Espaço Cultural Herdeiros da Vila tem programação especial para mês em que se comemora cultura negra

herdeiros_da_vila_0311

No mês que se comemora a cultura negra, o Espaço Cultural Herdeiros da Vila, em parceria com o Boulevard Rio Shopping preparou uma programação especial. Com destaque para a palestra “Kizomba para quem não viu”, do presidente de honra da escola mãe Martinho da Vila e para a exposição “Todos os Tons” do Arquiteto do papelão Sergio Cezar, o espaço contará com exposições, desfiles de turbantes, workshops de maquiagem, mesas redondas com jornalistas, apresentações de dança e aulas grátis para todo o público.

Programação

Para abrir a programação, no dia 3 de novembro acontece a exposição O Som da Vila, no Espaço Cultural Herdeiros da Vila.  O DJ Café, que foi técnico do Tim Mais e especialista em Black Music, organizou a exposição que reúne mais de 50 vinis e conta a história do bairro através da música e seus intérpretes. Noel Rosa, Martinho da Vila, Elza Soares, Zé Catimba e a Velha Guarda de Vila Isabel são alguns álbuns emblemáticos dessa viagem pelo tempo.

Já no dia 8 de novembro, às 19h, Martinho da Vila estará no shopping explicando um pouco mais a importância do samba na palestra “Kizomba para quem não viu”, em que ele fala sobre o samba-enredo “Kizomba, Festa da Raça”, que levou a G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel para o grupo especial do carnaval carioca em 1988.

Para quem procura entender um pouco mais sobre moda, no dia 12, às 15h, acontece o desfile “Consciência na cabeça”. Criada e produzida pela maquiadora e hairstyle Fabiane Bispo, antiga conhecida do mundo do samba, a apresentação vai mostrar toda a brasilidade da moda negra através da maquiagem e penteados. Fabiane ainda apresentará 12 turbantes e acessórios feitos artesanalmente com exclusividade para o desfile.

Seguindo com a programação, do dia 15 ao 19, a exposição “Dimensões em cores”, de Flávio Dutra, vai chegar ao Espaço Cultural Herdeiros da Vila. Quadros em alto relevo, que representam a cultura afro. Alguns quadros mostram os Orixás, danças ciganas, animais e mulheres.

A oficina “Mãos em cultura” no dia 17, às 16h, completa a programação especial em homenagem ao mês da Consciência Negra. A aula, ministrada pela Ivonilda Costa da Silva, ensinará os clientes a como fazer Abayomi, bonecas que representam a resistência, tradição e o poder feminino.

No dia seguinte, o Da Ghama, guitarrista e um dos fundadores da banda Cidade Negra, vai lançar seu CD “BaixaFrikaBrasil”, às 19h, no Espaço Cultural. Além de lançar a autografar o CD, o músico ainda vai promover um pocket show que promete agitar o shopping.

Sérgio César, artista plástico conhecido por criar favelas e casarios feitos com material reciclado e micro lixo, lança a exposição “Todos os Dons”, a partir do dia 20, às 17h, também no espaço da Herdeiros da Vila no Boulevard. Na mostra, ele apresentará não apenas seus famosos casarios, mas também desenhos, esculturas em madeiras, fotografias e pinturas, demonstrando toda sua diversidade artística.

A dança também vai ter espaço garantido nesse mês de manifestações artísticas. Nos dias 24 e 25, às 19h, a Escola Carioca de Dança Negra vai promover uma apresentação de mistura de estilos como ballet clássico, dança moderna, hip-hop, danças afro e contemporânea no Espaço Cultural Herdeiros da Vila.

Encerrando a programação do Mês da Consciência Negra, a Herdeiros da Vila vai promover no dia 29 o bate papo “A Importância do Samba no Empoderamento da Consciência Negra”, abordando temas como representatividade, racismo nas escolas, sistema de cotas, o racismo que não se percebe e muitos outros temas. O evento, livre e gratuito, acontece na Herdeiros da Vila, no 2º piso.

Serviço:

Local: Espaço Cultural Herdeiros da Vila – Boulevard Rio Shopping, 2º piso

Data: 3 a 29 de novembro

  • Exposição “O Som da Vila”
    Dia: 3, 4, 5, 9, 10 e 11 de novembro
    Horário: 13h.
  • Palestra “Kizomba para quem não viu” com Martinho da Vila
    Dia: 08 de novembro
    Horário: 19h.
  • Desfile “Consciência na cabeça”
    Dia: 12 de novembro
    Horário 15h
  • Exposição “Dimensão em Cores”
    Dia: 15 a 19 de novembro
    Horário: 13h
  • Oficina de Abayomi “Mãos em cultura”
    Dia: 17 de novembro
    Horário: 16h
  • Lançamento do CD “BaixaFrikaBrasil” Da Ghama
    Dia: 18 de novembro
    Horário: 19h
  • Exposição “Todos os dons” de Sergio César, o arquiteto do papelão
    Dia: a partir do dia 19 de novembro
    Horário: 17h
  • Apresentação de dança com a Escola Carioca de Danças Negras
    Dia: 24 e 25 de novembro
    Horário: 19h
  • Papo Aberto “A Importância do Samba no Empoderamento da Consciência Negra”
    Dia: 29 de novembro
    Horário: 19h