Ator Izak Dahora viverá Arthur Bispo do Rosário no desfile da Cubango

cubango_2601201720180124_155224-copy

A Acadêmicos do Cubango convidou o ator Izak Dahora para interpretar a figura mais importante do enredo ‘O Rei Que Bordou o Mundo’. O jovem irá interpretar Arthur Bispo do Rosário na segunda alegoria da agremiação. O convite partiu da dupla de carnavalescos da verde e branca, Leonardo Bora e Gabriel Haddad.

– Esse convite me deixa muito honrado porque Bispo sintetiza numa só figura e trajetória pessoas historicamente marginalizadas pela nossa sociedade: negro, nordestino, pobre, “louco”. E, mesmo confinado de forma absolutamente questionável e desumana, produziu uma obra vasta, potente e muito contemporânea, reinventando materiais cotidianos – disse o ator sobre o convite.

Izak revela que já esteve no barracão e nos ensaios de rua da agremiação. Ele ressalta seu gosto pelo desfiles, inclusive com um estudo acadêmico sobre o tema.

– Já visitei barracão, ensaio de rua em Niterói e estive no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, em Jacarepaguá. Fiquei muito comovido com o acervo vivo das obras do Bispo, com a luta dos funcionários para manter o espaço e com os lugares que ele habitou na Colônia Juliano Moreira. Gosto muito do carnaval. Sou pesquisador além de ator. Minha pesquisa de mestrado que defendi na UERJ, em 2014, é sobre a teatralidade dos desfiles das escolas de samba – conta.