Estrela do Carnaval: Festa emociona e premia os melhores da folia

0 Flares 0 Flares ×

A quadra do Salgueiro recebeu em sua tradicional feijoada, por mais um ano, a festa de premiação do prêmio Estrela do Carnaval, promovido pelo site CARNAVALESCO. O evento reuniu escolas de samba dos Grupos Especiais do Rio de Janeiro e de São Paulo, bem como da Séries A e B do carnaval carioca. Durante a tarde e a noite de domingo, segmentos das escolas premiadas e o público da quadra da Vermelho e Branca puderam prestigiar as melhores apresentações do Carnaval 2015 escolhidas pelo júri do Prêmio, composto pela equipe do site e por profissionais que constroem o espaço do carnaval na mídia.

* OUÇA AQUI NA ÍNTEGRA COMO FOI O ESTRELA DO CARNAVAL 2015

* VEJA AQUI FOTOS DA PREMIAÇÃO PARA O GRUPO ESPECIAL

Para Alberto João, editor do site CARNAVALESCO, trata-se de 'um prazer realizar o prêmio por mais um ano'. Em seu discurso de abertura, ele destacou positivamente a relação do site com o mundo do samba, em especial com o Salgueiro e com a presidente da escola, Regina Celi: – É um prazer para a nossa equipe estar na quadra do Salgueiro realizando mais uma edição do Prêmio Estrela do Carnaval. Essa é a melhor quadra do Rio e eu agradeço pela total liberdade que nos é dada pela presidente da escola, Regina Celi. A presidente nunca nos pede na em troca para sediar o Prêmio e nos dá livre acesso à quadra. Também podemos destacar a parceria positiva que temos com a Liesa e com a Lierj durante todos esses anos.

* VEJA AQUI FOTOS DA PREMIAÇÃO PARA A SÉRIE A

Homenageada com uma salva de palmas por conta do Dia Internacional da Mulher, Regina Celi disse considerar o Estrela do Carnaval uma grande confraternização e confirmou uma nova edição do evento na quadra da agremiação para o Carnaval de 2016: – Essa é uma oportunidade que o Salgueiro dá, abrindo suas portas para essa grande 
confraternização. Se Deus quiser, em 2016 teremos novamente o Estrela do Carnaval na quadra do Salgueiro.

O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, o presidente da Lierj, Déo Pessoa, e o diretor de operações da Riotur, Luis Gustavo Mostof também passaram pelo palco da premiação para prestigiar as escolas vencedoras. Para Castanheira, a importância do prêmio pode ser resumida naquilo que ele viu nas apresentações da noite de domingo: 'O Estrela do Carnaval é exatamente isso que vimos aqui: emoção', disse. 

Déo Pessoa destacou o fato de que o site 'respira carnaval 365 dias por ano' e parabenizou o júri do Estrela pela competência e lisura. Luis Gustavo Mostof, da Riotur, enalteceu o trabalho do site: – O CARNAVALESCO é uma referência quando o assunto é carnaval, um portal de vanguarda. Muitas vezes, quando se precisa de alguma informação sobre os desfiles ou ainda sobre os blocos de rua, é a ele que recorremos. O site representa o que há de melhor na mídia especializada em carnaval. Esse Prêmio é importante e esperado por muitas pessoas no mundo do carnaval, pois busca premiar todos os segmentos das escolas e valoriza o sambista.

Dragões da Real: a melhor escola de São Paulo se apresenta em solo carioca

Foi com felicidade que Renato Rodrigues, presidente da Dragões da Real, recebeu o primeiro prêmio da tarde. A agremiação paulista foi escolhida como a Melhor Escola do Grupo Especial de São Paulo. Para Renato, isso seria inimaginável anos atrás: – Um amigo me perguntou se há 15 anos, quando a Dragões nasceu, eu imaginaria receber esse prêmio. Eu não imaginaria. Agradeço aos nossos componentes que viajaram até aqui e ao site pela oportunidade. Em 2016, voltaremos para ganhar novamente o Prêmio, dessa vez com o troféu de Campeões do Carnaval de São Paulo.

* VEJA FOTOS DA FESTA DA DRAGÕES

A apresentação da escola na quadra do Salgueiro foi marcada pelo grito forte dos componentes do verso 'Eu sou Dragões da Real', presente no samba-enredo da escola em 2015. O sorriso dos componentes foi destaque na apresentação que contou com o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rubens e Lisandra, e com outros segmentos da escola. A Dragões venceu o Estrela do Carnaval com o enredo 'Acredite se Puder!'.

A volta da Rocinha para a Marquês de Sapucaí na Série A

'O lugar de onde a Rocinha jamais deveria ter saído'. Essa foi a frase dita por Luis Gustavo Mostof ao entregar para Darlan Cunha, presidente do Acadêmicos da Rocinha, o prêmio de Melhor Escola da Série B. Mostof destacou em seu discurso que se trata de 'um privilégio para o carnaval carioca ter o retorno da Rocinha para a Sapucaí' e Darlan, já com o troféu em mãos, afirmou que a escola busca 'levar a bola pra frente após os problemas de 2014'. Os carnavalescos da agremiação, Alex de Oliveira e Christine Moutinho também subiram ao palco para a premiação e acompanharam do palco a bela apresentação da escola realizada especialmente para o Estrela do Carnaval. A Rocinha consagrou-se campeã da Série B com o enredo 'Borboleteando nos destinos da vida! O que te desafia te transforma…'.

* FOTOS DA APRESENTAÇÃO DA ROCINHA

Bateria do Mestre Lolo na Curicica é bicampeã do Estrela

Com todas as notas máximas nos últimos três carnavais, a bateria Audaciosa de Jacarepaguá, da União do Parque Curicica, comemorou o seu segundo prêmio consecutivo como Melhor Bateria da Série A no Estrela do Carnaval. Mestre Lolo, famoso entre os ritmistas pela frase 'Não é 10, não é 20, não é 30, é 40!', orgulhou-se da conquista: – Alô bateria! Eu estou muito feliz. Não é qualquer um que ganha um prêmio como o Estrela do Carnaval duas vezes, disse ele antes de sair do palco e retornar ao comando da bateria que se apresentou de maneira empolgante para o público presente.

Leandro Vieira é a Revelação do Ano pela Caprichosos de Pilares

O talento de Leandro Vieira foi reconhecido pelo Estrela através do Prêmio Revelação do Ano. Após um belo desfile realizado na Caprichosos de Pilares, o carnavalesco foi premiado e aproveitou o espaço para agradecer à escola e aos amigos e família que torcem por ele.

Renascer de Jacarepaguá: seu belo casal e o melhor samba-enredo da Série A

Os compositores do samba da Renascer de Jacarepaguá sobre Candeia tiveram muito a comemorar em 2015. Além da aclamação no período que antecedeu o desfile, o Estrela do Carnaval consagrou a obra como Melhor Samba Enredo da Série A. No time de compositores ao lado de Moacyr Luz e Cláudio Russo, a cantora Teresa Cristina se destacou e agradeceu a escolha da Renascer: – Sou muito grata à escola pela escolha desse enredo. Além disso, gostaria de deixar um abraço a todas as mulheres compositoras do nosso Brasil.

Além do samba-enredo, a Renascer também teve o seu casal de mestre-sala e porta-bandeira, Thiago Mendonça e Amanda Poblete, escolhidos como o Melhor Casal da Série A. Os dois se mostraram muito felizes com o Estrela. Amanda, inclusive, destacou a ocasião como 'a realização de um sonho'. Os dois bailaram com as fantasias do desfile oficial, ao som do samba da agremiação, e encantaram o público na quadra do Salgueiro.

Paraíso do Tuiuti: melhores fantasias, alegorias e comissão de frente

O trabalho do carnavalesco Jack Vasconcelos e do coreógrafo Júnior Scarpin foi agraciado com os títulos de Melhores Alegorias e Fantasias e Melhor Comissão de Frente da Série A. Ambos subiram ao palco da quadra do Salgueiro e celebraram entre si e com os componentes da escola presentes os prêmios que ganharam. A apresentação da comissão de frente trouxe para o Estrela do Carnaval as fantasias bem elaboradas e grandiosas já apresentadas anteriormente na Sapucaí, bem como a coreografia bem elaborada de seus bailarinos e a transformação de um homem em esqueleto após ser comido por um canibal, exatamente como ocorreu no desfile oficial.

Os três grandes prêmios da Unidos de Padre Miguel

Após passar muito perto da desejada chegada no Grupo Especial e conquistar o vice-campeonato da Série A, a Unidos de Padre Miguel foi considerada pelo júri do Estrela do Carnaval como merecedora do prêmio de Melhor Desfile da Série A. Além disso, sua ala de baianas também foi premiada como a melhor do grupo e o intérprete da escola, Marquinho Art'Samba, foi escolhido como Melhor Intérprete. 

O carnavalesco da Unidos de Padre Miguel, Edson Pereira, agora também diretor artístico da Mocidade Independente de Padre Miguel, em dupla com Alexandre Louzada, agradeceu pelos prêmios em nome da comunidade da Vila Vintém: – Agradeço em nome de toda a Vila Vintém e aproveito para dizer que já começamos a trabalhar para o ano que vem. 2016 já começou para nós.

Em seguida, os segmentos da escola se apresentaram em um desfile pela quadra do Salgueiro. A comissão de frente; o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Vinícius e Jéssica; as alas de baianas e de passistas e até mesmo a Velha Guarda da escola marcaram presença. A agremiação levou para a Avenida o enredo 'O cavaleiro armorial mandacariza o carnaval', sobre a obra do escritor Ariano Suassuna.

Desfile do Ano do Grupo Especial é do Salgueiro

O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, entregou à presidente do Salgueiro, Regina Celi, o prêmio de Desfile do Ano do Grupo Especial, um dos títulos mais esperados do Estrela. Castanheira definiu Regina como 'um motivo de orgulho' e parabenizou o Salgueiro pelo belo desfile: – Carnaval é isso que vocês fazem na Avenida. O Salgueiro todo ano traz belos espetáculos e a presidente Regina é motivo de orgulho. Nesse carnaval disputado, em que três escolas empataram no terceiro lugar, o Salgueiro novamente se colocou entre as melhores colocadas e esse prêmio é a prova disso. Parabéns por mais um carnaval brilhante.

O prêmio foi recebido com alegria por Regina que, momentos antes, já havia discursado ao lado do passista Carlinhos do Salgueiro, responsável pela ala de passistas da escola que foi premiada como a melhor. Em tom descontraído, ela e Carlinhos demonstraram a relação de carinho entre os dois e Regina declarou que o passista 'vale ouro' e que enquanto ele estiver na escola, 'será respeitado como Carlinhos'.

Dudu Azevedo, diretor de carnaval do Salgueiro, também subiu ao palco para receber um prêmio. Representando o casal de carnavalescos Márcia e Renato Lage, ele recebeu das mãos de Luis Carlos Magalhães, colunista do CARNAVALESCO e integrante do júri do Estrela do Carnaval, o prêmio de Melhor Conjunto de Alegorias. Luis Carlos Magalhães destacou que 'todo o povo do carnaval reverencia o desfile feito pelo Salgueiro' e Dudu, ao agradecer, explicou a ausência de Renato e – Os nossos carnavalescos estão ocupados fechando o enredo do Salgueiro para 2016. O trabalho do 'mestre' e da Márcia é sempre endeusado por nós aqui da escola e, além deles, a nossa equipe de barracão também está de parabéns pelo trabalho.

Também foi recebido pela escola o prêmio de Melhor Bateria do Grupo Especial. A bateria Furiosa, comandada pelo Mestre Marcão, marcou as apresentações do Estrela fantasiada de cozinheiros, assim como em sua passagem pela Sapucaí, e garantiu o samba no pé do público na quadra. O Salgueiro desfilou em território conhecido, com integrantes de todos os segmentos e trouxe, inclusive, a apresentação oficial da sua comissão de frente, muito elogiada e com direito à bis. O momento da coreografia em que os índios se agrupam em referência à Nossa Senhora emocionou a presidente Regina Celi. O reconhecimento do bom trabalho salgueirense marcou a noite do Estrela 
do Carnaval. 

'É do baralho!': a comissão de frente da Grande Rio

Em seu primeiro ano coreografando a comissão do Acadêmicos do Grande Rio, Rodrigo Neri e Priscilla Mota foram premiados com o título de Melhor Comissão de Frente do Grupo Especial. Porém, não foi só deles a vitória: em seu discurso, Priscilla fez questão de dedicar o prêmio para todos os integrantes: – Vencer o Estrela coroa o nosso recomeço, agora na Grande Rio. Eu dedico esse prêmio aos 32 bailarinos. Nós demos a eles uma passagem de avião sem destino certo e foi aqui que nós chegamos com a dedicação da nossa equipe. Em seguida, a comissão de frente da Grande Rio foi responsável por um dos grandes momentos da noite. Com a improvisação de um cenário semelhante ao do desfile oficial, os bailarinos realizaram os truques de mágicas da coreografia que conta com os personagens da fábula Alice no País das Maravilhas. Assim como na Sapucaí, olhos bem abertos para a apresentação do segmento: foi importante não deixar nenhum detalhe escapar.

A águia-cristo da Portela: a imagem mais original do carnaval

Premiado com o título de Originalidade do Carnaval 2015 pelo Estrela, o vice-presidente da Portela, Marcos Falcon, agradeceu o prêmio concedido pelo carro abre-alas da Azul e Branca de Madureira que trazia uma enorme escultura da águia, símbolo da escola, de asas abertas como a estátua do Cristo Redentor, que ficou conhecida como a Águia Redentora. – O Estrela do Carnaval é importante porque nos é dado através do voto de profissionais gabaritados, que conhecem o cotidiano das escolas, o dia a dia do sambista e que convivem o tempo todo com o universo do carnaval, disse Falcon.

A campeã do carnaval, Beija-Flor, e seus prêmios

O samba-enredo da Beija-Flor de Nilópolis em homenagem à Guiné Equatorial e o bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Selminha e Claudinho, rendeu à campeã do Carnaval 2015 dois prêmios Estrela do Carnaval. Melhor Samba e Melhor Casal foram os títulos conquistados pela escola nilopolitana que, marcando forte presença na premiação, ouviu o samba ecoar pela quadra do Salgueiro em uma noite de consagração de seu título. Para abrilhantar ainda mais o momento, Selminha e Claudinho dançaram com o pavilhão da escola assistidos atentamente pelo público.

São Clemente: 'nunca antes tão forte'

A grande surpresa do ano ficou por conta da São Clemente. Premiada com o Melhor Enredo, o Melhor Conjunto de Fantasias e a Melhor Ala de Baianas, a Amarelo e Preto viu dois de seus profissionais conquistarem ainda mais prêmios no Estrela do Carnaval: Rosa Magalhães como a Melhor Carnavalesca e Igor Sorriso, o Melhor Intérprete. Rosa recebeu os prêmios do jornalista Fábio Fabato, componente do júri do Estrela. Ele disse que o bom desfile da escola foi fruto do 'casamento entre o enredo autoral da carnavalesca e a história de Pamplona' e destacou que 'nunca se viu a São Clemente tão forte'. Para Rosa, foi uma honra receber o prêmio na quadra do Salgueiro: – O Pamplona era salgueirense, então receber esse prêmio aqui é muito especial. Ele foi meu professor, meu amigo e meu chefe. Antes dele, eu não sabia o que era uma escola de samba. No primeiro ano em que deixei de viajar com amigos para assistir os desfiles, foi por causa dele. A São Clemente é uma escola alegre e batalhou muito por esses prêmios.

O presidente da São Clemente, Renatinho, subiu ao palco ao lado de Rosa para receber os prêmios com a carnavalesca. Ele representou o intérprete Igor Sorriso, que não pode estar presente, e falou ao público sobre os rumores de que o cantor pudesse estar de saída da agremiação: – Existem rumores sobre a permanência do Igor, mas quem vai falar é ele. Somos uma escola de samba. A São Clemente fez o Igor e, se for o caso, fará outros.

Com o samba da escola sendo interpretado na quadra do Salgueiro por componentes do carro de som, os integrantes da São Clemente tiveram orgulho em vestir suas fantasias mais uma vez para brincar o Carnaval 2015 e celebrar a excelente temporada clementiana. Foi um momento de consagração para a escola que ouviu o público cantar com ela o samba-enredo e aplaudir de pé a apresentação que finalizou a premiação do Estrela do Carnaval.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×