Beija-Flor promove festival nacional de dança

A Beija-Flor de Nilópolis vai promover seu 1° Festival Nacional de Dança, aberto a companhias e academias de todo o país. O evento acontecerá na Cidade do Samba, na Gamboa, nos dias 16, 17 e 18 de setembro.
 
Diretora do Projeto “Aprendendo com o Ballet”, que há 11 anos ensina crianças e jovens a arte da dança na quadra da Beija-Flor, Ghislaine Cavalcanti explica que o festival será bem abrangente, premiando participantes das categorias Baby Class (de 5 a 7 anos); Infantil (8 a 10 anos), Infanto-Juvenil (11 a 13); Adulto (a partir de 17 anos), além de participantes com registro profissional.

– As modalidades também serão bem diversificadas. Teremos ballet clássico, moderno, contemporâneo, jazz, sapateado, dança de salão, dança do ventre, entre outras. Convidamos nomes experientes e consagrados para compor a banca julgadora – revela Ghislaine.

Durante feijoada oferecida aos julgadores no último sábado, 13, no salão nobre da sede social da escola, não faltaram elogios à iniciativa da criação do festival. Vera Aragão, ex-integrante do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, considera que o nome da escola será um excelente chamariz:

– A Beija-Flor de Nilópolis é um nome forte e de muito prestígio. Muita gente vai se interessar em participar por conta da seriedade e da competência da escola. São poucos os festivais de dança. Não há muito incentivo dos governos.

A presidente do Conselho Brasileiro de Dança,Mariza Estrella, lembra que os festivais são grandes incentivadores da dança.

– Todo mundo que dança gosta de se apresentar. Mas a maioria só tem oportunidade nas festas de final de ano das academias. Os festivais acabam sendo um grande incentivo aos praticantes e são celeiros de revelação de talentos. Unir o nome da Beija-Flor a um evento do porte de um festival nacional será bom para a dança e para a escola – comentou Mariza.

As inscrições para o 1° Festival Nacional de Dança Aprendendo com Ballet podem ser feitas através dos telefones (21) 3761-5556, 7853-7017 e 7582-6029 ou na Travessa Alentejano, s/n°, no Parque Aquático da Beija-Flor, em Nilópolis. Outras informações também podem ser obtidas através do e-mail: balletcomunitariobeijaflor@gmail.com .