Emoção marca cerimônia de inauguração do busto de Falcon na Portela

biraEm cerimônia emocionante, a diretoria da Portela inaugurou o busto em homenagem ao ex-presidente Marcos Falcon (1964-2016), na noite desta quinta-feira, no Portelão. Feita pelo escultor Mario Pitanguy, a peça de bronze foi colocada perto da entrada da quadra, ao lado do busto do eterno patrono Natalino José do Nascimento, o Natal da Portela (1905-1975). Para receber a solenidade, o local ganhou, ainda, tratamento paisagístico e iluminação especial.

Após um pequeno discurso em homenagem a Marcos Falcon, o presidente Luis Carlos Magalhães convidou o presidente de honra da Portela, Monarco, a baluarte Tia Surica, a lendária porta-bandeira Vilma Nascimento, a cantora Pipa Brasey e os filhos do homenageado, para descerrarem o pano do busto.

monarco_surica1– Tudo de bom que está acontecendo na Portela hoje tem nome e sobrenome: Marcos Falcon. Já fizemos algumas homenagens ao Falcon, como colocar o nome dele no barracão da Portela. Nossa quadra tem uma grande faixa com o rosto dele. Agora, inauguramos o busto, colocando ele ao lado do nosso eterno patrono Natal, pois o Falcon foi a maior liderança que essa escola teve depois da morte do Natal. Nada mais justo! Mas acho que a homenagem mais importante mesmo é a continuidade do trabalho que ele iniciou. Monarco é prova disso! O Falcon estará feliz sabendo que a Portela segue seu caminho de vitórias – exaltou Luis Carlos Magalhães.

Outro que fez um discurso emocionante foi Bira Presidente, comandante do bloco Cacique de Ramos e músico do grupo Fundo de Quintal. – Faltam palavras para falar do Falcon… Ele foi um grande líder e um grande presidente. Me chamava de pai… Lamento que Deus tenha levado ele cedo. Mas a Portela está aí, sendo esta grande força do Carnaval e da cultura brasileira. Parabéns à diretoria da Portela por fazer esta grande homenagem a Marcos Falcon.

bustoRepresentando a família de Falcon, Luis Lemos, primo do ex-presidente, destacou a importância do legado. – Fico feliz de ver o carinho que todos da Portela têm com os filhos e os familiares do Falcon. Ele plantou a semente. Hoje, a Portela está colhendo os frutos. Falcon amava essa escola e lutou muito por ela, deixando um grande legado. O busto é uma grande homenagem. Todos da família estão muito emocionados.

Personalidade da escola, a atriz Gloria Pires não pôde ir ao evento por conta das gravações da nova novela das nove da Globo, “O Outro Lado do Paraíso”, no entanto, enviou uma mensagem especial à diretoria: “Nação portelense, em meu nome, do meu marido, Orlando Moraes, e de toda a minha família, queria dizer que estamos aqui celebrando, felizes, essa justíssima homenagem ao nosso querido e saudoso Marcos Falcon.”

Participaram, ainda, da solenidade representantes de todos os segmentos e departamentos da Portela, componentes de alas e integrantes das torcidas organizadas.