Componentes da Vila invadem o Botequim do CARNAVALESCO para homenagear Igor Sorriso

Foi com garra e os sambas históricos da escola de Noel na ponta da língua que os segmentos da Vila Isabel abraçaram o intérprete Igor Sorriso, homenageado da segunda edição do Botequim do CARNAVALESCO, na noite desta quinta-feira, no Bar Boemios, Zona Portuária do Rio de Janeiro. Representantes da comunidade do bairro de Vila Isabel marcaram presença, chegando em um ônibus ao Botequim e pintando de azul e branco as proximidades da Pedra do Sal. Sambas históricos deram o tom à festa, com a roda de samba do grupo A Febre do Samba, além de uma homenagem ao intéprete Luizito, falecido no último domingo. A noite foi marcada pela força da comunidade da Vila e pela felicidade do seu componente com a chegada de Igor Sorriso, novo intérprete da escola. Na próxima quinta-feira, dia 17 de setembro, os homenageados serão os intérpretes Leonardo Bessa, Serginho do Porto e a presidente do Salgueiro, Regina Celi. O Botequim do CARNAVALESCO começa às 19h. 

Ouça como foi a transmissão completa do Botequim do CARNAVALESCO com Igor Sorriso e a Vila Isabel

Contratado pela Vila Isabel após o Carnaval de 2015, Igor Sorriso deixou a escola onde se consagrou, a São Clemente, para dar o tom aos sambas da escola do bairro onde reside. Segundo ele, a homenagem concedida pelo site CARNAVALESCO através do Botequim serve como um incentivo para que ele, como representante do samba, continue batalhando em sua jornada: – Desde criança, fui incentivados pelos mais velhos, pelos familiares e amigos e sempre aprendi a gostar de samba e a curtir samba. Hoje, tendo uma certa responsabilidade dentro do segmento samba, um ritmo muito forte e brasileiro, fico muito feliz em poder representar o samba, interpretá-lo na Sapucaí e poder estar recebendo uma homenagem de um dos veículos de imprensa mais importante que divulgam nossa arte me deixa muito feliz. Isso é um incentivo para continuar batalhando, porque nada é fácil. Tem muita coisa que as pessoas nem imaginam que a gente faça, muitos empecilhos e a gente tem que continuar lutando – afirma Igor.

* VEJA FOTOS DO BOTEQUIM COM IGOR SORRISO E A VILA ISABEL

Sobre a chegada à Vila e o momento que a escola atravessa, Igor é categórico ao afirmar que está contente com a escolha e que é a força da Azul e Branco que o movem para trabalhar na escola. Ele elogia o presidente Luciano Ferreira, que também esteve presente no Botequim do CARNAVALESCO, e conta que seu trabalho como cantor oficial da agremiação não se resume à gestão atual: – Costumo dizer que tudo tem seu momento de acontecer. Se hoje sou intérprete oficial da Vila, é porque isso tinha que acontecer e era o momento. Em nenhum momento, me bateu qualquer arrependimento. Não estou na Vila Isabel porque a quadra da escola está aberta ou fechada. Estou porque conheço a força da escola. Tenho parentes que desfilam na escola e eu sei a força da escola, sei da competência que ela tem quando desfila. Eu já me emocionei assistindo muitos desfiles. Hoje, podendo ser porta-voz da comunidade, é de uma importância muito grande pra mim. Em nenhum momento me arrependi disso, independente do cenário político da escola. Eu sempre brinco com o presidente Luciano, que é alguém que eu admiro muito pela força e pela reviravolta que ele trouxe pra escola, eu digo que não estou aqui porque ele é presidente, mas sim porque a escola é a Vila Isabel. Se o Luciano não for mais presidente da Vila, não vou deixar de ter carinho e de cantar pela escola. Estou na Vila porque ela é a Vila, simplesmente – define o intérprete.

* Vídeos: homenagem para Igor Sorriso e a Vila Isabel no Botequim do CARNAVALESCO

Para tornar a noite ainda mais especial, Igor deu um verdadeiro show cantando sambas que marcaram a história da Vila, como Kizomba, Renascer das Cinzas, Angola, Festa no Arraiá e também o hino da escola para 2015. Além disso, ele cantou o samba da São Clemente sobre a vida do carnavalesco Fernando Pamplona, em homenagem ao amigo clementiano Eugênio Leal, da Rádio Tupi, que marcou presença no Botequim do CARNAVALESCO para prestigiar Igor.

