Blocos agitam a cidade no último fim de semana antes do Carnaval

Faltando pouco mais de uma semana para o Carnaval sobram opções para os foliões curtirem a cidade. Serão 111 blocos carnavalescos entre esta sexta e segunda-feira, sendo 5 hoje, 53 amanhã, 52 domingo e 1 na segunda-feira. A Riotur preparou um esquema especial para os blocos com previsão de maior público, como o Bola Preta (100 banheiros e 12 contêineres), Bloco da Preta (150 banheiros e 12 contêineres), Simpatia É Quase Amor (150 banheiros e 18 contêineres), Timoneiros da Viola (50 banheiros), Meu Amor Eu Vou Ali (60 banheiros), Tamo Junto in Folia de Padre Miguel (60 banheiros) e Suvaco do Cristo (140 banheiros e 4 contêineres). No total, serão 1.979 banheiros químicos durante o fim de semana.

Hoje, acontece o primeiro grande desfile do Cordão da Bola Preta na Avenida Rio Branco a partir das 18h. No mesmo dia e horário, o bloco Perereka Sem Dono, desfile em Botafogo, e o Badalo de Santa Teresa pelas ruas do bairro.

No sábado, o bloco Ansiedade, tradicional bloco de frevo, faz seu desfile pelas ruas de Laranjeiras a partir das 15h, mas antes, na quinta-feira, dia 9, faz seu ensaio geral na UniRio, a partir das 17h.

Na parte da manhã tem desfile no Aterro do Flamengo do bloco sertanejo Chora, Me Liga a partir das 8h, e na Urca do Só o Cume Interessa, às 11h.

Sábado também é dia do desfile do Simpatia é Quase Amor que atrai uma multidão de foliões até a orla de Ipanema, a concentração é na Praça General Osório a partir das 14h. O bloco Vem Ni Mim Que Sou Facinha ensaia na Rua Jangadeiros, em frente ao Bar Zig Zag, em Ipanema, a partir das 17h, também no sábado.

Pela Zona Norte, o bloco Tristeza É Só Alegria desfila no Engenho Novo a partir das 11h, e O Negócio Tá Feio e Teu Nome Tá No Meio concentra às 16h no Engenho de Dentro. Os blocos Vem Cá Me Dá e Entorta Mas Não Cai concentram a partir das 15h na Barra, o primeiro no Parque das Rosas, e o segundo na Avenida Lucio Costa.

Domingo é dia de estreia: o Bloco da Preta desfila pela primeira vez na Avenida Rio Branco, a concentração começa ao meio-dia, e o desfile às 14h. Outra novidade é o bloco Timoneiros da Viola, criado esse ano em homenagem a Paulinho da Viola. Desfila em Madureira, concentração às 11h na Praça Paulo de Portela, próximo a Estrada do Portela, desfile marcado para 13h.

Outros desfiles importantes do dia são do bloco infantil Gigantes da Lira, em Laranjeiras, marcado para 9h; Suvaco do Cristo, marcado também para 9h, mas no Jardim Botânico; Fogo e Paixão, às 11h, no Largo de São Francisco, no Centro; Escravos da Mauá, às 12h na Gamboa; Empolga às 9, na Praia de Ipanema, às 16h; e o curioso Blocão, que desfila na Avenida Atlântica às 17h com animais de estimação e seus donos.