CD da Série A será duplo para o Carnaval 2013 e com formato mais clássico

A partir da próxima sexta-feira começa a gravação do CD das escolas da Série A, antigo Grupo de Acesso, que é comandada pela Lierj (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro). Novamente, o trabalho está nas mãos do produtor Leonardo Bessa, também intérprete do Salgueiro, e sua equipe. Como são 19 escolas que vão desfilar na sexta e sábado de carnaval, na Marquês de Sapucaí, o CD será duplo. Esse ano, Leonardo Bessa também produziu o CD das escolas de samba de Vitória para o Carnaval 2013. Ele foi gravado em setembro. Além disso, o cantor prepara seu CD solo "Parece um sonho', que chegará as lojas no fim de outubro. Confira o bate-papo com Leonardo Bessa:

CARNAVALESCO: O que muda no processo de produção do CD com 19 escolas?
Leonardo Bessa: Na verdade, como eu já produzia o CD do A e o B não muda muito. Apenas o fato que serão gravados juntos e no mesmo formato.

CARNAVALESCO: Pensa em CD único com 19 faixas ou duplo?
Leonardo Bessa: o CD será duplo. Um com as escolas de sexta e outro com as de sábado na ordem de desfile, o que dará a todos uma noção de como será o desfile em relação aos sambas.

CARNAVALESCO: O CD do Grupo A tem como característica o 'clima da quadra ou da Avenida'. Isso vai continuar? Qual é o segrego para esse clima?
Leonardo Bessa: Bom esse foi um formato que eu sempre acreditei e ano a ano fui aperfeiçoando. começamos em 98 na quadra do Império Serrano e retomamos o formato em 2003 na quadra da União do Parque Curicica. Acredito que no CD do ano passado chegamos bem próximo da perfeição no que eu acredito que seja um CD de qualidade e alegre. o segredo é a entrega de todos em todo o processo e a parceria firmada entre a produção do CD e as escolas. Como eu sempre digo, eu não sou o único responsável pelo sucesso do projeto, tudo acontece bem porque existe confiança, profissionalismo, organização e boa vontade de ambas as partes. São muitas pessoas envolvidas em todo o processo. Tenho muito orgulho de ter realizado por quase 10 anos esse projeto.

CARNAVALESCO: Em 2012, o CD teve faixas de sambas de exaltação. Vai continuar para 2013 ou já pensa em outra coisa? Qual seria?
Leonardo Bessa: Acredito que a sacada dos sambas de exaltação veio a calhar para preencher uma lacuna que teríamos no CD de 2012, que contava com apenas 9 escolas. Uma das novidades para 2013 é o fato do CD ser ouvido já na ordem de desfile. Agora realmente o formato do proximo CD será bem diferente do que vinhamos realizando ao longo destes anos. Resolvemos em comum acordo com a LIERJ que não haveria tempo hábil para se gravar ao vivo as 19 escolas o que poderia comprometer a qualidade do trabalho. Então, optamos por um formato mais clássico em estúdio com a valorização dos sambas, dos arranjos de cordas e coro. Teremos um CD de maior qualidade técnica, sem dúvida.

CARNAVALESCO: E o coro vai continuar com os integrantes das escolas? Como é essa gravação do coro?
Leonardo Bessa: Pois bem, nesse formato que vamos adotar esse ano, o coro ao vivo nao irá se encaixar bem. Vamos optar por coro profissional, mas de pessoas que cantam sambas nas escolas e logo vão dar, além de técnica, emoção e alegria ao CD. Até o ano passado as escolas levavam cerca de 30 pessoas em média para um coro feito de forma menos técnica e mais livre.

CARNAVALESCO: Como vai ser a gravação?
Leonardo Bessa: Nesse formato, nós iremos gravar tudo em dois estúdios: Cia dos Técnicos e Onda Sonora. As bases serão todas gravadas em Copacabana, na Cia dos Técnico, e os complementos no Onda Sonora. Teremos os musicos profissionais e cada escola levará cerca de 5 a 6 ritimistas para somar na base. O CD ganha em qualidade técnica e vamos procurar manter a alegria com que sempre foi feito.

Confira o cronograma de gravação do CD

Dia 05/10 – Tom Estúdio Onda Sonora
15h – Rocinha
16h – União de Jacarepaguá
17h – Tradição

Dia 08/10 – Base Estúdio Cia dos Técnicos
09h – Rocinha
12h – União de Jacarepaguá
18h – Tradição

Dia 13/10 – Tom Estúdio Onda Sonora
12h – Império Serrano

Dia 15/10 – Tom Estúdio Onda Sonora
11h – Tuiuti
12h – Porto da Pedra
13h – Santa Teresa
Voz
15h – Tradição
17h – Rocinha
19h – União de Jacarepaguá

Dia 16/10 – Base Estúdio Cia dos Técnicos
09h – Paraíso do Tuiuti
12h – Santa Teresa
15h – Porto da Pedra
18h – Império Serrano

Dia 19/10 – Voz Estúdio Onda Sonora
11h – Porto da Pedra
14h – Império Serrano
16h – Paraiso do Tuiuti
18h – Santa Teresa

Dia 22/10 – Tom Estúdio Onda Sonora
15h – Sereno de C.Grande
16h – Caprichosos
17h – Cubango
18h – Jacarezinho

Dia 23/10 – Base Estúdio Cia dos Técnicos
09h – Caprichosos
12h – Sereno de C.Grande
15h – Cubango
18h – Jacarezinho

Dia 26/10 – Voz Estúdio Onda Sonora
14h – Sereno de C.Grande
16h – Jacarezinho
18h – Caprichosos
20h – Cubango

Dia 27/10 – Tom Estúdio Onda Sonora
11h – Curicica
12h – Padre Miguel
14h – Estácio
15h – Renascer

Dia 29/10 – Tom Estúdio Onda Sonora
15h – Santa Cruz
16h – Imperio da Tijuca
17h – Viradouro
18h – Alegria da zona sul

Dia 30/10 – Base Estúdio Onda Sonora
09h – Curicica
12h- Padre Miguel
15h – Estácio
18h – Renascer

Dia 31/10- Base Estúdio Cia dos Técnicos
09h – Império da Tijuca
12h- Viradouro
15h – Alegria da Zona Sul
18:h – Santa Cruz

Dia 03/11- Voz Estúdio Onda Sonora
11h- Estácio
13h- Império da Tijuca
15h- Viradouro

Dia 05/11- Voz Estudio Onda Sonora
11h- Santa Cruz
13h- Padre Miguel
15h- Curicica
17h- Alegria da Zona Sul
19h – Renascer


Comente: