Beija-Flor faz grande festa para apresentar o enredo ”São Luís – o poema encantado do Maranhão”

Depois de abocanhar o 12º título de sua história, a Beija-Flor começou a preparação para o próximo carnaval de forma arrebatadora. Com grande festa realizada em sua quadra na noite desta quarta-feira, a agremiação de Nilópolis apresentou o enredo ''São Luís – o poema encantado do Maranhão'' , que de acordo com a sinopse lida no palco pelos membros da comissão de carnaval, Bira e Victor Santos, e a explicação do diretor de carnaval, Laíla, apresentará de maneira mística a história da capital maranhense.

Com portas abertas para a comunidade, a quadra da Beija-Flor recebeu bom público, que pôde acompanhar um pouco da cultura de São Luís através da apresentação dos grupos folclóricos maranhenses Boi Barrica e Santa Fé. Além da apresentação dos maranhenses, uma grande roda com cânticos em homenagem a todos os orixás e aos pretos-velhos emocionou os presentes, que estavam com velas e palmas nas mãos e deram início a uma pequena procissão dentro da quadra em direção à imagem de São Jorge.

Veja vídeo da festa de apresentação do enredo da Beija-Flor:

De acordo com Laíla, a iniciativa tem como objetivo abrir os caminhos para mais um grande carnaval da escola de Nilópolis. No palco da quadra, o diretor de carnaval falou aos que reprimem essas manifestações religiosas dentro da escola.

– A Beija-Flor é escola de macumbeiro mesmo. Eu sou macumbeiro. O nosso lema é pregar a paz e o respeito. Hoje pedimos licença e proteção aos orixás. Não adianta as pessoas nos reprimirem e torcerem o nariz. O nosso barracão não pega fogo! Tem escola que só pensa em fazer carnaval e não lembra de cuidar da parte espiritual. Na Beija-Flor temos muito respeito com isso – declarou Laíla.

O diretor de carnaval ainda lançou o novo slogan da escola: ''A paz reina em nossa tribo''. E explicou o que pediu aos membros da comissão de carnaval na elaboração da sinopse do enredo.

– Nós buscamos desenvolver na sinopse aquilo que vimos e sentimos no Maranhão, dando um conceito artístico ao tema. A orientação era explorar a originalidade do Maranhão. Vamos melhorar o nível do nosso desfile.

Já Victor Santos, que integra a comissão de carnaval ao lado de Fran Sérgio, Bira e André Cezari, deu mais detalhes do desenvolvimento do tema. Ele adiantou que Joãosinho Trinta, natural da capital maranhense, ganhará homenagem especial.

– Nós vamos apresentar como a cidade foi fundada, os primeiros povos que habitaram São Luís, mas tudo isso de uma maneira encantada, mística, mágica. Depois vamos passando pela história do lugar até chegar na São Luís de hoje. Vamos falar da riqueza da bauxita, da cidade que prospera, que cresce e se desenvolve, mas a base é o misticismo. O Joãosinho Trinta terá um lugar todo especial. É uma figura que faz parte da história da Beija-Flor, além de ser maranhense. Ele simboliza como poucos o mistério e o encanto que o Maranhão tem – disse Victor.

A cantora Rita Ribeiro, natural de São Luís, e o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, também estiveram presentes na quadra da Beija-Flor. Assim como integrantes do governo maranhense, que representaram a governadora do estado, Roseana Sarney, ausente em razão de compromissos profissionais. Mesmo distante, Roseana foi homenageada com um 'Parabéns pra você', cantado por toda a quadra. A governadora completou 48 anos nesta quarta-feira.

Mais um vídeo da festa na Beija-Flor:

O secretário de Cultura maranhense, Luis Bulcão, discursou no palco em texto que fazia uma analogia com a grandeza da Beija-Flor e as tradições do Maranhão. Já o secretário de Turismo do estado, Tadeu Palácio, explicou que o próprio governo maranhense escolheu a Beija-Flor de Nilópolis para dar início a um importante ano para São Luís.

– A governadora Roseana Sarney decidiu procurar a Beija-Flor para dar início a um grande ano de nossa história. Em 2012, a cidade de São Luís completará quatro séculos e a Beija-Flor é sensacional para dar a devida divulgação e visibilidade para isso. É a escola que melhor representa seus enredos. Os integrantes da Beija-Flor foram ao Maranhão conhecer tudo aquilo que o nosso folclore tem de interessante. Eles gostaram e vão fazer esse enredo. Eu não tenho dúvida que a Beija-Flor vai fazer mais um grande carnaval. De um jeito que nunca ninguém fez.

Tadeu Palácio confirmou também que o governo do Maranhão irá destinar uma verba de patrocínio para a escola, mas não soube precisar o valor. Ele aposta que o Maranhão terá uma nova imagem após ser mostrado pela Beija-Flor na Sapucaí.

– O Maranhão tem um povo que precisa ser mostrado. Ele se assemelha muito ao carioca. Sabe acolher e abraçar. Tenho certeza que esse desfile será um marco na história do nosso estado. Obviamente vamos dar o aporte financeiro possível em lei para a Beija-Flor. Não é um patrocínio para uma brincadeira. É um investimento importante para o nosso estado. Tudo tem um custo – disse o secretário, que revelou não ter dúvida que a governadora vai desfilar na Beija-Flor em 2012.

Outra novidade anunciada por Laíla foi a maior participação dos responsáveis pela decoração dos carros alegóricos na confecção das alegorias e fantasias. O diretor de carnaval revelou que dará mais liberdade para os profissionais opinarem no desenvolvimento do enredo.

Os sambas concorrentes para o Carnaval 2012 já tem data para serem entregues na quadra da escola. Será o dia 1º de agosto, na mesma semana, de acordo com Laíla, começam as eliminatórias.