Festa recheada de samba e valorização da cultura brasileira marca o lançamento do prêmio Brilho da Série B

Por Daniela Lima Safadi e Tatiana Perrota

brilho-serieb_apresentacao_055
Fotos de Allan Duffes

Treze escolas de samba do Grupo de Acesso abrilhantaram a Boutique e Bar Sempre Vila, na noite desta terça-feira, no lançamento do prêmio Brilho da Série B. Estas agremiações, a partir de agora, terão uma premiação especial, graças a uma parceria da Sempre Vila com o site CARNAVALESCO. Os troféus serão entregues em abril, em data ainda a ser definida. As escolas foram convidadas a participar do lançamento oficial e apresentação do troféu e, deram um show. Literalmente! Se alguém ainda tinha alguma dúvida, nesta noite histórica, ficou claro que os desfiles da Intendente de Magalhães são a essência pura do carnaval carioca.

Marcos Dentinho, diretor da Liga Independente das Escolas de Samba da Série B (Liesb) comemorou a iniciativa da Sempre Vila e do site CARNAVALESCO.

OUÇA ABAIXO A REPRISE DA TRANSMISSÃO DA FESTA NA RÁDIO CARNAVALESCO

brilho-serieb_apresentacao_003– Essa premiação é de uma importância muito grande porque muitas dessas pessoas que estão aqui representam as raízes de suas comunidades e, isso é fundamental. Essa iniciativa de vocês é maravilhosa. Vocês não sabem o quanto isso é gratificante. E podem ter certeza, valoriza e engrandece ainda mais o trabalho de cada um que aqui está presente – pontuou.

O idealizador do prêmio, Jorge Arthur das Ferragens, não escondeu a felicidade de poder premiar as agremiações da Série B. Para ele é importante valorizar todos os profissionais do carnaval.

– Queria agradecer ao CARNAVALESCO, mais uma vez, por mais uma parceria. Alberto diz que sou um louco, queria agradecer por ele acreditar em mais essa ‘loucura’. Fiquei encantado com a festa. Todas as escolas vieram nos prestigiar. Foi sensacional! Agora espero reencontrá-los em abril, no dia da grande premiação – elogiou o responsável pelo evento, que quebrou os protocolos e fez uma pausa na apresentação das escolas para homenagear, mais uma vez, o site CARNAVALESCO.

brilho-serieb_apresentacao_004– O troféu de apresentação é uma homenagem para equipe do CARNAVALESCO. Esses caras têm um papel importantíssimo no carnaval – elogiou Jorge Arthur das Ferragens.

Marcelo Pacífico foi quem comandou a festa, acompanhado do grupo Realidade Carioca, e convocou as agremiações a se apresentarem respeitando a ordem oficial do desfile. A casa estava lotada e as escolas fizeram bonito, resultado; ninguém ficou parado.

O momento ‘fofo’ da noite foi protagonizado pelo terceiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fernando (14 anos) e Aghata (11), da Mocidade Unida de Santa Marta. A duplinha se apresentou com garra e vitalidade deixando muito marmanjo boquiaberto com a desenvoltura, sob os olhares atentos dos pais. Os dois são jovens, mas não estreantes. Os irmãos dançam juntos há três anos, sendo dois nesta agremiação.

– Nós ficamos super orgulhosos e fazemos de tudo para que eles possam dar continuidade ao trabalho que vêm fazendo – pontuou Wandrey Pereira, pai da dupla.

Diferencial das escolas do Grupo de Acesso

Muito se fala no ‘carnaval da crise’, devido ao momento financeiro que o Brasil está passando. Mas se tem uma coisa que as escolas da Série B sabem fazer é driblar o baixo orçamento. Marcos Dentinho, diretor da Liesb, aponta a criatividade como a melhor saída para fazer o espetáculo mesmo com pouca verba.

– É preciso ter muita criatividade e força de vontade, além da união das comunidades. Podem ter certeza que na terça-feira de carnaval iremos apresentar um evento belíssimo na emoção, na criatividade, no espetáculo. Vai ser sensacional – garante.

Integrantes das escolas falam da premiação para Série B:

DAVI – PRESIDENTE DA VIZINHA FALADEIRA

brilho-serieb_apresentacao_009

– É maravilhoso ter o CARNAVALESCO e a Sempre Vila valorizando as escolas da Intendente Magalhães. Todos nós da Série B estamos muito felizes com esse reconhecimento.

ANDERSON BALA – INTÉRPRETE DA CAPRICHOSOS

brilho-serieb_apresentacao_018

– É uma honra ter o CARNAVALESCO e a Sempre Vila prestigiando o trabalho que realizamos na Série B, na Intendente Magalhães. Lá é o carnaval do povo, sem glamour, mas é o carnaval do povo. Ter um site especializado em carnaval olhando para gente faz com que façamos um trabalho com muito mais gosto, aumenta mais ainda nosso prazer.

CASAL DO JACAREZINHO

brilho-serieb_apresentacao_024

CAROL – Se a gente receber esse prêmio vai ser um sonho. Trabalhamos o ano inteiro para isso. Ganhar esse reconhecimento, ter esse olhar voltado para o nossos trabalho é muito importante.

SERGINHO – É muito gratificante a gente ter esse reconhecimento, passaremos pela Intendente com um objetivo a mais, que é o de conquistar o prêmio do CARNAVALESCO. Acho uma ótima ideia e um incentivo maior pra gente, ainda mais pra mim que sou fominha de prêmio. Sem dúvida é um incentivo a mais para todos nós. Parabéns pela ideia do prêmio.

TUNINHO JÚNIOR – INTÉRPRETE DA CABUÇU

brilho-serieb_apresentacao_030

– O CARNAVALESCO é o melhor site especializado em carnaval que existe. E, em meu primeiro ano como interprete oficial, ter a oportunidade de ser agraciado com um prêmio é sensacional, e para o carnaval isso é ainda mais essencial. Vou trabalhar ainda mais em busca também desse objetivo.

VINICIUS RANGEL – DIRETOR CARNAVAL DO ENGENHO DA RAINHA

brilho-serieb_apresentacao_040

– A iniciativa da Sempre Vila junto com o CARNAVALESCO de premiar a Série B é ótima. Estamos, não só nós do Engenho da Rainha, mas todas as escolas, preparando um bonito carnaval. Acho que as escolas da Intendente tem o perfil do verdadeiro carnaval, aquele carnaval antigo, de raiz, e a mídia esquece um pouco isso. O CARNAVALESCO abraçando o carnaval da Série B, para a gente é maravilhoso.

AMANDA RODRIGUES – PORTA-BANDEIRA DA LEÃO DE NOVA IGUAÇU

brilho-serieb_apresentacao_041

– O carnaval da Intendente Magalhães realmente precisa desse apoio. E, sem dúvida, a gente trabalha mais incentivado, sabendo que nosso trabalho está sendo ainda mais reconhecido e valorizado. Espero levar esse prêmio para casa.

CASAL DO FAVO DE ACARI

brilho-serieb_apresentacao_060

BRUNA – Esse reconhecimento é de grande valor. Agora é a gente se empenhar, mostrar nosso trabalho, para nos tornarmos merecedores desse prêmio.

FABIO – É uma grande oportunidade para nós que trabalhamos na Série B. Vamos trabalhar para conquistar esse prêmio.

MARDERSON – INTÉRPRETE DA EM CIMA DA HORA

brilho-serieb_apresentacao_063

– Hoje, eu não falo só em meu nome, mas falo em nome de todos os interpretes da Série B que é muito gratificante sermos reconhecidos de alguma forma. Fico muito feliz pelo CARNAVALESCO e a Sempre Vila se preocupar conosco. Isso faz com que cada vez mais a gente se dedique para fazer um brilhante carnaval.

DIGÃO – INTÉRPRETE DO SANTA MARTA

brilho-serieb_apresentacao_072

– A gente precisa de um pouco mais de visibilidade, de projeção. Ter o CARNAVALESCO e a Sempre Vila dando esse carinho e esse suporte para gente é muito bom, só temos a agradecer.

CASAL DO ARAME DE RICARDO

brilho-serieb_apresentacao_082

ALANA COUTO – É sempre bom ter o reconhecimento de um trabalho de um ano inteiro, por toda dedicação que nós temos, toda dificuldade que passamos para fazer o carnaval da Intendente Magalhães. Então é sempre um incentivo a mais para continuarmos dando o nosso melhor.

ROBERTO VINICIUS – É muito bom ver as escolas que desfilam na Intendente, aparecendo, crescendo, tendo visibilidade. Com a importância que o CARNAVALESCO tem, levar esse prêmio para a Intendente dá um gás maior para todas as escolas.

BRUNA SANTOS – PORTA-BANDEIRA DA UNIDOS DE BANGU

brilho-serieb_apresentacao_092

A Série B precisa ser mais valorizada, acho muito importante termos um prêmio especial para a gente que desfila na Intendente. É uma iniciativa maravilhosa e está incentivando ainda mais a gente.

LICO MONTEIRO – INTÉRPRETE DA UNIDOS DA PONTE

brilho-serieb_apresentacao_095

– Sou parceiro do Jorge Arthur no samba-enredo de 2017, ele havia comentado comigo da vontade de fazer um prêmio para a Série B. Acho que o grupo merece sim esse reconhecimento, nessas 13 escolas que irão se apresentar na Intendente Magalhães existem grandes profissionais. Fico muito feliz de ver o CARNAVALESCO, em parceria com o Arthur e a Sempre Vila realizando tudo isso.

MONIQUE RIZETTO – RAINHA DA TRADIÇÃO

brilho-serieb_apresentacao_098

– É importantíssima essa valorização, esse carinho do site CARNAVALESCO e da Sempre Vila de ter pensado na gente. A gente faz tudo com tanto carinho, para a gente é como se fosse o Grupo Especial, é tão importante quanto. É maravilhoso, um carinho sensacional. Vamos nos sentir muito feliz com qualquer uma que ganhe, porque nos sentiremos representadas. Em nome de todas as rainhas eu agradeço por vocês terem lembrado da gente. A gente investe e tem carinho pelo pavilhão também.

RAPHAELA – PRESIDENTE DA TRADIÇÃO

– Quero parabenizar o site CARNAVALESCO e a Sempre Vila. Esse reconhecimento é muito importante, dá um ânimo para a gente que luta o ano todo para colocar o carnaval na rua. A gente sabe que a Série B não é televisionado, não tem grande exposição na mídia, acho essa atitude muito boa e que só tem a engrandecer cada vez mais a nossa festa.

Confira as categorias do Prêmio Brilho da Série B

Desfile Campeão
Melhor Bateria
Melhor Alegoria
Melhor Conjunto de Fantasias
Melhor Samba-enredo
Melhor casal de Mestre-sala e Porta-bandeira
Melhor Comissão de Frente
Melhor Intérprete
Melhor Ala de Baianas

Prêmio Especiais

Destaque do Especial
Destaque da Série A
Melhor Conjunto de Imagens do Carnaval 2017