Grande Rio pisa forte e parceria de Márcio das Camisas vence disputa de samba para Carnaval de 2016

Um golaço! É assim que pode ser chamada a festa que a Grande Rio preparou para consagrar, na madrugada deste domingo, a parceria dos compositores Márcio das Camisas, Mariano Araújo, Competência, Kaká e Dinho para dar o tom da sua homenagem a cidade de Santos no Carnaval de 2016. É a terceira vitória de Márcio e Mariano na agremiação, a segunda de Competência e a primeira de Kaká e Dinho. A conquista da parceria foi contemplada com um momento muito marcante para a agremiação: foi a noite em que o jogador Neymar coroou a nova rainha de bateria da escola, a atriz Paloma Bernardi. A dupla, junto com as cinco parcerias finalistas, foi responsável por levar um público numeroso para a tricolor de Caxias que viu sua quadra ficar lotada nas primeiras horas do evento.

OUÇA AQUI O SAMBA DA GRANDE RIO PARA 2016

* VÍDEO: VEJA AQUI O ANÚNCIO DO SAMBA DA GRANDE RIO PARA 2016

* VÍDEOS: VEJA APRESENTAÇÕES DOS SAMBAS NA FINAL

* VEJA AQUI: Luis Carlos Magalhães comenta o resultado da Grande Rio para 2016

Desde que Neymar e a atriz chegaram à quadra, os flashes das máquinas fotográficas e aparelhos celulares não pararam um minuto sequer. Registrado também foi o momento em que o presidente de honra da agremiação, Jayder Soares, rouco após a noite de samba na escola, anunciou aos presentes o hino da Grande Rio para 2016. Com o refrão 'Pisa forte, Grande Rio, é pura emoção', a vitória da parceria realmente fez compositores, torcedores e cantores pisarem forte no palco da agremiação por volta das 4h15 da manhã e formarem uma bela festa que durou até a Invocada de Caxias seguir cantando o novo samba até os portões da quadra com o dia já claro.

VEJA AQUI FOTOS DA FINAL

Mestre Thiago Diogo frisou que o momento é de focar na gravação do CD. – A partir de amanhã (segunda) já é foco total no ritmo e nas possíveis bossas para encaixar nesse samba até a gravação do CD. Temos pouco tempo, pois já gravamos na próxima sexta, mas a ideia é fazer uma gravação com a nossa pegada e proporcionar mais um show para todos vocês.

O compositor Márcio das Camisas já havia conquistado vitórias na disputa da Grande Rio em 2006 e 2007. Para conquistar a terceira vitória, ele criou, junto com a parceria, um refrão marcante e que tem como mote o verso 'pisa forte, Grande Rio'. A frase virou o lema dos torcedores do samba, transformou-se em hashtag e chegou a ser utilizada para tematizar adesivos e camisetas. Márcio contou ao site CARNAVALESCO que considerou a disputa acirrada, mas que sentiu sua obra ser abraçada pela comunidade caxiense:

– Tivemos vários bons na nossa disputa, não só os nossos cinco que estavam nessa final. A nossa semifinal teve sete bons sambas. Foi uma vitória muito difícil. Nos encontramos quatro vezes para fazer esse samba, na quadra do meu grande parceiro Kaká. Considero a disputa de samba como uma campanha e a nossa campanha teve como slogan o 'pisa forte Grande Rio'. Tivemos vários segmentos nos apoiando, independente de ser o samba do Márcio, foi o samba que a comunidade abraçou, por isso merecemos ser campeões – disse Márcio.

