Divulgação da sinopse da Unidos da Tijuca será em tempo real

Após o sucesso nas transmissões ao vivo dos ensaios técnicos no último carnaval, o site CARNAVALESCO em parceria com Rádio Ação FM ampliará esta forma de cobertura em tempo real. A convite da Unidos da Tijuca, os internautas poderão acompanhar a divulgação da sinopse e a explicação do enredo da escola do Borel na próxima terça-feira. Este ano, o carnavalesco Paulo Barros prepara uma homenagem ao centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com o enredo “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”.

De acordo com o diretor de carnaval, Ricardo Fernandes, a ideia vai beneficiar principalmente os compositores pernambucanos que disputarão um concurso de samba-enredo no qual os melhores terão direito de participar da final de samba da Tijuca, marcada para o dia 15 de outubro.

– A ideia foi feita em conjunto e partiu de assessoria de imprensa da escola. Acho que isso é um fato inédito no carnaval. Esta videoconferência nunca tinha sido feita antes – comenta Ricardo.

A final de samba na terra natal de Luiz Gonzaga deve acontecer no final de setembro, mas o número de obras que estarão na grande final no Rio ainda não é certo e dependerá na qualidade dos sambas apresentados. Em viagem recente para o Pernambuco, Ricardo Fernandes ficou impressionado com a devoção que o povo tem com o Rei do Baião. Ele acredita que isso pode ser um elemento favorável para os compositores pernambucanos.

– Há uma familiaridade com o Luiz Gonzaga, uma atmosfera a favor. Eles têm uma linguajar particular e isso pode ser uma vantagem na hora de compor. Por outro lado, os compositores do Rio já estão mais acostumados com a fórmula de samba-enredo. Teremos uma disputa.
 
A transmissão em tempo real da divulgação da sinopse da Unidos da Tijuca será nesta terça-feira, a partir das 19h30. O evento será na quadra da agremiação na Zona Portuária. A disputa de samba começa no dia 20 de agosto. Não haverá cobrança na taxa de inscrição e a escola premiará os compositores que ficarem até a quinta colocação na disputa.