Breve histórico sobre o carnaval 2012 de SP

É notório o crescimento do carnaval de São Paulo. A cada ano podemos perceber que o nível plástico e cultural vem crescendo, tal qual de nossas escolas do Rio de Janeiro. Muitos sambistas ainda tem preconceito com o carnaval paulistano, mas algumas pessoas nunca nem assistiram. A migração de alguns profissionais do Rio de Janeiro colaboram mais ainda para deixar o carnaval paulistano com o nível em que ele chegou hoje. Isso mostra mais uma vez o que todos nós sabemos: O samba não tem fronteiras!

Nesse ano a Escola de Samba Vai-Vai ganhou pela 14ª vez o título, com o enredo “A Musica Venceu”, uma homenagem ao Maestro João Carlos Martins. Já a Acadêmicos do Tucuruvi fez sua melhor campanha desde que chegou ao grupo especial de São Paulo. Com o enredo “Oxente, o que seria dessa gente, sem essa gente? São Paulo a capital do Brasil” ficou em segundo lugar com uma homenagem aos imigrantes nordestinos para a terra da garoa.

Para 2012, a atual a atual campeã Vai-Vai exaltará as mulheres anônimas e famosas que brilham em nosso País com o enredo “Mulheres que brilham” do carnavalesco Alexandre Louzada (carnavalesco da Mocidade e da Viradouro). A marca de produtos de limpeza BomBril está apoiando o carnaval da escola. A Acadêmicos do Tucuruví embalada pelo segundo lugar exaltará a África com o enredo “O esplendor da África no reinado da Folia”. A Unidos de Vila Maria, contará a evolução da humanidade desde o começo da história até hoje em dia com a ajuda das nossas mãos chegando até do advento da internet, as mãos do futuro, com o enredo “A força infinita da criação, #vilamariafeitaamao” do carnavalesco Chico Spinoza.

Homenagens também passarão pelo sambódromo de São Paulo em Fevereiro. O ex presidente Lula terá sua trajetória contada pela Gaviões da Fiel com o enredo “Verás que um filho fiel não foge à luta. Lula, o retrato de uma nação”. Outra homenagem será por conta da Sociedade Rosas de Ouro sobre a Hungria e um dos seus descendentes mais famosos, o empresário e apresentador Roberto Justos com o enredo “O Reino dos Justus”. A Mocidade Alegre falará da justiça através do livro Tenda dos Milagres, a obra predileta do autor Jorge Amado com o enredo “Ojuobá – no céu, o olhos do Rei… na terra, a morada dos milagres… no coração, um Obá muito amado”. Esse enredo rendeu à escola um dos sambas mais bonitos da safra de 2012 em São Paulo.

A fé será tema mais uma vez, a escola Tom Maior, usará a bondade como fio condutor e forma de salvação para as dores do mundo com o enredo “Paz Na Terra e aos Homens de Boa Vontade”. Nessa mesma linhagem, a Mancha Verde exaltará a dom a humildade pela lição de Obará, um Odu do candomblé com o enredo “Pelas Mãos do mensageiro do axé a lição de Odu Obará: a humildade”.

O movimento tropicalista que movimentou o país na década de 70 será homenageado pela Águia de Ouro com o enredo “Tropicália da paz e do amor, o movimento que não acabou” da Comissão de Carnaval da escola. E por falar em amor, ele será retratado em toda sua extensão pela emergente Camisa Verde Branco que volta ao Grupo Especial com o enredo “É o amor”. Outra emergente, a Dragões da Real exaltará as Mães de todo mundo com o enredo “Mãe, ventre da vida e essência do amor”.

As famosas homenagens a cidades também não podem ser esquecidas, a cidade de Itanhaém do litoral de São Paulo será lembrada pela escola de samba Pérola Negra com o enredo “A pedra que encanta também samba: Itanhaém, hoje a Pérola é você!”. Toda a velocidade do Rally dos Sertões e os 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 serão exaltados pela X-9 Paulistana com o enredo “Trazendo para os braços do povo o coração do Brasil, A X-9 desbrava os sertões dessa gente Varonil”. A Império de Casa Verde, contará como a ótica se faz importante no nosso dia a dia com o enredo “Na ótica do meu Império, o foco é você”.

Quero dedicar essa coluna aos amigos Paulistas. Indico o site www.sasp.com.br para quem quiser saber mais sobre o Carnaval de SP.

Ouça o samba enredo para 2012 da Mocidade Alegre:

Comente