Final da Portela: Danielle e Alex vão usar figurino produzido na Inglaterra

Rende novos frutos a visita que representantes da Birmingham City University fizeram à Portela há cerca de dois anos. Na ocasião, eles foram recepcionados por uma comitiva portelense que incluía a porta-bandeira da Azul e Branco, Danielle Nascimento. Em junho deste ano, a história teve mais um capítulo: Danielle visitou a universidade no Reino Unidos ao lado do marido, Cláudio Falavinha, e levou um pouco da cultura do carnaval carioca para território britânico. Com a visita, surgiu a ideia de um figurino para o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela que fosse desenhado pelas alunas do curso de Moda e Design da Birmingham University para que Danielle e Alex Marcelino vestissem durante a final de samba da agremiação nesta sexta-feira. Ainda fazendo mistério sobre o figurino, Danielle contou ao CARNAVALESCO que a roupa foi inspirada nos anos 30 e que o projeto teve um custo de cerca de R$ 180 mil para a universidade:

– Esse foi um projeto desenvolvido pela professora Louise, da Birmingham City University, ao lado de três alunas da faculdade de Modas e Design. Entre o custo do figurino e as viagens realizadas durante o processo, foram gastos cerca de R$ 180 mil. Eles fizeram a nossa roupa, minha e do Alex, baseada na década de 30, isso foi fruto de uma pesquisa deles. Nós amamos, trata-se de uma roupa típica, de alta costura, super diferente – conta Danielle.

Ela e Alex receberam o figurino das mãos da professora britânica em um hotel carioca, mas só vão mostrar o novo traje ao público na noite de sexta. O intercâmbio de ideias entre brasileiros e ingleses rendeu, segundo Danielle, grandes conquistas dos dois lados. Enquanto o casal portelense presenciará a escolha do samba para 2016 com seu novo figurino, uma das alunas inglesas que o desenvolveu, chamada Gaya, conquistou uma vaga para lecionar na Finlândia graças ao projeto desenvolvido:

– Uma das alunas da Birmingham que desenvolveu o projeto, a Gaya, ganhou uma vaga para dar aulas na Universidade de Helsinque, na Finlândia, por conta desse figurino. Fiquei muito feliz com a notícia! A professora Louise está no Rio, entregou o nosso figurino e fará novos ajustes na minha roupa, porque emagreci muito. Só vamos revelar o figurino na noite da grande da final – afirma a porta-bandeira, apostando no mistério.

A final de samba da Portela ocorre nesta sexta-feira, a partir das 22h.