Dirigentes do carnaval celebram 10 anos do CARNAVALESCO e falam em marco

portela-festa_carnaval201717

Na primeira década de vida do veículo referência na cobertura de carnaval, a reportagem do CARNAVALESCO conversou com aqueles que possuem o poder de decisão da folia. Os dirigentes do carnaval por vezes são confrontados com o jornalismo praticado pelo site, mas reconhecem a importância de uma mídia especializada que realiza uma cobertura full time durante os 365 dias do ano. O caso mais marcante de um membro da equipe do site atende pelo nome de Luis Carlos Magalhães. O presidente da Portela iniciou sua trajetória como pensador da folia pelas crônicas que escreveu em nosso site. Integrante da diretoria da Portela precisou se afastar em 2013 com a nova gestão que assumira a escola. Convidado por Marcos Falcon para compor a chapa em 2016 assumiu a presidência depois do assassinato de Falcon. Luis Carlos cita a importância do CARNAVALESCO comparando com a veiculação de notícias em um passado não muito distante.

– A importância é percebida pelos mais antigos. Para se saber quais eram por exemplo os sambas finalistas de uma escola era só indo na quadra. Já cansei de ficar até de manhã para saber os resultados. Hoje você pode ter acesso completo ao carnaval através do site CARNAVALESCO. E isso o ano inteiro. O acesso é muito facilitado. Qualquer pessoa pode participar do carnaval. Há alguns anos você imaginar notícias sobre carnaval antes de novembro era algo utópico. A imprensa “oficial” nunca cobriu fora do período tradicional, fora um ou outro. A tribo do carnaval tem todo acesso à informação através do CARNAVALESCO. Falta ainda muito reconhecimento pela importância que possui a imprensa carnavalesca. É uma cobertura ainda muito difícil – afirma.

A Lierj é uma entidade parceira do CARNAVALESCO. O veículo é o único a ter acesso ao estúdio de gravações do CD oficial da entidade e desde 2017 promove a festa popular de lançamento do disco ao público. O presidente da instituição, Déo Pessoa, também celebra a primeira década do veículo.

– Desejo que o site possa comemorar este momento assim como as escolas de samba celebram cada nota 10 recebida na apuração do Carnaval. Parabéns para todos os profissionais que passaram pelo CARNAVALESCO ao longo dessa trajetória e que fazem do veículo uma ferramenta de comunicação importante para a maior festa popular do planeta – elogia.

O diretor de carnaval da Liesa, Elmo José dos Santos afirma que os 10 anos do CARNAVALESCO são um marco na mídia de carnaval e enaltece a vivência da equipe com a realidade das escolas de samba.

– Acho que o CARNAVALESCO veio para ficar, é um veículo que vivencia o samba o ano inteiro, sempre procurando valorizar todas as escolas, independente de grupo. Que Deus abençoe por muitos anos essa equipe abnegada. É a principal fonte de consulta do carnaval para todos nós – afirma Elmo.

Ex-diretor de operações da Riotur e hoje assessor especial da presidência da Liesa, Luiz Gustavo Mostof registra a dedicação da equipe na cobertura do carnaval e ressalta que o surgimento do CARNAVALESCO não deixa os sambistas caírem no esquecimento.

– Muito se diz que nosso país não tem memória. Não há muito como negar tal afirmativa, mas boa parte deste conceito se deve ao fato de que em poucas situações temos como preservar nossa memória. O carnaval, felizmente, há pelo menos dez anos não sofre tanto com essa situação. Desde que o CARNAVALESCO surgiu, os amantes do samba e da folia encontraram um porto seguro para buscar informações e, claro, registrar corretamente o que acontece. A dedicação da equipe, o estar lado a lado com o mundo do samba talvez seja a principal característica dessa publicação que é “livro de cabeceira” para quem deseja estar informado sobre o que acontece nas escolas de samba. Pelos momentos que já passamos juntos, e ainda iremos passar, com certeza, me sinto também como parte deste grupo e festejo, com entusiasmo, os primeiros dez anos do carnavalesco – derrete-se Mostof.

Para o presidente da Liesb, Gustavo Barros, a equipe do CARNAVALESCO não esmorece diante da crise e ao invés de recuar diante das dificuldades investe em uma cobertura ainda mais forte do carnaval.

– É uma data importantíssima, pois é um site que traz informações full-time sobre o carnaval, mesmo mediante tantos problemas que nós sabemos que enfrentam. Em um momento de crise profunda como essa o CARNAVALESCO não esmorece e não deixa de trabalhar em busca das informações – conclui.