Comunidade da Estácio de Sá ensaia com canto firme e bateria afiada

A Estácio de Sá segue ensaiando forte para o Carnaval de 2016. De volta ao Grupo Especial, a escola do morro do São Carlos confia na força dos seus componentes para abrir os desfiles no domingo de carnaval. Sob o comando de Marcão, diretor de carnaval, a Estácio se prepara para sair da quadra e ensaiar na rua. Marcão acredita que a rua seja o verdadeiro termômetro de como está o andamento da escola.

* VÍDEO: CANTA DA COMUNIDADE DA ESTÁCIO PARA 2016

– Desde semana passada nós estamos querendo ir para a rua, mas o tempo não está ajudando. Ficamos naquela dúvida, vamos ou não vamos? Como ainda agora deu uns chuviscos, resolvemos ficar na quadra mesmo. Nossa quadra é comprida, então, dá para se movimentar um pouco – disse Marcão, emendando. – Mesmo assim, nosso ensaio foi maravilhoso. Os componentes estão muito animados. Estou gostando da evolução nos ensaios.

* VÍDEO: BATERIA DA ESTÁCIO PARA 2016

Muito satisfeito com o desempenho da sua bateria, Mestre Chuvisco também disse que mesmo com o reconhecimento do trabalho feito, não é momento de relaxar. – A Estácio sempre teve uma bateria boa. Já estamos na frente da bateria há muito tempo. Ano passado fizemos um bom trabalho no acesso. Estamos de volta ao Grupo Especial. Mas é o que eu falo para o meu pessoal, nós temos que nos dedicar mais ainda, porque o nível é muito maior, mesmo nós já sabendo que possuímos uma bateria boa, nós temos que treinar, ensaiar muito mais do que a gente já ensaiava, para chegar no desfile em excelente nível técnico – revela Chuvisco.

* VÍDEO: PASSISTAS DA ESTÁCIO

Mestre Chuvisco enumerou algumas diferenças do ensaio na Marquês de Sapucaí para os de quadra. Segundo Chuvisco, os erros são mais fáceis de serem sanados ainda nos ensaios da Marquês. 

– Na Sapucaí já dá para sentir melhor a bateria. É uma preliminar. O ensaio técnico funciona bastante para a gente também tirar dúvidas de repente de um andamento ou uma convenção ou outra. Lá nós vemos se o que nós estamos ensaiando está dando certo ou não. Na quadra isso não dá para medir. É mais fácil ver os erros no ensaio na Sapucaí.

Em 2016, a Estácio de Sá abrirá os desfiles do Grupo Especial no domingo de Carnaval com o enredo “Salve Jorge! O Guerreiro na Fé”, de autoria do carnavalesco Chico Spinosa e que está sendo desenvolvido pelo próprio Chico, além de Tarcisío Zanon e Amauri Santos, campões pela agremiação em 2015.