Fú diz que faltou planejamento ao Salgueiro em 2011 e revela planos para a escola

Depois de presidir o Acadêmicos do Salgueiro por sete anos, Luiz Augusto Duran, o Fú, tentará voltar ao comando da Acadêmia do Samba para o mandato presidencial dos próximos três anos. A eleição na Vermelho e Branco acontece neste domingo, na quadra da escola, e Fú terá como adversária a atual presidente Regina Celi, que também é sua ex-mulher. Em entrevista ao CARNAVALESCO, o ex-dirigente de 54 anos, líder da chapa 'Salgueirenses Unidos', que tem Mauro Torrã como vice, revelou o que pretende fazer na agremiação caso vença o pleito.

Planos e projetos para o Salgueiro
Os meus planos são aqueles que já vinha desenvolvendo quando era presidente. Dar ênfase aos trabalhos sociais, promover cursos profissionalizantes dentro do Salgueiro e, é claro, fazer Carnaval. Esse é o principal objetivo. Manter o Salgueiro sempre disputando os títulos, valorizando a comunidade.

Pontos discordantes da atual gestão
Olha, eu não posso dizer com muita propriedade sobre aquilo que discordo, até porque não estou dentro da administração para saber, mas já me disseram que a ala dos compositores está uma bagunça e a velha-guarda e a ala das baianas não se sentem mais tão à vontade na escola, isso é grave, são os baluartes do Salgueiro. Eu não gosto muito de comentar sobre isso não. Todos sabem que a atual presidente é minha ex-mulher e qualquer coisa que eu fale vai ficar parecendo recalque. Prefiro que os associados falem os problemas que enfrentam dentro do Salgueiro hoje.

Origens no Salgueiro
Cheguei ao Salgueiro com apenas 14 anos, era torcedor e passei a desfilar. Depois me afastei e voltei em 1992. Trabalhava com o sr. Miro e sempre tive uma amizade muito grande com a família Garcia. Em 1998, o Maninho me convidou para ser vice-presidente da escola e posteriormente presidi o Salgueiro de 2001 a 2008.

 Carnaval 2011
Acho que a única coisa que estragou o desfile em 2011 foi o incêndio nos barracões. Duas escolas que sofreram com o fogo desfilaram muito bem. A União da Ilha, principalmente, e também a Grande Rio, deram uma demonstração de garra e seriedade. A Ilha daria muito trabalho se tivesse pontuado. Sobre o resultado não tenho nada a dizer, achei merecido. Acho até que o Salgueiro foi beneficiado, ficou parado dez minutos na Avenida e ainda ficou em quinto. Se a Ilha tivesse pontuado talvez ficasse na frente do Salgueiro.

Salgueiro 2011
Não sou o dono da verdade, mas acho que houve uma falha entre o carnavalesco e a comissão de carnaval. Para levar um carro daquele tamanho teria que ser feito um planejamento melhor. É uma pena. O Salgueiro estava com um grande Carnaval, muito bonito, mas foi penalizado justamente.

Profissionais que estão hoje na escola
O primeiro passo a ser dado é vencer a eleição. Ainda não posso te adiantar se farei alguma mudança caso eu ganhe. Depois quero conversar individualmente com cada segmento e a diretoria para analisar cada caso em separado, mas ainda não há nada definido.
 
Momento inesquecível com o Salgueiro na Avenida
Com certeza Candaces (2007). Acho que aquele desfile não é unânime só dentro do Salgueiro, mas para todos que acompanham o Carnaval. Saí da Avenida com a certeza de um grande trabalho feito. Foi um desfile maravilhoso, aí na hora da apuração ficamos em sétimo lugar.

Chances de vencer a eleição
Eleição é uma caixinha de surpresa né, meu amigo. Todo mundo pensava que a Dilma seria eleita no primeiro turno e não foi isso que aconteceu. Eu confio no trabalho que eu fiz quando estava na presidência, as pessoas precisam avaliar os dois lados e escolher um. Estou confiante, mas eleição sempre revela algumas surpresas.

Recado para os salgueirenses
Gostaria que a família salgueirense comparecesse à quadra no próximo domingo e prestigiasse a nossa chapa. Peço para que eles não votem na figura do Fú ou da Regina. Que eles saibam medir o que é melhor para a escola e façam a sua escolha.