Cah? pede que compositores n?o fa?am refer?ncia ao inc?ndio no samba de 2012

0 Flares 0 Flares ×

Depois de ver o sonho de conquistar o inédito título do Grupo Especial em 2011 virar cinzas com o trágico incêndio na Cidade do Samba, a Acadêmicos do Grande Rio apostará na superação como enredo para o Carnaval 2012. Em encontro realizado na noite desta segunda-feira, na quadra da escola, o carnavalesco Cahê Rodrigues entregou aos compositores da Tricolor de Caxias a sinopse do enredo "Eu acredito em você e você?". Além da leitura da sinopse, um vídeo dando exemplos de algumas histórias de superação da humanidade e que mostrava trechos da preparação da Grande Rio para o último carnaval também foi exibido, emocionando a grande maioria dos presentes.

E a emoção provocada nos compositores e membros de outros segmentos da Tricolor de Caxias com o vídeo e o conteúdo da sinopse é a grande aposta de Cahê Rodrigues. Ele pediu aos poetas caxienses que deixem aflorar esse sentimento na hora de criarem suas composições.

– Pedir um grande samba é até redundante. Quero mais do que isso. Quero que vocês façam um samba que emocione a todas as pessoas que forem ouví-lo. Não quero que façam nenhuma referência ao incêndio do início do ano. Isso já é passado! Ninguém mais quer saber. Mostrei essa questão no vídeo apenas para despertar o sentimento de superação dentro de cada um de nós – disse o artista.

Além de Cahê e seus auxiliares, chamou atenção a presença de toda a diretoria da Grande Rio. Alguns personangens marcantes pelas histórias de superação em suas respectivas vidas, apareceram no vídeo, mas Cahê revelou que o objetivo central é fazer com que as pessoas entendam o contexto do enredo.

– Usei alguns ícones para exemplificar o que eu quero. Na verdade, a intenção é fazer com que as pessoas entendam o sentimento de superação. Quero que qualquer pessoa que tenha uma história de superação olhe e se sinta identificada – explicou.

Entre as várias personalidades que apareceram no material mostrado estavam Grande Otelo, Ronaldo Fenômeno, Marina Silva, maestro João Carlos Martins, Beethoven, Frida Kahlo e o cantor David Assayag, que é o levantador de toadas do boi Caprichoso, na Amazônia. Desconhecido de grande parte da mídia, David, que é deficiente visual, é também considerado uma das maiores vozes da história do Festival de Parintins. Cahê lembrou que os próprios bois de Parintins serão homenageados, já que mesmo com poucos recursos fazem uma grande festa.

A Grande Rio já tem também data de entrega dos sambas. Será no dia 1º de agosto, na quadra da escola.

Confira o vídeo do evento:

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×