Corte do carnaval e Portela promovem campanha para a doação de sangue no período da folia

Por Matheus Emanuel

doacao1O Hemorio lançou nesta quinta-feira a campanha Vista a Fantasia da Solidariedade pelo 15º ano consecutivo. A iniciativa busca atrair doadores de sangue no período pré-carnavalesco e nos dias de festa. Com o slogan “Samba no Pé, Doação no Sangue”. A ação contou com a presença de diversas personalidades do mundo do carnaval, a corte oficial esteve junta da rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, e da Tabajara do Samba. Funcionários e doadores aproveitaram para sambar ao som de obras históricas da escola mais vencedora da história do carnaval. O site CARNAVALESCO ouviu o Rei Momo que explicou a importância da doação e também aproveitou para alertar que os doadores também poderão receber a vacina da febre amarela.

doacao2– Esse é o meu sexto ano como Rei Momo e todos os anos em que eu fui coroado, participei ativamente dessa doação, é muito importante que esse banco de sangue esteja sempre com um estoque grande, pois muitas vezes falta estoque e as pessoas acabam ficando na fila de espera. Essa inovação da campanha que juntou a doação com a vacina da febre amarela vai aumentar o estoque, pois é mais um benefício para a população vir doar, todo mundo que for doar também recebe a vacina do combate à febre amarela – disse.

Reinando à frente da Tabajara do Samba, Bianca Monteiro também participou do evento. Ela, que é a madrinha do projeto, fez um convite a todos, para que ajudem ao próximo, pois toda boa ação sempre é bem-vinda.

– Estou no segundo ano consecutivo como madrinha da campanha fantasia da solidariedade. É muito importante juntar o carnaval com uma boa ação. Venho aprendendo cada dia mais e poder transmitir isso tanto para Portela, quanto para as outras agremiações é muito importante. Me sinto privilegiada de ser a garota propaganda, com certeza honrada, porque a gente está falando de vidas e eu acho que se cada um fizer um pouquinho, fizer sua boa ação para salvar outras vidas, tudo melhora. Hoje estamos bem, graças à Deus, mas amanhã poderemos precisar desse sangue – comentou.

doacao3A chefe do setor de promoção à doação de sangue do Hemorio, Neusimar Carvalho, deu mais detalhes sobre a campanha, explicando a importância da doação nesse período da folia, onde a demanda por sangue aumenta consideravelmente em razão de alguns fatores.

– A campanha é sempre bem-vinda, tem o grupo do carnaval participando, isso é uma homenagem que a gente faz aos doadores, quando as pessoas estão voltadas para o carnaval. É uma forma de chamar também a atenção que a gente precisa de sangue nesse período do carnaval. Em contrapartida, os pacientes só ganham com isso, a pessoa que tiver entre 16 a 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e estiver bem de saúde, traga o documento original de identidade e venha doar. O Hemorio funciona das 7h às 18h de domingo a domingo. A campanha é sempre fundamental, porque as pessoas ficam muito voltadas pro carnaval e acabam esquecendo que nessa época, a demanda aumenta, os acidentes acontecem – concluiu.