Com 18 jurados novos na Série A, Lierj foca trabalho no transporte das alegorias para o Sambódromo

 

 

A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj) realizou o sorteio dos módulos dos jurados para os desfiles da Série A no Carnaval de 2014. Sob responsabilidade da prefeitura do Rio, através do Riotur, foram apresentados os 40 nomes, sendo 18 novos para esse ano. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o presidente Déo Pessoa comentou o resultado final. – Sobre essa questão dos jurados, a Riotur poderia falar um pouco melhor do que a Lierj, pois é ela quem faz esta escolha. Foram 18 mudanças. Algumas por questões pessoais deles, outras porque migraram para o Grupo Especial. Os repetentes, aqui neste caso, são aquele que foram bem. O que precisava melhorar foi mexido na troca dos 18 jurados. É um trabalho novo tanto pra nós quanto pra eles. Alguns tem experiência no Grupo Especial. Julgar o carnaval é difícil, buscamos passar tranquilidade e orientação para eles – disse. Vale lembrar que apenas a escola campeã sobe para o Grupo Especial e as três últimas da Série A vão para o Grupo B, na Intendente Magalhães.

* VEJA AQUI FOTOS DO SORTEIO

Um dos maiores apoiadores da Série A, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, esteve presente e elogiou o trabalho feito em 2013. – Aproveito este momento para parabenizar o presidente Déo Pessoa pelo belíssimo desfile da Série A de 2013. Esperamos que o Carnaval 2014 consiga supeerar o último. Podem contar com o apoio da Liesa no que for necessário. Com Liesa e Lierj juntas o espetáculo na Sapucaí só tende a crescer.

Representante da Riotur, Luiz Gustavo Mostof deu um recado aos julgadores. – Sugerimos a todos os jurados que evitem dar entrevistas a partir do dia de hoje e até o dia da apuração para evitar interpretações mal feitas e desta forma prejudicar a lisura do julgamento e do espetáculo.

Moacyr Barreto, diretor de carnaval da Lierj, revelou para o site CARNAVALESCO que os desfiles vão começar pontualmente às 21 horas. Segundo ele, a prefeitura fará uma entrevista coletiva na terça-feira para informar como será feita a saída das alegorias dos barracões. Ele disse não ser possível afirmar o horário que a transmissão começará na TV Globo. – Eles ainda estão vendo a grade. As escolas que por ventura não tiverem transmissão ao vivo vão ter a exibição do desfile na íntegra depois da última escola de cada dia – disse Moacyr. Segundo o presidente Déo Pessoa, uma confirmação ainda extra-oficial por parte da Globo é que a partir da segunda escola a transmissão deve ser ao vivo.

Regulamento do Carnaval de 2014

O presidente da Lierj explicou mudanças que aconteceram no regulamento de 2014. – Além da questão da proibição dos elementos alegóricos nas comissões de frente, houve alguns ajustes nas questões das pontuações por eventuais infrações das escolas. Acreditamos que as escolas do acesso tem mais dificuldade para desfilar e portanto não poderíamos ser tão severos nas penalizações. Reduzimos para décimos. O Manual do Julgador segue o mesmo padrão do último carnaval – afirmou.

O dirigente explicou que ainda não existe um número ideal de escolas para compor a Série A. – Não temos este número exato ainda. Vamos definir ainda, depois do carnaval. Em 2015 serão 15 escolas. Planejaremos 2016 depois.

Foco na saída das alegorias para o Sambódromo

Déo Pessoa mostrou preocupação com o transporte das alegorias para o Sambódromo, mas frisou que a Lierj está atenta e trabalhando com a prefeitura. – Desde o fim do Carnaval 2013 estamos focados nessa questão. É uma preocupação, mas estamos realizando trabalhos com os órgãos públicos para que haja o mínimo de transtorno possível. Começamos a movimentação na quinta-feira. Não saímos em comboio como as escolas do Especial. Dá mais trabalho e traz mais riscos. Na terça já teremos a movimentação da Em Cima da Hora para a Cidade do Samba, pois ela abre o carnaval na sexta, evitando transtornos na região da Rodoviária em dia de grande movimentação. Na quinta seguem as demais para o Sambódromo.

Ele também abordou o caso dos barracões e a possibilidade das agremiações ficarem sem um espaço. – Tivemos reuniões e nos foi garantido que nenhuma escola vai ficar desalojada. A única preocupação é com a Inocentes de Belford Roxo, que não poderá retornar para a Cidade do Samba, pois as escolas do Grupo Especial estarão movimentando as suas alegorias para o Sambódromo. Estamos planejando alocá-la em seu antigo barracão, junto com a Renascer.

No fim da entrevista, Déo Pessoa fez um balanço da venda de ingressos e do CD com os sambas de 2014. – As frisas estão praticamente esgotadas. Vamos atingir um público satisfatório. Sempre pedindo para divulgar que os valores dos ingressos são populares, com o mais caro a R$ 20,00. O setor 9 já se esgotou. O CD teve uma venda muito satisfatória, algo em torno de 30 mil cópias.

Confira abaixo os módulos dos jurados da Série A

Enredo:

Módulo 1: Flávio Freire Xavier (já julgou Especial – NOVO)

Módulo 2: José Antonio Rodrigues

Módulo 3: Marcelo Rodrigues Figueira

Módulo 4: Valmir Aleixo Ferreira (NOVO)

Conjunto:

Módulo 1: Marina Vianna (NOVO)

Módulo 2: Wilson Martinez (já julgou Especial – NOVO)

Módulo 3: Malu Cotrim

Módulo 4: Luiz Strauss

Alegorias e Adereços

Módulo 1: Levi Cintra

Módulo 2: Liana Brazil

Módulo 3: Madson Oliveira (NOVO)

Módulo 4: José Maurício Tavares

Comissão de Frente

Módulo 1: Rafaela Riveiro Ribeiro (já julgou Especial)

Módulo 2: Toni Rodrigues

Módulo 3: Zé Helou

Módulo 4: Pedro Augusto de Souza Pires

Samba-Enredo

Módulo 1: André Gimenes (NOVO)

Módulo 2: Celso Eduardo C. Chagas (NOVO)

Módulo 3: Lilia Gutman Paranhos

Módulo 4: Marcelo Rodrigues (Já julgou Especial – NOVO)

Harmonia

Módulo 1: Ruy de Oliveira (NOVO)

Módulo 2: Humberto Fajardo N. da Silva

Módulo 3: Jardel Maia (não compareceu ao sorteio)

Módulo 4: Edvan Moraes (NOVO)

Evolução

Módulo 1: Ana Ferreira (NOVO)

Módulo 2: Katia Verônica Andrade

Módulo 3: José Cristino Vieira dos Reis

Módulo 4: Paulo Melgaço (já julgou Especial)

Bateria

Módulo 1: David Bispo

Módulo 2: Luís Carlos "Meu Bom"

Módulo 3: Fabiano Rocha

Módulo 4: Nelson Nunes Pestana (NOVO)

Fantasias

Módulo 1: Patrícia Carneiro (NOVO)

Módulo 2: Fernanda Guedes (NOVO)

Módulo 3: Regina Oliva (já julgou Especial)

Módulo 4: Irene Orazen (já julgou Especial)

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Módulo 1: Vera Aragão (já julgou Especial)

Módulo 2: Núbia Barbosa (NOVO)

Módulo 3: Paula Maracajá (NOVO)

Módulo 4: Mônica Barbosa (NOVO)

Comente: