Editorial: obrigado, fãs de carnaval

Chegou o dia tão esperado. Neste 1º de setembro de 2017 completamos 10 anos. O site CARNAVALESCO foi lançado no dia 1º de setembro de 2007. Ideia dos amigos/irmãos/jornalistas Alberto João e Rafael Lemos, com o auxílio do craque André Falcão, responsável pelo nosso primeiro layout. A proposta inicial era manter um blog com notícias atualizadas de carnaval, seguindo o padrão que a gente tinha feito em O DIA na Folia. Montamos uma seleção de blogueiros: Eugênio Leal, Gustavo Melo e Sérgio Professor. Foi um sucesso.

capa-site

Em menos de três meses, o que era um blog virou um site parceiro do jornalista Sidney Rezende. Nasceu o SRZD-CARNAVALESCO. Foi durante muitos anos a principal referência na cobertura jornalística do carnaval. A equipe cresceu. Trouxemos figuras que estão na nossa história e em nossos corações, como os jornalistas Isaac Ismar e Guilherme Marques (ainda estagiário), que nos deixaram precocemente, mas sabemos que estão sempre torcendo lá de cima pela gente.

equipe_srzdCriamos o prêmio ESTRELA DO CARNAVAL, que já completou dez edições em 2017, e formamos muitos craques que hoje brilham na imprensa, como os jornalistas Ramiro Costa e Rafaella Javoski. São mais de 100 pessoas que saíram do CARNAVALESCO e conquistaram o mundo. Isso nos deixa ainda mais orgulhosos. Outros jornalistas espetaculares nos deram ou ainda dão o prazer de integrarem nosso time por diversos anos ou por apenas um carnaval e nos brindaram com seus talentos, como Vitor Rangel, Thiago Barros, Genilson Junior, Bernardo Moura, Carolina Barbosa, Laura Machado, Alex Campos, Guilherme Grilo, Guilherme Alves, Pedro Leite, Elisa Magaldi, Jorge Lourenço, Camila Elias, Aline Jesus, Priscila Franco, Daniela de Paula, Rafael Ribeiro, Bruno Uchôa, Tatiana Galdino, Raphael Marinho, Daniel Guimarães e Thiago Bicego.

Caminhamos de forma independente desde o fim do Carnaval 2011. Muita gente pensou que seria o fim do CARNAVALESCO. E, por nosso total mérito, crescemos ainda mais. Sempre com uma cobertura baseada na técnica, o carnaval competição, mas sem esquecer sua importância cultural para o Rio de Janeiro e para o Brasil. No primeiro momento, nós tivemos todo o apoio do Jornal O TERMINAL e de sua equipe (todos muito importantes na nossa jornada carnavalesca – Thiago Trindade, Marcelle Corrêa, Nathália Marsal, Suzane Lima, Pedro Chiaverini, Marcelo Barone), depois pegamos a estrada da vida, e desbravamos esse mundo.

sambanet_equipeA equipe nunca parou de crescer. Em momentos de crise por falta de dinheiro, a gente tirava do nosso e fazia a máquina funcionar. Com nosso mestre Luis Carlos Magalhães inovamos nas análises em vídeo dos ensaios técnicos e dos sambas concorrentes. Nosso LCM é um amigo, um irmão, o nosso pai.

E não paramos de revelar talentos. São tantos: Rodrigo Coutinho, o nosso mito, e o nosso Guilherme Ayupp, carinhosamente apelidado de 01, o cara que é o nosso pulmão. Chegamos em São Paulo, através da raça de Vicente Almeida, e depois com Antonio Junior trilhamos nosso espaço ainda mais fortes e competentes na terra do Anhembi.

Inauguramos a Rádio CARNAVALESCO, ideia de João Santoro e Antonio Junior, contando com o auxílio do amigo/irmão Rodney de Figueiredo, e partimos cada vez mais para vídeos, com o nosso craque Vinicius Vasconcelos.

A garotada sempre foi a marca da equipe CARNAVALESCO. João Saconi, Leonardo Lupi, Rafael Arantes, Eduardo Hollanda, Yuri Neri, entre outros, foram integrantes que deixaram seus nomes gravados em nossas páginas. Philipe Rabelo e Beatriz Chaves carregam também nosso DNA. Falando em ter a alma e o coração CARNAVALESCO, nós lembramos do fotógrafo Magaiver Fernandes, outro irmão que conduz no peito o nosso nome, e do multi-funções Allan Duffes, orgulho danado termos você em nossa equipe.

equipe14E como não falar da nossa principal figura do sexo feminino no site. Geissa Evaristo, a nossa irmã, CARNAVALESCO até o fundo da alma, uma pessoa que nunca nos abandonou e que sempre está pronta para lutar pela gente. Geissa, o CARNAVALESCO te ama. Não esquecemos também da nossa Tatiana Perrota, que brilhou em nossas coberturas.

