Dia das Mães do Samba no Centro Cultural Cartola

O Dia das Mães é o segundo domingo de maio. Mas, levando em consideração que o dia delas é todo dia, na segunda-feira, dia 12, o Centro Cultural Cartola lança o Dia das Mães do Samba, evento que a partir de agora será anual, sempre um dia após o domingo das Mães. 

Serão homenageadas mulheres atuantes e que são referência para a história e as novas gerações do samba. As homenageadas são: Tia Surica (pastora da Velha Guarda da Portela), Tia Nilda (presidente da ala das baianas da Mocidade Independente de Padre Miguel há 37 anos), Selminha Sorriso (porta bandeira da Beija Flor de Nilópolis e criadora do projeto "Sonho do Beija-Flor", destinado a formação de novos talentos para o Carnaval), Vilma Nascimento (conhecida como "Cisne da Passarela", lendária porta bandeira da Portela) e Nilce Fran (passista que coordena projeto para crianças e adolescentes há mais de 10 anos). 

Às 17h, elas receberão da diretora de projetos do Centro Cultural Cartola, Nilcemar Nogueira, um troféu pelo Dia das Mães do Samba. Em seguida, acontece a já tradicional roda de samba no Centro Cultural cartola.

Museu do Samba na Semana de Museus (Ibram/MinC) – Já na terça-feira, dia 13, a partir de 15h , teremos a exibição do filme "Damas do Samba", com um debate com a porta bandeira Lucinha Nobre, a carnavalesca do Salgueiro Marcia Lage, e a cineasta Susanna Lira. Narrado e, por muitas vezes, cantarolado por mulheres que fizeram e fazem do samba um modo de vida, o filme é um passeio poético pela história das grandes damas que ajudaram a criar e a manter esse gênero musical genuinamente brasileiro. O evento faz parte da programação da Semana de Museus (Ibram/Minc). Para assistir será necessária inscrição prévia via cartola@cartola.org.br ou pelo telefone.

SERVIÇO
Centro Cultural Cartola
Dia das Mães do Samba
Programação:
Segunda-feira, dia 12 de maio – 17h, premiação Mães do Samba
Terça-feira, dia 13 de maio – 15h, exibição do filme Damas do Samba
Endereço: Rua Visconde de Niterói , 1296 – Mangueira
Tel.: (21) 3234-5777