Clube Monte Líbano é palco da Feijoada Carioca, que vai virar patrimônio nacional

Um dos pratos mais famosos do Brasil em breve será tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio nacional. Preparado com feijão preto cozido, carnes e partes do porco, como orelhas, rabo e pés, o prato é servido tradicionalmente aos sábados nos restaurantes cariocas. A DRP Eventos solicita o registro de bens culturais de natureza imaterial para o Tombamento da Feijoada Carioca, pois visa transformar uma das refeições mais tradicionais e referência nas quadras de Escolas de Samba do Rio de Janeiro em prato típico da culinária carioca.

Alguns estados brasileiros possuem representações gastronômicas tombadas como bem cultural e imaterial, como a Bahia com seu acarajé, Minas Gerais com o pão de queijo e o Rio de Janeiro? Agora terá sua representante gastronômica: A Feijoada Carioca!!! O Tombamento da Feijoada Carioca irá contribuir para o fortalecimento de oferta de bens culturais da cidade do Rio de Janeiro, Para divulgar este projeto e o carioca apoiar esta ideia a DRP Eventos realizará a Feijoada Carioca neste sábado, no Clube Monte Líbano a partir das 13 horas.

O valor da Feijoada será R$ 150 por pessoa, com tudo liberado, a feijoada, bebida (cerveja, sucos, água, refrigerantes), saladas, sobremesas, café e, ainda Estações da Cachaça, da Caipirinha e Tropical (com sorvetes tipicamente brasileiros). Terá customização das camisetas e trançadeiras. Os shows ficarão por conta da Banda Social Clube, do Bloco Brasil e a Velha Guarda da Bateria da Mangueira, com participação de Tantinho.

A iniciativa é de Rita Pinheiro, profissional do turismo e amante da iguaria. A campanha pelo registro da Feijoada já começou com uma série de eventos e recolhimento de assinaturas. – A minha paixão pela Feijoada nasceu quando eu ainda era criança. Minha avó, Maria Preta, cozinhava para os artistas da Rádio Nacional que se reuniam todo sábado para se deliciar o prato em nossa casa – lembra-se Rita.

A DRP Eventos e a Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro homenagearão as "Mulheres da Mangueira", como Beth Carvalho, Leci Brandão, Alcione, Nãnãnã da Mangueira, Tidinha, Nilcimar (Representante de D. Zica), Chininha (representante de D. Neuma) e Gracyanne Barbosa, atual Rainha da Bateria. A apresentação da Feijoada ficará a cargo de Valéria Marques, da Rádio MPB FM e de André Ricardo, do Rádio Roquete Pinto – 94,1 FM.

SERVIÇO:
FEIJOADA CARIOCA
Local: Clube Monte Líbano
End.: Av. Borges de Medeiros, 701 – Lagoa
Horário: 13 às 19 horas
Classificação: LIVRE
Valor: R$ 150,00
Telefones para mais informações: (21) 31786024, (21) 31746576 e (21) 30381988