Hoje, a nossa equipe tem o reforço da turma de alunos que esteve no Laboratório de Jornalismo CARNAVALESCO na Facha. Luiz Felipe Aragão, Winnie Delmar, Dandara Carmo, Fiel Matola, André Coelho e Eduardo Fonseca estão incorporados em nosso quadro. E vem mais por aí.

ayupp_siteDiversos colunistas talentosos e referências no carnaval passaram pelo site nessa caminhada de 10 anos. Luiz Fernando Reis, Ricardo Barbieri, Roberto Vilaronga, Aloisio Villar, Vinicius Natal, Walter Nicolau, Anderson Baltar e Jorge Mandes. Sem falar nos craques do ritmo Kleber Komká e Guilherme Gonçalves. Nas parcerias também só tivemos gente forte: Rádio Tupi, Rádio Globo, Rick Sound, Amebras, Print9, a TV Paticumbum (do amigo Alex Cardozo), Estrela Balões, TV Mais Carnaval, Sambistas da Depressão, Hotel Holliday Inn, Jornal O DIA, Camarote Rio Samba e Carnaval, Rádio Arquibancada, D´Samba, Boutique e Bar Sempre Vila, Guaracamp e Beleza X. Lembramos também dos amigos da Liesa, Lierj, e da Liesb. Ao grande parceiro Luis Gustavo Mostof. Aos presidentes e personalidades e dirigentes que estiveram e estão do lado do site, como Marcos Falcon (in memoriam), o espetacular Milton Cunha, Regina Celi (pela parceria com o ESTRELA DO CARNAVAL), Renato Thor, Dudu Botelho, Rodrigo Pacheco, Simone Drumond, Joice Hurtado, Jorge Arthur Das Ferragens, Selminha Sorriso, Leonardo Bessa, Evelyn Bastos, Diego Nicolau por ter feito nosso samba-enredo, e Déo Pessoa.

alberto_daniA menção mais que especial vai para nossos amigos da AMI7. Vocês foram fundamentais no nosso crescimento. Nosso carinho por vocês é eterno. E pegando a Dutra, a gente chega na referência em São Paulo. A SASP, a parceria que nos enche de orgulho, e que ao levarmos o prêmio ESTRELA DO CARNAVAL para São Paulo, percebemos a dimensão do amor do paulistano pelo carnaval. Por diversas vezes, a gente lavou a alma na terra da garoa.

É… quanta gente para agradecer e citar. A nossa primeira-dama Daniela Lima Safadi. Que mulher, senhoras e senhores! Ela merece todas reverências e aplausos de pé, sempre ao lado da querida Isabela Lima e da Rosecly Laureano.

Temos ainda muito que conquistar. É verdade que os últimos meses foram muito complicados. A cada dia que passa o carnaval leva uma apunhalada. Não somos cegos. Sabemos que muitas vezes a culpa também é nossa, ou seja, dos sambistas ou dos dirigentes não sambistas. A imprensa carnavalesca também sofre demais. Nesses 10 anos do CARNAVALESCO, nós “enfrentamos” grandes ideias e equipes. Muitas foram desistindo no meio do caminho por inúmeras razões. Isso nos deixa sem reação e tristes. O próximo pode ser a gente. A situação é extremamente difícil para todos.

equipe_17

Pensamos, criamos, lutamos, mas em alguns momentos não conseguimos ver a luz no fim do túnel. Por um mistério que ninguém saberá explicar a gente cresce em cima das adversidades. Quando sentimos que o buraco está se fechando, buscamos uma força de outro mundo, apuramos mais, trabalhamos mais, e recebemos uma dose de ânimo inexplicável, que nos faz um bem revigorante. Porém, a gente sabe que a cada dia, mês e ano fica ainda mais difícil. Buscamos sócios, parceiros e quem sabe até um novo proprietário. O certo é que o site CARNAVALESCO não vai parar nunca. De um jeito ou de outro, ele sempre estará de pé para batalha da vida.

equipe_2017

Hoje, o dia é para festejar. Também é para trabalhar. Não sabemos parar. A festa será no dia 10 de setembro, na quadra do Salgueiro, a partir das 13 horas, em uma feijoada inesquecível. Não perca! Prometemos muitas emoções, inclusive, na cerimônia das bandeiras com os casais da Série A e do Grupo Especial. Te esperamos lá. VIVA O CARNAVALESCO!

Um comentário em “Editorial: obrigado, fãs de carnaval

Os comentários estão desativados.