Desfile do Grupo A passa a ter duração máxima de 60 minutos

Em reunião plenária realizada na noite desta segunda, a Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lesga) definiu que o desfile do Grupo de Acesso A, no sábado de carnaval, na Sapucaí, passou para duração máxima de 60 minutos. Antes, as escolas tinham até 58 minutos. O mínimo será de 52 minutos. Em 2012, nove agremiações vão desfilar. No Grupo de Acesso B, que faz seu desfile na terça-feira de carnaval, o tempo máximo será de 55 minutos e o mínimo de 40 minutos.

A plenária tinha como objetivo definir o regulamento do carnaval 2012, uma vez que, no final de agosto, os presidentes já tinham em mãos este documento para análise. Com quase todos os representantes no local, o presidente da Lesga, Reginaldo Gomes, iniciou a  reunião dos grupos A e B em conjunto. A cada mudança, foi dado o direito de manifestação aos presidentes para tirar qualquer dúvida ou sugerir outra alteração.

Os presidentes aceitaram as propostas, discordando apenas no que diz respeito à multa(confira as  alterações abaixo). O presidente da Sereno de Campo Grande, Nelson Rodrigues Chaves, sugeriu um valor menor para as escolas do grupo B em relação ao do grupo A. A proposta foi aceita e essa quantia foi reduzida.

No final os presidentes das agremiações assinaram, concordando com o regulamento. A partir desse momento, a LESGA já vai reunir todos os documentos necessários para entregá-lo à Prefeitura.  

Outros pontos decididos para o julgamento de 2012 do Grupo A:

– Notas vão ser dadas de 8 a 10, podendo ser fracionadas;

– Serão quatro cabines de julgamento;

– A menor nota será descartada;

– Duas escolas serão rebaixadas para o grupo B e uma escola sobe para o grupo especial;

– As obrigatoriedades serão convertidas em penalização de 0,5 (meio ponto) – menos para o número de baianas, que quando estiver abaixo do número mínimo perderá 0,1 ponto (um décimo) por baiana a menos. Mínimo de 40 baianas;

– As escolas serão multadas no valor de 20 salários mínimos em tudo que infrigirem que não forem obrigatoriedades;

– Acoplagem de carros só poderá ser feita em uma única alegoria. Alegoria para a comissão de frente não contará como carro;

– O primeiro e segundo minuto além de desfile será penalizado em 0,1(um décimo). A partir do terceiro minuto será descontado 0,5 (meio ponto). Ex: 61 min – 0,1 ponto (um décimo)   /  62 min – 0,2 pontos   / 63 min – 0,7 pontos e assim sucessivamente. 

Outros pontos decididos para o julgamento de 2012 do Grupo B:

– Notas vão ser dadas de 8 a 10, podendo ser fracionadas;

– Vão ser quatro cabines de julgamento;

– A menor nota será descartada;

– Três escolas serão rebaixadas e uma sobe para o Acesso A;

–  As escolas serão multadas no valor de 10 salários mínimos em tudo que infrigirem e não forem obrigatoriedades;

– Poderá ter até cinco tripés.

– Mínimo de 30 baianas;

– Mestre-sala e porta-bandeira não poderão ser de outro grupo;

– As escolas não podem reaproveitar esculturas do mesmo ano das escolas do Acesso A ou do Especial em seus desfiles