Arrastão de Cascadura: leia sinopse do enredo sobre Patricia Amorim

Enredo: “Patrícia Amorim: a Majestade Rubro-negra”!

É dada a largada!
 
Um brilho mágico e exuberante reflete das límpidas águas… O homem percebe que é capaz de flutuar e de se deslocar sobre elas. Mesmo que inicialmente imitando os animais, adquire habilidade de nadar ultrapassando todas as dificuldades impostas pela natureza. Impulsionado pelos povos antigos, que acreditavam que saber nadar era uma conquista à sobrevivência, o G.R.E.S. Arrastão de Cascadura acende a chama da vitória e homenageia uma exímia nadadora… O enredo de seu samba canta a alegria das paixões e glórias que não têm fim, os sonhos de uma mulher de vigor saltando de um trampolim, a vida e a trajetória de Patrícia Amorim.
 
Encanta com o seu saber
Vai além da linha, alada espádua,
E descreve a curva desse “pássaro da água”!
Patrícia quebra tabus e vence barreiras,
É carioca da gema
Exemplo de mulher brasileira.
 
O nado é seu fascínio,
A conquista ao pódio, um desafio.
Desprende-se ao vento fiel à queda, rápida e branda.
Da qual, fluído, emana seu conhecimento.
Na eternidade das águas, vence
Com a sabedoria dos seus movimentos.

Numa carreira brilhante, cruza os limites do tempo: vai aos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, às Olimpíadas de Seul, afaga o pranto e nada, fazendo das águas o seu manto. Extrai seu combustível da força atlética, que expulsa qualquer “quebranto”, ao destino de chegar do outro lado e comemorar mais uma vitória, como a leveza de um lindo canto… Conquistas, paixões, recordes, títulos, é Amorim, por assim dizer: a luz de seus encantos, é o “domínio das águas” que desfila em verde e branco.
 
Patrícia é a lira, trilha os caminhos rubro-negros à realização de um sonho infanto-juvenil. Formada em Educação Física, entre atletas, treinadores, dirigentes, jogadores e funcionários, ensina, dirige, supervisiona, dedica-se ao Clube Regatas do Flamengo de forma assertiva e ágil. É responsável por um trabalho de gestão à união esportiva, que culmina no bicampeonato brasileiro de basquete – levando a modalidade ao reconhecimento no cenário nacional.

Tudo acontece ao mesmo tempo. Seus intentos voam alto, realizam-se e provam da tenacidade de seus firmes procedimentos. É eleita pela vontade do povo: a vereadora dos esportes – legítima representante na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Primando pela ética parlamentar, pela educação esportiva e lazer de cada cidadão, fundamenta seu orgulho à política de transformar o país num “Brasil de Todos”!
 
Bate forte o coração. É vermelha e preta a sua maior emoção… “Uma vez Flamengo sempre Flamengo”. Essa é a jura de milhões de torcedores ao centenário Clube mais querido do Brasil. Patrícia mais uma vez sai à frente do seu tempo, é pioneira.
Sua histórica candidatura é como um poema, como a força de um rio que corre pro mar… Brilha!
 
Devo-lhes confessar
É como um céu repleto de luzes
Para o meu indicador as direções apontar
É a alegria de ter companhia para legitimar
É a magia de águas correndo nas pedras para algum lugar
É meu bem-querer
É saber que juntos podemos transformar
E a consciência na hora de dizer que sim
É ser presidente do Flamengo como no dito popular
É irmos juntos até o fim
É entrar pra História Rubro-negra
Com uma fina dedicatória
“Escrevam pra mim”
Vocês me conhecem
Eu sou Patrícia Amorim.
 
Marcos Roza, pesquisador de enredos.