Especial Ensaios Técnicos: Mocidade faz seu ritual e comunidade vibra com o samba de 2017

ensaio_mocidade_08012017-45
Fotos de Vinicius Vasconcelos

Em Padre Miguel certos rituais são sagrados. O ensaio de rua na Praça Guilherme da Silveira é um deles. É só chegar na estação de mesmo nome, na região de Bangu, às segundas-feiras para cruzar com o mar verde e branco dos apaixonados pela Mocidade Independente. Seguindo seu calendário de visitas aos ensaios das agremiações do Grupo Especial, a reportagem do CARNAVALESCO foi mostrar como funciona o treinamento da verde e branca mais querida da Zona Oeste.

ensaio_mocidade_08012017-46Diferente dos ensaios de outras agremiações, em Padre Miguel, o treino é intenso. Durante quase 120 minutos, o samba escolhido pela Mocidade para ser seu hino oficial no desfile de 2017 é cantado por Wander Pires e seu carro de som. No desfile oficial serão 75 minutos no máximo na avenida, entretanto, a maioria dos componentes passa de 20 a 30 minutos desfilando. Estreando na direção de carnaval da agremiação, Marcos Marino, explica a necessidade de se massificar o treinamento.

– A nossa intenção é justamente permitir que não haja nenhum desconforto na hora de entrarmos na Marquês de Sapucaí. Se a cada ensaio de rua eu suplantar o período que o componente vai desfilar, considerando que no dia ele vai estar fantasiado, eu evito um desânimo. Temos um espaço de ensaio aqui até um pouco maior que a extensão do Sambódromo. O entrosamento do ritmo, canto e dança são nossas maiores cobranças aqui na Guilherme – explica o diretor de carnaval.

Mestre Dudu ‘respeita’ característica do samba e ainda não define bossas

ensaio_mocidade_08012017-48A bateria da Mocidade foi a criadora das paradinhas. Então é quase uma obrigação institucional a implementação de bossas e convenções dentro de um desfile. O mestre Dudu ainda não definiu o que vai fazer nesse sentido, embora, no ensaio de rua tenha executado algumas bossas. Segundo ele, o samba pede um estudo minucioso do que será feito.

– Eu preciso ter muita cautela. Já fui muito afoito com essa questão de bossas, desde a época que comandei a bateria da Unidos de Padre Miguel. Ocorre que nosso samba é muito melódico, as características da nossa bateria são muito específicas e até a voz de nosso intérprete é melodiosa. As bossas que estamos praticando hoje são as que ensaiamos para o CD. É claro que teremos novidades no desfile, mas ainda temos tempo para praticar – explica Dudu.

ensaio_mocidade_08012017-43Wander Pires é referência para qualquer torcedor da Mocidade. Vivendo um excelente momento em seus mais de 20 anos de carreira foi novamente premiado com um belo samba. A maturidade vem permitindo com que ele encare uma difícil maratona.

– Como também estou cantando no Vai-Vai em São Paulo, viajo no domingo para lá e tento descansar na própria viagem para chegar ao nosso ensaio de comunidade bem. Eu visualizo o ensaio na rua como fundamental na preparação minha também para o desfile. Todo o ritual que faço no dia D eu realizo a cada ensaio desses – finaliza.

Diogo e Cris Caldas ‘disfarçam’ coreografia

ensaio_mocidade_08012017-8O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diogo Jesus e Cris Caldas, utiliza o ensaio de comunidade primeiro como mais um treinamento físico, já que o samba é executado por quase duas horas, mas também implementa alguns traços coreográficos quase imperceptíveis, já que são bem específicos, como explica o mestre-sala.

– Acho que fisicamente esse momento é importante, pois tem uma semelhança com o dia do desfile, por ser na rua. Acho importante também essa troca de calor com as pessoas, já que o nosso quesito é muito solitário. Ensaiamos somente a gente e nossos ensaiadores – pontua.

Alguns movimentos do casal dão indícios da coreografia oficial. Em diversos momentos eles brincam com a letra do samba.

A Mocidade Independente de Padre Miguel será a terceira agremiação a desfilar na segunda-feira de carnaval com o enredo ‘As mil e uma noite de uma Mocidade pra lá de Marrakesh’. O ensaio técnico da agremiação no Sambódromo acontece no dia 22 de janeiro de 2017 às 21h30.

Um comentário em “Especial Ensaios Técnicos: Mocidade faz seu ritual e comunidade vibra com o samba de 2017

  • 10 de janeiro de 2017 em 01:31
    Permalink

    Meu Deus, como eu amuuuuuuuuuuuuuuuuuu minha Estrela 🌟 Guia de Padre Miguel….Olhai por nós.

Deixe uma resposta