Gaviões tem problemas em alegorias e fantasias em seu desfile e campeãs pode ficar distante

gavioes_desfile2018_-25Havia uma expectativa maior com relação aos Gaviões da Fiel este ano se comparado ao últimos carnavais. Com um dos melhores sambas do carnaval a escola fez um desfile comprometido em alguns quesitos, principalmente os visuais. O conjunto de alegorias e fantasias da escola apresentou problemas de acabamento. Os figurinos em algumas alas tinham pouca decoração. O terceiro carro passou apagado pelo Anhembi e o abre-alas, que era belíssimo, tinha composições sem fantasia. Os problemas prejudicam a intenção da escola de desfilar na próxima sexta-feira entre as primeiras colocadas.
gavioes_desfile2018_-18Enredo
O Grêmio Gaviões da Fiel Torcida fez de seu enredo o resgate da essência ancestral do índio brasileiro, em especial a saga dos índios Guarus, que tiveram seu destino traçado pelas forças sagradas dos deuses da mitologia Tupi-Guarani, ao chegar na Terra com a missão de resgatar a essência de prosperidade e paz. No setor de abertura ‘Os Segredos de Tumé Arandu e a Grande Profecia Tupi’, no primeiro a abordagem intitulada ‘No Dilúvio de Fogo, a Ira de Tupã… Ritual de Purificação’. Em seguida no segundo setor ‘No Ressurgimento da Vida Resplandecem os Guarus, os Mensageiros de Rudá!’. Em um terceiro momento ‘A ‘Maldição Dourada’… Eis o Ciclo do Ouro e a Missão da ‘Pele Escura’ na Terra dos Guarus’. O penúltimo setor abordou ‘Bons Ventos Trazem a Bonança… A Esperança na Prosperidade e Nos Novos Tempos’ e o setor derradeiro trouxe ‘O Presente e o Futuro Se Encontram na Terra dos Guarus… Um Futuro de Progresso e Paz… Cumpre-se a Profecia no Meu Carnaval!’.
gavioes_desfile2018_-19Comissão de Frente
A comissão do Gaviões representou ‘Os segredos de Tumé Arandu e a grande profecia Tupi’ no desfile. Tumé Arandu – dono de vasta sabedoria acerca dos mistérios da vida e filho mais velho de Tupã (Deus Maior na mitologia Tupi, que jamais pode ser visto ou materializado) se juntou aos homens na Terra e trouxe à luz segredos guardados desde os primórdios da criação. Segredos que deveriam ser passados de geração a geração, e só revelados àqueles que nasceram com a missão de lutar e defender sua raça, suas crenças, sua cultura. Exatamente como fazem os índios guerreiros da tribo Tupi na representação no Anhembi. A constatação de que os guerreiros Tupi haviam perdido a pureza faz com o sábio ancião revele a profecia Tupi.
gavioes_desfile2018_-35Alegorias e Adereços
Na representação do carro abre-alas, o Criador (Tupã – Deus Maior na mitologia Tupi-Guarani que jamais pode ser visto ou materializado) investiu-se de um furor divino e fez com que três salamandras personificassem sua ira, iniciando um dilúvio de fogo sobre a Terra. Na segunda alegoria, Rudá, o Deus do Amor, em vez de contentar-se com o papel de favorito de Tupã, preferiu converter-se em defensor obstinado da natureza e da humanidade. Enviado dos céus, recebeu a missão de completar o restabelecimento da vida na Terra. No terceiro carro, a força da presença negra na terra dos Guarus evidencia uma ancestralidade tribal vigorosa traduzida na arte, na cultura e, principalmente, na religião. Em seu quarto carro o desfile do Gaviões, os Guarus, após conhecerem o modelo de vida baseado na produção industrial, vivenciaram um dilema típico da sociedade moderna: preservar a essência indígena aprendida nos valores ancestrais ou se render ao ritmo mecanizado e metódico do mundo moderno? O desfile se encerrou com o carro onde os Guarus, mensageiros do amor, recebem ao mundo todo de braços abertos. Em seu chão encontra-se um local de chegadas e partidas, que serve de portal do novo tempo, pronto a acolher a quem chega, proporcionando sonhos e oportunidades. Sonhos que pousam e decolam nas asas de pássaros de aço. No abre-alas composições sem fantasia comprometeram o conjunto. A segunda alegoria passou apagada no desfile. O carro apresentou graves problemas de acabamento.
gavioes_desfile2018_-44Bateria
A bateria Ritimão representou no desfile a figura central do enredo do Gaviões. Antes do apocalipse indígena, o criador escolheu um único homem – por sua infinita bondade – que se juntou aos seres sagrados. Rudá, que foi morar no céu e lá, consagrado Deus do Amor. Ali, em vez de contentar-se com o papel de favorito de Tupã, preferiu converter-se em defensor obstinado da natureza e humanidade. Enviado dos céus, recebeu a missão de completar a recriação da vida na Terra.
gavioes_desfile2018_-65Fantasias
O conjunto seguiu um padrão atéseu último setor, quando materiais distintos daqueles empregados ao longo de todo o desfile estiveram presentes. O conjunto careceu também de uma leitura mais facilitada para demonstrar os figurinos na avenida. O Grêmio Gaviões da Fiel Torcida exibiu no contexto do seu desfile Grupos Cênicos que utilizaram indumentárias diversificadas das apresentadas pelas Alas de Enredo constantes no roteiro oficial de desfile. As baianas representaram a mãe terra, que se fez novamente vigorosa e fértil para alimentar o ressurgimento da vida após o dilúvio. O conjunto esteve prejudicado por uma ala após o abre alas com um figurino quase sem decoração, apenas um colã para cobrir o corpo.
gavioes_desfile2018_-73Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Wagner Lima e Adriana Mondjian representaram na apresentação o ritual de purificação. Passam gerações. A vida na terra se torna cada vez mais sombria e as trevas da maldade dentre os Tupis despertam em Tupã – o deus maior – o descontentamento que o faz decidir pela aniquilação de tudo e de todos. É chegada a hora de se iniciar a profecia revelada pelo sábio profeta: Dizimar a vida na Terra em busca da renovação. Das trevas, a ira de Tupã. Da ira de Tupã, a centelha de fogo. Do fogo, o ritual de purificação, representado pelo casal na avenida.
Samba, evolução e harmonia
Um dos sambas mais elogiados da safra paulistana não teve uma boa atuação na avenida. Apesar da boa atuação do intérprete Ernesto a comunidade não cantou a obra em toda a sua extensão, apenas nos refrões.

Um comentário em “Gaviões tem problemas em alegorias e fantasias em seu desfile e campeãs pode ficar distante

Os comentários estão desativados.