Felipe Ferreira lança livro que reúne diversos artigos sobre o carnaval

Na noite desta terça-feira foi lançado no Museu de Folclore Edison Carneiro, no Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro, o livro "Escritos Carnavalescos", de Felipe Ferreira, que reúne diversos textos do autor, publicados em jornais e revistas.

– Esse livro é uma reunião de muitas coisas dispersas minhas. Artigos que estavam em revistas acadêmicas, em revistas de escola de samba, em jornais e isso estava um pouco solto. Então, eu peguei os artigos que achava mais consistentes e juntei tudo para formar um livro. É um livro com vários tons diferentes de artigos, desde aquele bem mais sério até o artigo escrito com mais emoção, quase como se fosse um depoimento. E eu gosto dessa mistura. Há pouco tempo atrás, era difícil você encontrar bons textos. Tinham, mas eram poucos. E isso evoluiu bastante. Graças a evolução do próprio carnaval, criou-se uma geração nova de muita gente que escreve e pensa carnaval. Essa produção intelectual sobre o carnaval é bastante consistente. Acho que a internet é um espaço muito importante para isso. Ela abriu esse espaço para pessoas que não tinham voz – disse Felipe ao CARNAVALESCO.

O evento foi prestigiado por pessoas do mundo do samba como Maria Augusta, Patricia Costa, Haroldo Costa, Jack Vasconcelos e Fernando Pamplona, que ressaltou a importância de obras como a de Felipe, que exaltam os desfiles das escolas de samba.

– Todo livro que fala sobre o maior evento popular que o Rio tem, que é o desfile das escolas de samba e o próprio samba, é bem vindo. Principalmente se tratando de um cara que não faz outra coisa a não ser estudar e ler sobre isso. O Felipe é maravilhoso, um cara que faz um grande trabalho, constante e sempre presente. Há seis anos que eu não vivo aquela coisa de desfile, depois que começou essa comercialização e eu acompanho muito por ele (Felipe Ferreira). Doido por carnaval. As vezes já se passaram meses do carnaval e nas conversas, não tem outro assunto. Mas é ele. Brilhante – declarou Pamplona.

Comente: