Especial Ensaios Técnicos: Vila Isabel busca recuperar nota máxima em harmonia e evolução

ensaio_vila_isabel_08012017-55
Fotos de Vinicius Vasconcelos

O site CARNAVALESCO continua acompanhando a preparação das escolas de samba para o carnaval. A Vila Isabel está a todo vapor rumo a 2017, quando levará “O Som da Cor” para a avenida. Nessa preparação, o ensaio de rua no Boulevard 28 de Setembro, leva muita gente para a rua, mostrando que a comunidade está afiada, com o samba na ponta da língua.

Se tomarmos 2016 como exemplo, a Vila obteve notas que não estava acostumada em evolução (duas notas 9,8 e duas 9,9); em harmonia, a escola só obteve um 10 (as outras notas foram 9,9; 9,9 e um 9,8).

Por isso, a preparação na busca por melhores resultados nos quesitos de chão. Para o diretor de carnaval da escola, Júnior Schall, a escola priorizará pela escolha de pessoas que estão sempre presentes nos ensaios para desfilarem.

ensaio_vila_isabel_08012017-54– Nem sempre a comunidade que está ao seu redor é a única que vem pro ensaio. Tem gente que se desloca de outros bairros, sem deixar de ser comunidade de Vila Isabel, porque estão sempre aqui, ensaiando. Por isso a Vila Isabel contempla esse ensaio de rua até para agregar a comunidade e fechar as alas o quanto antes. Com aqueles que participam efetivamente a gente fecha esse número final de desfilantes – disse ele.

Júnior Schall disse ainda que a escola superou os obstáculos que surgiram em 2016 e que está se preparando para realizar um grande desfile.

– A gente está vendo aqui pessoas de fora, de outros bairros e até de outros estados, para poderem desfilar, então a gente começa, especialmente com os ensaios de rua, a abrir esse leque, a expandir esse conceito de comunidade. E o presidente Levi Júnior orientou a todos que analisassem quesito por quesito, e estamos fazendo isso. Observamos também as justificativas, fazendo a análise dos quesitos e trabalhando em cima disso. E isso vai gerar relatórios para multiplicar ele e pautar o trabalho em cima disso. É um pedido do presidente trabalhar esses fundamentos.

ensaio_vila_isabel_08012017-56Em seu segundo carnaval pela Vila Isabel, Igor Sorriso explicou porque é tão importante o ensaio na rua, perto do povo.

– Ensaio de rua é um teste para sentir a recepção da comunidade. Vamos treinar o samba na rua, mas agora vendo a evolução da escola, das alas, o que é crucial para um bom ensaio. E a gente, na rua, conta com a presença do povo da Vila Isabel, que participa, e aqui é onde quem sabe o samba ajuda quem não sabe a assimilar ele melhor.

O ensaio contou ainda com a presença das musas da escola, Dandara e Lexa, que atraíram diversos flashes de quem passava por ali.

O primeiro casal da escola, o mestre sala Raphael Rodrigues e a porta-bandeira Amanda Poblete, também este no ensaio. Raphael explicou que esse ensaio é crucial porque se aproxima um pouco do caminho que eles farão na avenida do samba.

ensaio_vila_isabel_08012017-1– É bem diferente ensaiar na rua, porque imita, de certa forma, as extremidades da Sapucaí, a gente tem um cenário parecido. E para mim é especial por voltar depois de dez anos, então estou bem feliz. E na rua a escola que vai ao encontro do povo, o que geralmente é o contrário, com o povo indo lá na Vila. Então é ainda mais legal – disse ele.

– O ensaio de rua ajuda muito a gente, e é muito importante para todos os setores da escola, primeiro para o carro de som, para verem como está o canto ao vivo, e para o casal para ver a energia, como tudo funciona ali na hora, e a gente sente essa energia e passa isso para a nossa dança, e também podemos treinar quesitos como o tempo, adequar ao ritmo da bateria, a evolução do samba. É muito importante. Já no ensaio técnico é uma outra realidade, em que você já tem qe chegar ajustado, preparado, desde som, ao casal, a comunidade. É hora de já levar o que a escola pretende levar para o carnaval. Ali é um termômetro. Ali vemos o que dá certo ou não. É o teste final antes da prova definitiva – disse ela.

Em 2017, a Vila desfila contando “O Som da Cor”, embalada pelo samba composto por Arthur das Ferragens, Gustavinho Oliveira, Danilo Garcia, Braguinha e Rafael Zimmerman.

Um comentário em “Especial Ensaios Técnicos: Vila Isabel busca recuperar nota máxima em harmonia e evolução

  • 15 de janeiro de 2017 em 15:53
    Permalink

    Já deveria ter recuperado no último carnaval. Aliás em nenhum carnaval, mesmo depois da crise, o chão da Escola de Noel deixou a desejar. Infelizmente julgam o momento político e não as competência da escola, tanto que não voltou no sábado, mesmo tendo feito desfile pra isso.