Confira quem ganhou a vaga no curso de Formação de Julgadores na Facha

Após um mês inteiro no ar, o internauta que no Facebook está identificado como Pedro Ayres Na foi o ganhador da vaga no curso de Formação de Julgadores na Facha. A equipe do CARNAVALESCO vai entrar em contato com ele. O curso acontece de 12 de novembro a 17 de dezembro, acontecerão em dois horários, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30. Vale lembrar que para ganhar o certificado será preciso comparecer ao número de aulas estipulado pela Facha. Além disso, o ganhador terá que pagar todas despesas de transporte até o local do curso.

O vencedor respondeu a seguinte pergunta: O que você mudaria no julgamento do carnaval?

Resposta do Pedro Ayres Na: Tornaria o julgamento mais profissional e menos subjetivo. Minha idéia seria aproximar mais os critérios com os da Ginástica Artística, com cada escola partindo de notas conforme o grau de dificuldade do que será apresentado, de forma a valorizar a técnica, a ousadia e o risco. Ou seja, apresentações sem risco incorreriam em notas de partida mais baixas, quesito a quesito. Não acho justo todas as agremiações partirem da mesma nota, enquanto algumas se arriscam mais e outras fazem só o “feijão com arroz”. Para merecer a vitória será preciso destacar-se das demais.

Como será o curso da Facha:

Com o objetivo de capacitar profissionais para a cadeia produtiva da economia do carnaval foi criado o curso de “Formação de Julgadores de Desfile de Escola de Samba”. Coordenado pelos professores e jornalistas Bruno Filippo e Vicente Dattoli, o curso será aos sábados, nos meses de novembro e dezembro, contando com a presença de especialistas em cada quesito. Ao término haverá uma avaliação e os alunos que tiverem melhor desempenho poderão fazer parte do corpo de julgadores da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lesga).
 
– Estamos retomando uma iniciativa que foi do Dr. Hiram Araújo, precursor neste tipo de atividade. Para este curso, conversamos com o presidente da Lesga, Reginaldo Gomes, que gostou da possibilidade de aproveitamento dos melhores alunos. Entregaremos a ele uma relação dos alunos mais bem avaliados; caberá a ele, dentro dos critérios da entidade, escolhê-los. Além de passarem pelo crivo da avaliação, os alunos não poderão ter ligação com as escolas do Grupo de Acesso – diz Bruno Filippo, que ressalta que haverá um banco de dados com nome de todos os alunos, uma vez que o Instituto do Carnaval é chamado para formar corpo de julgadores de desfiles em diversas cidades de todo o país.
 
– Depois de experiências pioneiras nos anos 90 não houve continuidade na preparação acadêmica dos julgadores. Este curso deseja mostrar aos amantes do carnaval que entender um quesito e toda a complexidade de sua avaliação é importante para todos os que pretendem ter um olhar mais aprofundado sobre as escolas de samba – avalia Vicente Dattoli.
 
As inscrições podem ser feitas pelo site www.facha.edu.br/extensao. As aulas, de 12 de novembro a 17 de dezembro, acontecerão em dois horários, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30, na Facha de Botafogo. Todos os alunos receberão certificados ao fim do curso
 
Abaixo, veja a relação de professores:
Comissão de frente: Ângela Salles – Coreógrafa, pesquisadora e comentarista de carnaval.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Rita Freitas – Ex-porta-bandeira de escolas do Grupo Especial, professora.
Evolução/Harmonia: Rômulo Ramos – Diretor de Harmonia de diversas escolas de samba do Rio de Janeiro, pesquisador, comentarista de carnaval.
Enredo: Luiz Fernando Reis – Carnavalesco, professor, pesquisador e comentarista de carnaval.
Fantasia/Alegorias e Adereços: Paulo Coutinho – Cenógrafo, figurinista, pesquisador e comentarista de carnaval.
Bateria: Nélson Pestana – Músico, percussionista, coordenador técnico do Instituto do Carnaval.
Samba-enredo: Luiz Antônio Simas – Escritor, pesquisador, músico e pesquisador de carnaval. Co-autor do livro “Samba de enredo: história e arte”; e
Lilia Gutman –  Professora, mestre em literatura, gestora e pesquisadora de carnaval, tem atuações como julgadora do quesito samba-enredo.
Conjunto – Vicente Datolli/Bruno Filippo/Rômulo Ramos