Homenagem a Luizito emociona os presentes

O intérprete da Mangueira, Luizito, que faleceu na manhã do último domingo vítima de um infarto, foi homenageado na roda de samba do Botequim do CARNAVALESCO. O editor-chefe do site, Alberto João, e o colunista Luis Carlos Magalhães falaram aos presentes sobre a carreira do intérprete. Para Luis, seria bom que Luizito tivesse 'pelo menos mais um ano para cantar o carnaval bonito que a Mangueira está preparando'. A roda de samba acompanhou a homenagem cantando o samba-enredo da Mangueira para 2009, que foi intepretado originalmente pelo cantor. 

* VÍDEO: VEJA AQUI COMO FOI A HOMENAGEM PARA O LUIZITO

Luciano Ferreira: 'Enquanto eu for presidente, quero contar com o Igor'

O presidente da Vila, Luciano Ferreira, parabenizou Igor Sorriso pela homenagem e declarou ao site CARNAVALESCO que pretende manter o intérprete como voz oficial da agremiação enquanto durar sua gestão. Segundo ele, a identificação entre o cantor e a comunidade é grande e o carisma de Igor é um fator diferenciado para a escola: – O encontro entre sambistas sempre é maravilhoso. Seja na rua, numa escola de samba ou num bar. Acho que essa iniciativa do CARNAVALESCO proporciona uma coisa muito boa que é os segmentos da escola, a Velha Guarda, as baianas, a harmonia se reúnirem. Parabéns ao site pela iniciativa. O Igor é maravilhoso, não quero perdê-lo nunca mais. Enquanto eu for presidente da Vila Isabel, eu quero contar com o Igor no nosso time. Ele se identificou e a comunidade gostou muito. Ele canta bem, é carismático e eu ainda não vi defeito no Igor. Estamos super feliz com ele e ele é muito merecedor dessa homenagem hoje.

Após passar um período de pouco mais de um mês com a quadra interditada por questões jurídicas, a Vila apostará na união como palavra chave para construir o Carnaval 2016. Luciano conta que os preparativos para o desfile estão dentro do cronograma estipulado e nega qualquer possibilidade de crise na agremiação: – Quem esteve na quadra da Vila após a reabertura, viu a alegria do componente. A Estácio e a Portela participaram do nosso grito de carnaval para começarmos com o pé direito. O componente da Vila Isabel está cantando os sambas e se divertindo, é disso que a escola precisa: de união. Falo em todas as nossas reuniões que a união fará a força e a diferença em nosso carnaval. Não existe crise na Vila Isabel: nossa quadra foi reaberta, já temos carros na madeira e fantasias sendo confeccionadas. O que passou já foi, hoje estamos numa nova era na Vila Isabel.

Além das contratações de Igor Sorriso e do mestre-sala Phelipe Lemos, Luciano também celebrou a contratação do carnavalesco Alex de Souza para desenvolver o enredo com enfoque cultural nas realizações do político pernambucano Miguel Arraes. Segundo Luciano, a sinopse da escola trouxe uma nova visão sobre o enredo e o projeto de carnaval de Alex tem emocionado a direção da escola: – O projeto de carnaval do Alex de Souza é maravilhoso. Antes da sinopse, as pessoas achavam que o enredo seria sobre política. Após a divulgação, as pessoas viram que o nosso carnaval será cultural. Cada dia que o Alex nos mostra projetos de carros, isso é motivo de choro. O projeto dele está maravilhoso. Tenho certeza que na segunda-feira de carnaval vamos mostrar uma Vila Isabel forte, aguerrida e muito unida.

Evandro Bocão, membro da direção da Vila Isabel, exaltou a contratação de Igor Sorriso e a humildade do cantor. Ele conta que os componentes da agremiação encontram o intérprete pelas ruas do bairro e interagem diretamente com ele e sua família e isso faz, segundo Bocão, toda a diferença para o elo entre a comunidade e a voz oficial da escola: – O Igor tem uma vantagem: já morava em Vila Isabel, já era conhecida e ia aos ensaios da Vila as quartas. Chegou com uma humildade única e conquistou os componentes por isso. Os integrantes da escola encontram o Igor pelo bairro e o abraçam, conhecem a família dele, a esposa e o filho. Acho que foi ele conquistou a agremiação e foi uma contratação muito feliz que a Vila Isabel fez. 

Para o diretor geral de harmonia da Vila, Décio Bastos, a contratação de Igor Sorriso já se provou acertada: – Essa é a confirmação de que estamos no caminho certo. Vínhamos namorando o Igor há muito tempo. Após a saída do Tinga, que era a cara da Vila Isabel, o Igor assume com competência esse papel. A identificação que ele já demonstrou em menos de um ano é muito grande. Ele tem alegria e prazer em cantar e é um grande intérprete. Pra nós da Vila, além de ser grande profissional, é necessário ter emoção e paixão. Nós ficamos muito contentes com essa homenagem, qualifica a gente para um casamento perfeito através do Igor e dos componentes da escola – afirmou Décio.

