nós demos uma aula de espírito democrático, tanto que o presidente nem votou. As pessoas reclamam e é normal isso acontecer. Foi muito lindo! Todas as pessoas tem o direito de se manifestar.

O diretor de carnaval, Jener Tonasso, revelou quanto a escola da Serrinha irá gastar para voltar ao Grupo Especial.

– É difícil fazer uma previsão de quanto vamos gastar. Ainda estamos fechando parcerias para colocar o Império Serrano nos trilhos. Mas, acho que gastaremos entre 2 milhões e 2,5 milhões. Já temos a autorização da sub-prefeitura para ensaiar na Av. Edgar Romero – revelou. Os ensaios de rua do Império Serrano devem começar no dia 30 de outubro, das 19h às 21h, conforme informou o presidente Átila.

Outro que estava bastante entusiasmado era o diretor de harmonia, Marcão. Cria da Serrinha, ele exaltou o trabalho que a atual diretoria vem fazendo.

– Chega de Império Serrano sem carro, sem fantasia. Nós vamos mostrar na Avenida o que é escola de samba. Foi uma disputa lindíssima. Não adianta, tem que vencer um, e a escolha foi muito bem feito. Todos estão de parabéns, foi democrático.

Pela primeira vez campeão ao lado do seu pai, Arlindo Neto comentou as vaias que a sua parceria recebeu na hora que alguns votos foram revelados. Ele lamentou, mas preferiu exaltar a vitória.

– É chato isso. Existem pessoas que se deixam levar pelo lado emocional e não percebem o que é melhor para o Império Serrano. Não ligo pra isso. É melhor comemorar esse momento mágico. Estou feliz!  Vencer ao lado do meu pai e na minha escola de coração não tem preço. O samba foi muito bem aceito e apontado como favorito desde o início. Já tinha ganho duas vezes na União da Ilha, mas sou Império de verdade, passo mal, choro com a escola.

Estreando na escola, o intérprete Tiãozinho Cruz agradeceu a oportunidade

– Me sinto iluminado por cantar Dona Ivone Lara. batalhei muito tempo em escolas menores e esse é o melhor momento da minha carreira. Vou dividir essa honra com a Sinfônica do Samba, que nem precisaria de um intérprete, tamanha é a sua qualidade.

O comandante da bateria campeã do prêmio Estrela do Carnaval, que teve direito a voto e, também depositou na urna o voto de seus ritmistas, admitiu que esse era o samba predileto da ala.

– Pra ser sincero era esse o samba que queríamos, mas respeitamos todas as obras da forma que elas mereciam. Agora vamos fazer um trabalho correto, voltado para a valorização da melodia desse samba. Ele é gostoso, um samba pequeno, combina com a nossa bateria. Este é um ano de supração. Estamos tendo que ensaiar no meio da rua, porque a quadra está em obras, mas todos os ritmistas e diretores sabem como devemos guiar o nosso trabalho.

Comente: O que você achou do resultado no Império Serrano?