Ensaios do Grupo Especial no CARNAVALESCO: a fome de título do Salgueiro

Para o leitor do site CARNAVALESCO o carnaval não tem fim e os ensaios técnicos já começaram. A nossa equipe inicia mais uma série especial onde irá percorrer as 12 agremiações que compõe o Grupo Especial para mostrar como está a preparação de cada uma rumo ao desfile de 2016. Um termômetro do que esperar para os treinos oficiais na Sapucaí, a partir de dezembro. Para iniciar essa caminhada o CARNAVALESCO acompanhou o ensaio de comunidade do Salgueiro, escola que vem batendo na trave há alguns carnavais e que está imbuída de colocar fim ao jejum de seis anos sem um caneco. 

* OUÇA AQUI O SAMBA DO SALGUEIRO PARA 2016

* FOTOS: VEJA COMO É O ENSAIO

* VÍDEO: VEJA AQUI A ARRANCADA DO SAMBA DO SALGUEIRO

Quem pode estar na quadra da agremiação na Silva Teles confirma que não será por falta de vontade da comunidade que o título escapará. Com o samba preferido pelo salgueirense escolhido, o "Malandro Batuqueiro" vem crescendo a cada ensaio. E como brinca a letra do samba, basta ir no Salgueiro para ver. Perto de 2 mil pessoas ensaiam toda quinta na quadra e na rua Silva Telles. A escola também treina na rua Maxwell e realizará dois ensaios no Morro do Salgueiro.

* VÍDEO: BATERIA NO ENSAIO DO SALGUEIRO

* VÍDEO: A COMUNIDADE CANTANDO O SAMBA DE 2016 DO SALGUEIRO

Treinamento de evolução na rua

O Salgueiro dispõe sua bateria no chão da quadra, posicionada ao lado direito do palco principal, bem abaixo do camarote presidencial. Cerca de 100 ritmistas participam desta fase. Com um dos trabalhos mais consistentes do Grupo Especial, mestre Marcão considera que é muito importante esse tipo de ensaio. – A bateria já tem o seu ensaio individual, mas aqui podemos treinar as bossas dentro da melodia e com o canto da escola – explica Marcão.

* VÍDEO: ESQUENTA DO SAMBA NO ENSAIO

Com o samba na ponta da língua, o salgueirense mostra na quadra que se o desfile fosse hoje, as notas de harmonia poderiam repetir as de 2015, que foram quatro arrebatadores 10. Entretanto, o diretor de carnaval Dudu Azevedo demonstra cautela ao analisar o estágio atual da agremiação. – Temos um grande samba, o salgueirense está junto conosco neste objetivo, mas ainda há um caminho a percorrer – ponderou.

* VÍDEO: PASSISTAS NO ENSAIO DO SALGUEIRO

A comunidade é toda acomodada dentro da quadra nesta primeira fase de ensaio. Baianas, passistas e casais são dispostos no centro e as alas ficam na parte periférica, evoluindo em um movimento circular ao longo de toda a extensão da quadra. Os cantores Leonardo Bessa e Serginho do Porto cantam o samba-enredo durante cerca de uma hora.

O Salgueiro vai iniciar os ensaio na rua para treinar a evolução, como explica Dudu Azevedo. – Há uma necessidade a partir de agora que é a sensação mais próxima de desfile. É na rua que podemos ajustar o quesito evolução, como demarcação de espaço. No ensaio técnico a escola precisa estar pronta para o desfile. Como no futebol, uma coisa é o treinamento habitual, outra é o reconhecimento do campo de jogo e o grande dia da partida – lembra Dudu Azevedo.

Casal em busca dos décimos perdidos

Depois de um carnaval onde perderam preciosos décimos, o renomado casal de mestre-sala e porta-bandeira, Sidclei e Marcella Alves, treina pesado para voltar a conquistar a pontuação máxima. Além dos ensaios de rua e comunidade, realizam treinamento específico técnico e de preparo físico. Há ainda os secretos ensaios nas madrugadas no próprio Sambódromo.

* VÍDEO: O ENSAIO DO CASAL DO SALGUEIRO

Com a página virada, Sidclei só quer focar no desfile de 2016. – Muita gente não entendeu a nossa nota, mas não contestaremos e trabalharemos para o próximo ano. Vamos buscar algo mais tradicional, estou há 19 anos na dança de mestre-sala e tenho essa experiência. Eu e a Marcela vamos fazer uma dança tradicional em referência aos anos 1970, 1980 e 1990 – salientou.

Com justificativas penalizando um excesso de coreografias em 2015, a dança do casal vai mudar para o próximo desfile, conforme explica Marcella Alves. – Eu apoio a dança tradicional, apesar de estar dentro da lista de casais que foram penalizados por conta de uma apresentação com excesso de coreografias – pontuou.

O Salgueiro apresenta em 2016 o enredo "A Ópera dos Malandros", dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage. A vermelho e branco será a segunda a desfilar na segunda-feira de carnaval. Os ensaios de comunidade ocorrem todas as quintas-feiras a partir das 20h.