Phelipe e Dandara, o casal da Vila, caem no samba e comemoram atual momento

Também contratado após o último carnaval, o mestre-sala Phelipe Lemos comemorou a presença no Botequim do CARNAVALESCO e elogiou a iniciativa, destacando a proposta de resgatar o carnaval em seus tempos antigos, através da roda de samba nas proximidades da Pedra do Sal. Ele contou que sente saudades do carnaval de antigamente e afirmou o Botequim como grande oportunidade para reviver momentos marcantes: – Esse evento é de uma importância imensa, porque resgata a essência do samba antigo e do carnaval que era antigamente. Há uma música que canta 'mudaram toda sua estrutura, te impuseram outra cultura e você não percebeu'. Estão fazendo isso com o carnaval e ele está percebendo isso e tentando adaptar essa nova cultura dentro do que já é existente. O Botequim do CARNAVALESCO relembra os anos gloriosos não só da Vila, como também das outras escolas, buscando resgatar a essência do antigo carnaval. Um carnaval que era mais amor. Pra mim, que sou novo e tenho 26 anos, peguei pouco do carnaval antigo, mas via pela televisão e sinto saudade. Quem gosta de samba de verdade, tem que vir prestigiar esse evento.

O retorno à Vila Isabel, onde já havia dançado em outra ocasião, tem sido maravilhoso, conforme conta Phelipe. Ele afirmou que o desfile que a escola para 2016 superará as expectativas e surpreenderá aqueles que acreditam que a escola vai lutar apenas para se manter no Grupo Especial: – A Vila Isabel é uma escola maravilhosa. Estou sendo abraçado como me abraçaram em 2009 e 2010, quando dancei lá. Meu retorno está sendo maravilhoso. Agora com a quadra aberta, estamos trabalhando ainda mais intensamente. Quem acha que a Vila está caída e que vai brigar pra não ser rebaixada, deve aguardar o desfile da escola porque vai se surpreender muito.

Dandara Ventapane, porta-bandeira da agremiação, também elogiou a edição do Botequim do CARNAVALESCO em homenagem a Igor Sorriso e a Vila Isabel. Ela revelou que o momento da chegada do intérprete à Vila é de resgate de sambas antigos e elogiou a roda de samba do evento: – Achei ótima a homenagem, por conta do clima família que nós curtimos aqui no Botequim do CARNAVALESCO. A chegada do Igor é um momento muito bom pra escola, ele vem resgatando o hábito de cantar os sambas da escola e isso é muito positivo. A homenagem a ele foi linda. Acho que o grupo A Febre do Samba trouxe um clima muito bom de samba-enredo com um tempo para cantarmos e curtirmos, isso deixou a noite bem mais gostosa.

Mestre Wallan na percussão com time do espetáculo A Febre do Samba

O mestre da Swingueira de Noel, Wallan, juntou-se aos músicos do grupo A Febre do Samba, que comandam a roda de samba do Botequim do CARNAVALESCO. Ele elogiou a criação do Botequim e defendeu que o carnaval ganhe mais eventos como esse. Além disso, Wallan destacou a amizade com o homenageado da noite e contou que é vizinho de Igor e o encontra frequentemente pelo bairro da escola: – Toco com a galera da Febre do Samba há algum tempo e já estive com eles em alguns eventos. Acho que é um evento que tem que se repetir e não tem que parar nunca. O carnaval precisa transpor a quarta-feira de cinzas. Acho que a população precisa conhecer eventos como esse em outros lugares e que isso se torne muito popular. Acho que as pessoas vão abraçar o Botequim. A recepção do Igor na escola é muito bacana, é um cara humilde e que foi abraçado pela escola. Já o conhecia, ele é meu vizinho, frequentamos a mesma padaria, eu passeio com meu cachorro e com o dele. Na parte musical, estamos buscando um grande entrosamento entre a bateria e o canto dele, estudando bastante e trabalhando para que isso se reflita na Avenida.

Jogo do Flamengo x Cruzeiro fez parte da festa

A homenagem para Igor Sorriso e a Vila Isabel foi acompanhada pelo jogo entre o Flamengo e o Cruzeiro, pelo Brasileirão. Os presentes puderam assistir ao jogo nas televisões do Bar Boemios e vibrar com os lances e gols dos times em campo. O hino do Flamengo chegou a ser cantado pela roda de samba, provando que o Botequim do CARNAVALESCO é, de fato, uma atração voltada para o entretenimento do público carioca, amante do samba, do carnaval e do futebol.