Carnaval de São Paulo aposta no fortalecimento dos canais de comunicação

Por Matheus Emanuel

A comunicação é a principal ferramenta para propagar qualquer tipo de mensagem e no carnaval não é diferente. A Liga SP está inovando neste quesito. Para agradar o público amante do carnaval, o departamento de comunicação decidiu investir nas redes sociais para dar ainda mais interação para a folia da terra da garoa. Uma das novidades na cobertura do carnaval paulista, desde o ano passado, são as transmissões em tempo real dos ensaios técnicos realizados no Anhembi. O CARNAVALESCO ouviu o diretor de comunicação da Liga SP, Jairo Rozen, para saber um pouco mais sobre essa novidade.

jairo_rozen– A ideia da transmissão surgiu em 2016, um pouco antes do primeiro ensaio técnico para o Carnaval de 2017. Foi no ensaio da Império de Casa Verde. A gente no departamento de comunicação da Liga teve essa ideia, vimos todo mundo transmitido ao vivo, todo mundo fazendo a transmissão. Pensamos em fazer algo legal, mostrar os esquentas, o ensaio técnico para quem não pode ir até o Anhembi, quem está fora de São Paulo, para que todo mundo tenha acesso a essa grande manifestação pré-carnaval. No primeiro ensaio, a gente fez um teste com o celular mesmo, eu utilizei o meu aparelho, peguei um tripé com o celular e aí fiz a transmissão. Pegamos ali a concentração, esquenta, a escola entrando e parei ali no recuo de bateria. A repercussão foi gigantesca, muita gente assistindo simultaneamente, muitas visualizações. Aí a gente conversou com o presidente Serginho e aí decidimos fazer em todos os ensaios. No primeiro ano com o celular no tripé, carregador de bateria e muita boa vontade a gente fez aí a transmissão de 62 ensaios do ano passado, nós não cobrimos apenas um ensaio por problemas técnicos na internet. Mas a gente conseguiu mostrar pra todo mundo o pré-carnaval de São Paulo – disse.

Para que toda essa engrenagem funcione de maneira correta, a parte de comunicação precisa estar completamente sincronizada. Jairo explica como se dá o processo de produção de toda essa transmissão e garante que não esperava tamanha repercussão perante ao público, garantindo que essa resposta positiva foi o sinal verde para que os investimentos na área continuem acontecendo.

– O trabalho da área de comunicação da Liga é bem simples. A gente tem duas pessoas. Nós trabalhamos na comunicação e a partir do meio desse ano se juntou a nós uma uma agência de comunicação digital que é a We Content. Eles que contam com a ajuda de mais uma equipe gigantesca que tem dado um up em nossas redes sociais e estão auxiliando muito na nossa assessoria de imprensa. Estamos modernizando a nossa área de comunicação e estruturando ela cada vez mais, conforme a gente vai percebendo que as respostas para as nossas ações são positivas. Essa é a estrutura, duas pessoas lá na Liga para cuidar do dia a dia e a agência que tem feito aí um trabalho sensacional, modernizando de verdade a nossa comunicação. Os acessos nas transmissões do ano passado foram surpreendentes. Foram mais de três milhões de visualizações dos ensaios. Um número que a gente não esperava. Se eu falasse que a gente esperava metade disso, eu vou estar mentindo. A gente não esperava. Com esse “boom”, a gente resolveu investir e temos uma produtora esse ano que vai fazer a transmissão com quatro câmeras, tem uma grua na Avenida, a internet via satélite para não cair de jeito nenhum e não ter problema. Só estamos começando o trabalho – comentou.

Jairo especificou que o principal foco da Liga são as redes sociais.

jairo_rozen2– É uma das nossas principais estratégias. O mundo está nas redes sociais. É através das redes sociais que a gente atinge as pessoas de fora de São Paulo. A Liga entendeu a necessidade de profissionalizar cada vez mais essa área e de fazer um trabalho realmente grande para levar a grandiosidade do nosso carnaval para o meio digital. Eu cuido também dessa parte de credenciamento de imprensa e cada vez mais a gente tem veículos procurando o carnaval de São Paulo. Conseguimos uma posição bem interessante de destaque no cenário da mídia e a nossa ideia é fazer com que isso cresça cada vez mais – explicou.

Embora a modernização da Liga seja notória no que diz respeito a sua parte comunicativa, Jairo deixa claro que a principal meta da Liga não é se tornar um portal de notícias relacionadas ao carnaval. O diretor acredita que há espaço para todos e ressalta a importância da imprensa especializada.

– O site da Liga passou por uma grande reformulação. Isso faz parte do pacote de administração dos nossos meios digitais, mas a gente não quer ser uma agência de notícias do carnaval. Acho que tem informações que a Liga tem que dar, ela tem que informar e ela tem que fazer isso através dos seus canais oficiais e o nosso site vai servir para isso, a gente vai levar também outro tipo de informação. A ideia é a gente ter uma comunicação institucional muito forte e mostrar a força das nossas agremiações, com isso também fortalecer os meios de comunicação, principalmente, os especializados em carnaval. Hoje é muito fácil criar um canal no YouTube, criar um perfil no Instagram, criar uma fanpage. O difícil é gerar informação com qualidade. O site CARNAVALESCO é um grande exemplo disso. Quando a gente fala de carnaval, o patrocínio às vezes não chega, as verbas são reduzidas, mas o amor a causa é grande e eu admiro demais trabalhos como o do CARNAVALESCO que leva com seriedade o carnaval, toca na ferida quando tem que tocar, que exalta quando tem que exaltar e que faz o carnaval ser assunto 365 dias por ano não só aí nesse período de janeiro e fevereiro. A mídia especializada em carnaval merece todos os aplausos – concluiu.