Em 2009, o Prêmio Estrela do Carnaval reconheceu talento de mestre Thiago Diogo

Carnaval se aproximando e o prêmio Estrela do Carnaval também. Pelo quinto ano consecutivo, o site CARNAVALESCO vai premiar os melhores do carnaval em 19 categorias. Entretanto, agora em 2012, a festa será na quadra do Salgueiro e o público poderá participar. A camisa-convite será vendida antecipadamente no valor de R$ 30 e no dia do evento custará R$ 35. O ingresso dá direto a feijoada. Entre os quesitos premiados do Estrela do Carnaval é o de Revelação.

O jornalista Vicente Almeida é julgador do prêmio desde 2008, ou seja, participou de todas as premiações. Segundo Almeida, o talento é a grande chave para o vencedor:

– O prêmio de revelação do Estrela do Carnaval é um dos mais importantes que temos, pois serve de incentivo aos jovens talentos que aparecem no mundo do samba e são os responsáveis por não deixarem a chama se apagar. Ao mesmo tempo, é um dos prêmios mais dificeis de entregar, pois temos que observar todos os setores das escolas para premiar alguém. Para conquistar o Estrela do Carnaval é preciso ter acima de tudo talento, garra e amor por sua escola. Não adianta o artista da folia fazer bem sua função. É preciso se envolver com o sentimento do verdadeiro sambista.

O ano foi de 2009, e quem se enquadrou perfeitamente nessa descrição foi o atual mestre de bateria da Porto da Pedra Thiago Diogo. O mestre, que na época iniciou seu trabalho na escola de São Gonçalo, foi aprendiz de mestre Louro, na Caprichosos, na Porto da Pedra e no Salgueiro. Em conversa com o CARNAVALESCO, Thiago falou sobre a importância do prêmio.
 
– É o reconhecimento do nosso trabalho que começamos em maio. Eu ganhei como revelação e isso é resultado de um sacrifício de todos (os diretores de bateria e componentes). A gente é muito cobrado e buscamos muita qualidade, como falei no ensaio técnico estamos maduros e preparados.

Sobre a festa em 2009, o mestre disse que se emocionou, e ficou muito feliz pelo reconhecimento:

– Foi maior barato. Encontrar os amigos e as pessoas que foram reconhecidamente premiados é legal. Vocês acompanham o trabalho de todos de perto e não ficam achando. Minha familia estava lá e foi muito emocionante.

Sobre a nova forma do prêmio, que acontecerá na quadra do Salgueiro, contando com a participação do público, Thiago foi direto:

– O público não mente e nem se compra. É uma excelente iniciativa e muito mais pessoas que gostam do carnaval querem participar. As festas de premiações são muito fechadas e aqueles que nos acompanham durante o ano e torcem pelo nosso sucesso, quando conseguimos alcançar, não estão presentes. É uma excelente iniciativa de ter o público perto.

A relação dos premiados será divulgada no site CARNAVALESCO, na manhã de terça-feira de carnaval, participam do corpo de jurados os repórteres e colunistas do site, além do jornalista Aydano André Motta, de O Globo, Leonardo Bruno e Ramiro Costa, do Extra/Expresso, Raphael Azevedo, de O DIA, e Fábio Fabato, do site Galeria do Samba, e Anderson Baltar, da Rádio Arquibancada.
 

Comente: