Arraial das Baianas da Unidos da Tijuca

Quadrilhas Juninas, angu da baiana, caldos diversos, doces típicos, Djs, performances, além de muito samba. Tudo isso vai fazer parte da programação do Arraial das Baianas da Unidos da Tijuca na quadra da agremiação na Av. Francisco Bicalho, 47. O público pode conferir a festa neste sábado, a partir das 18h.

As senhoras do samba irão oferecer jantar com comidas típicas das 19 às 20h30. Vale ressaltar que o conhecimento das baianas na culinária vem de longe, remontando ao final do séc. XIX. Fizeram fama com seus tabuleiros de doces, abará, canjica e pipoca no Largo da Carioca, Largo de São Francisco, Rua da Carioca e Praça Tiradentes.

Baianas de todas as escolas coirmãs estarão presentes no arraial. Além dos sorteios, a programação inclui performance da Suzi Brasil, pista de dança na área externa o Dj Saadi. A festa inclui, claro, a bateria da Unidos da Tijuca.

As baianas têm importância vital na propagação do samba. As casas das “tias baianas” foram verdadeiros celeiros da cultura popular carioca, com a disseminação de afoxés, cacumbis, jongos, e que, mais tarde, desaguaria para a criação das escolas de samba. Portanto, a formação da ala das baianas se tornou o mais tradicional segmento das escolas de samba do estado do Rio de janeiro, se destacando como única ala tradicionalmente feminina.

Serviço:
Arraial das Baianas do G.R.E.S. Unidos da Tijuca
Onde: Quadra da Unidos da Tijuca – Av. Francisco Bicalho, 47
Quando: Sábado, 30/06
Horário: A partir das 18h. O jantar será servido das 19 às 20h30
Ingresso: R$ 20