Aula-show samba de enredo: história e arte

Os escritores e pesquisadores Luiz Antônio Simas e Alberto Mussa publicaram, há dois anos, um livro que, pelo ineditismo e pela abordagem, já saiu da gráfica diretamente para a referência bibliográfica de livros, teses, dissertações e ensaios que venham a ser publicados sobre a música das escolas de samba. Samba de enredo: história e arte, da editora Civilização Brasileira, para além de analisar sua formação histórica e estética, aponta a singularidade deste subgênero do samba que, na contramão da música e da literatura ocidentais no século XX, firmou-se pela linguagem épica.

O jornalista, sociólogo e pesquisador Bruno Filippo, lendo o livro e conversando com Luiz Antônio Simas, teve a ideia de criar uma aula-show, um misto de entretenimento e conhecimento em que, à medida que ele apresentava a história do samba-enredo, um grupo musical cantava e tocava as composições mais representativas desse universo.

Bruno Filippo apresentou o projeto a Simas, que topou fazê-lo. Depois, chamou a produtora Julieta de Faria para cuidar da produção artística e executiva.

Ela convocou o músico Jose Mauro de Freitas, do conjunto Instrumental Carioca, para a direção musical. O grupo, formado por instrumentistas, faz releituras originais de clássicos do cancioneiro brasileiro, em especial do choro.  A eles se juntou a bela voz da cantora Joana Rytcher, jovem revelação das casas de shows da Lapa. Joana, convidada por Bruno Filippo, emprestará o timbre feminino à leitura dos grandes sambas de enredo da história.

Obras como Exaltação à Tiradentes, Teste ao Samba, Contos de Areia, Chico Rei, Heróis da Liberdade, Kizomba e muitos outros serão apresentados para o deleite dos amantes do gênero.
 
O resultado é a Aula-show Samba de Enredo: história e arte, que no dia 9 de fevereiro, a partir das 18hs, ocupará o palco do espaço cultural Gabinete, na Rua do Senado 53.
 
Serviço:
 
Evento: Aula-show Samba de Enredo: história e arte
Data: 9/02/2012
Local: Restaurante Gabinete
Endereço: Rua do Senado 53 – Lapa.
Horário: 18h
Entrada: R$20,00
Concepção e realização: Bruno Filippo
Direção musical: Jose Mauro de Freitas
Produção: Julieta de Faria
Apoio cultural: FACHA (Faculdades integradas Helio Alonso)