Final da Porto da Pedra: compositor José Ricardo revela que samba idealiza sonho do carnavalesco

Por Eduardo Fonseca

porto-da-pedra-samba-1Nesta noite na grande final da Porto da Pedra a parceria dos compositores Fernando Macaco, Vadinho, Jarrão, Professor José Ricardo, Celinho, Pierre, Bruno Falcão e Alexandre Borges tem como trunfo a idealização do sonho do carnavalesco Jaime Cezário. Em entrevista ao CARNAVALESCO José Ricardo detalha como fazer para sair vencedor esta noite. Confira a entrevista:

– Por que seu samba merece ser o campeão?

Joséé Ricardo: “Nosso samba é, como diz o poeta, “é um sonho sonhado”. O carnavalesco idealiza o enredo e nós realizamos o sonho dele. Pensamos não só um samba, uma obra para o desfile, um convite à escola inteira a sonhar e fazer um grande desfile. Quando você a vê a quadra toda, os amigos, os vizinhos, a sua cidade vibrando e cantando seu refrão a plenos pulmões me dá a certeza que esse samba nasceu pra brilhar, foi gerado pra ser campeão”

– Qual é sua parte predileta do samba?

José Ricardo: “Um samba é uma “colcha de retalhos” onde palavras ficam soltas e tem um dedo de um numa frase, dedo de outro noutra frase, fica difícil ter uma parte que mais agrada. Nós escrevemos, reescrevemos várias vezes. E, quando chego a hora de gravar, trocamos uma palavra ou outra para se adequar a melodia. Também mexemos na melodia para melhor se adequar a letra. Por isso, é difícil dizer que tenho uma parte preferida. Porém, ouvir da comunidade cantando que:
“É hora de relembrar o repertório / nos programas de auditório/ neste dia de coroação/ o baile hoje é na folia / São Gonçalo anuncia / eu quero a consagração”. É uma emoção muito grande. Sensação de dever cumprido.

– Quanto em média a parceria acha que gastará em toda disputa e o que levará para apresentação na final?

José Ricardo: “Em tempos de crise, a criatividade aflora um pouco mais. Gastamos em torno de R$28 a 30 mil. Apesar da crise, a Porto da Pedra, merece o melhor dos seus compositores. Para final vamos com uma equipe de palco muito boa e temos uma torcida que tem crescido a cada apresentação. E o restante é o nosso segredo. Contamos com todos os que acompanham o site Carnavalesco para torcer, brincar e se divertir com a parceria 9 e ver de perto o que vamos aprontar na próxima sexta-feira”