Copa do Samba é a nova atração na Rádio Tupi

O Carnaval 2012 vai se aproximando e os amantes da maior manifestação cultural do Planeta ganharão mais uma opção de entretenimento nas noites de sábado. A ‘Copa do Samba’, competição entre as 13 agremiações do Grupo Especial, terá o seu pontapé inicial a partir das 19h deste sábado, dentro do programa ‘Show de Bola’ da Radio Tupi. Idealizado e comandado por Eugênio Leal, a atração premiará com um troféu a escola campeã durante festa de entrega do Prêmio Tupi Carnaval Total, que acontecerá após o Carnaval 2012 e consagrará os melhores do próximo carnaval segundo avaliação do júri da Radio Tupi.
 
O colunista do site CARNAVALESCO explicou o intuito da ‘Copa do Samba’.
 
– A ideia é fazer uma grande confraternização entre as escolas de samba. Independente do resultado, as pessoas vem aqui, brincam, confraternizam e saem muito felizes, ansiosas pela próxima fase da competição. O jogo consiste em alguns tipos de perguntas que precisam ser respondidas corretamente pelos integrantes das agremiações. Tem perguntas diretas, múltipla escolha, palavras cruzadas e o ponto alto, quando damos quatro versos de determinado samba da escola e as pessoas precisam cantar essa parte com a melodia correta. Tem gente que inventa, canta errado, é muito divertido. É a segunda maior competição entre escolas de samba. A primeira, é o próprio carnaval(risos) – explicou Eugênio.
 
No ano passado, uma gincana em moldes parecidos já havia sido organizada no próprio programa ‘Show de Bola’, mas Eugênio explica a diferença.
 
– No ano passado não havia fases de disputa. As escolas vinham aqui e participavam apenas uma vez. Agora não, tem a primeira fase, semifinal e final, que acontecerá no dia 11 de fevereiro, uma semana antes do carnaval. Acho importante premiarmos as escolas com o troféu. Além de ser uma homenagem, é a forma que temos de exaltar quem valoriza e preserva a sua própria história, já que as perguntas tem como conteúdo a própria história da agremiação em questão.
 
Outro ponto de destaque é a presença dos ritmistas de cada escola de samba, que se apresentarão ao lado dos intérpretes oficiais e integrantes do carro de som das agremiações. O primeiro confronto da ‘Copa do Samba’ reunirá São Clemente, Renascer de Jacarepaguá e Imperatriz Leopoldinense, que brigarão pela primeira vaga na semifinal. Vale a pena conferir, é das 19h às 22h, na Radio Tupi.