* VEJA FOTOS DA FESTA DA PARCERIA CAMPEÃ

A apresentação da parceria campeã foi, sem dúvida, a melhor da noite. O samba começou por volta das 2h40 da manhã. Com uma torcida muito numerosa, foi o que mais mexeu com o grande público da quadra e, para isso, contou com o canto forte dos torcedores, a marcante interpretação de Quinho e atrações que dinamizaram a apresentação, como as inúmeras bolas nas cores da escola e nas cores do Santos Futebol Clube, além de balões infláveis com o formato de peixes, em referência ao mascote do time, bandeiras com os rostos dos jogadores citados no enredo e até acrobatas circenses encantando o público da quadra. No palco, compositores e cantores da parceria pisavam forte toda vez que o refrão era tocado, fazendo a estrutura tremer em diversos momentos. Isso se refletia na torcida, que foi inegavelmente a mais numerosa e empolgada da noite. Além do refrão principal, os versos 'Ê! Menino bom de bola, no destino deu olé (olé… olé)' também eram responsáveis por levantar ainda mais o samba durante sua apresentação de canto forte e contínuo, durante os vinte minutos pré-estabelecidos.

OUÇA COMO PASSOU NA FINAL O SAMBA DA PARCERIA DE MÁRCIO DAS CAMISAS

O jogador Neymar, citado no samba com o verso 'Na corte tem Neymar, ousadia e alegria' falou ao público presente na quadra durante a coroação da rainha Paloma Bernardi. Ao lado da atriz da TV Record, ele se declarou contente em participar do momento: – Estou muito feliz e é uma honra fazer parte da história de Santos. Tenho orgulho em fazer parte desse projeto e também estou contente em participar da coroação da nova rainha – declarou ele ao público, sendo ovacionado pelos integrantes da escola. Acompanharam de perto a coroação o promoter David Brazil e a ex-rainha de bateria Paola Oliveira, além do namorado de Paloma Bernardi, o ator Thiago Rodrigues. O momento foi o grande frisson da noite e entrou pra grande coleção que a escola de Caxias tem de lembranças marcantes ao lado de personalidades importantes. A presença de Neymar na quadra foi registrada por veículos de imprensa de todo o Brasil, inclusive de Santos, e também da Espanha, país onde o craque joga pelo Barcelona.

Samba terá mudança e ensaios começam na terça-feira

O diretor de carnaval da Grande Rio, Ricardo Fernandes, revelou ao site CARNAVALESCO que a obra escolhida sofrerá ajustes para a gravação do CD, que ocorre na próxima sexta-feira, na Cidade do Samba. A letra do samba perderá uma repetição para que, segundo Ricardo, a obra possa fluir melhor. Os compositores foram comunicados sobre a mudança alguns minutos após a vitória, ainda no palco da quadra. Ricardo também definiu o seu critério para escolher um samba entre os cinco finalistas: – O samba vai ter alguns ajustes, algumas lapidações. Pretendo tirar o bis que há no meio do samba para torná-lo mais fluente. Vou só repetir a melodia sem repetir a letra. O meu critério para fazer a minha escolha pessoal pelo samba é observar aquele que tem penetração na nossa comunidade e que tecnicamente fará a escola desfilar bem – afirmou.

VEJA FOTOS EM TEMPO REAL DA FINAL

Decisão essa que vai de encontro aos preparativos para o desfile da escola de Caxias que estão ocorrendo no barracão da Cidade do Samba. Conforme Ricardo Fernandes contou ao CARNAVALECO, o cronograma de produção das alegorias e fantasias está em dia e o samba escolhido vem para complementar essa preparação: – O barracão da escola está dentro do planejado. Segue dentro do cronograma, com carros já indo para a madeira e a reprodução de fantasias acontecendo. Tudo em ordem rumo ao nosso Carnaval 2016 – finalizou o diretor de carnaval.

Segundo Thiago Monteiro, diretor de harmonia da Grande Rio, pelo terceiro ano consecutivo, a escola de Duque de Caxias vai doar 100% de suas fantasias para a comunidade.

LEIA AQUI: Neymar aparece na quadra e encanta componentes da Grande Rio

Suspense na roupa do casal

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Daniel e Verônica, revelou que agora vão montar a coreografia da dança. – Estávamos esperando a escolha do samba para montarmos a coreografia baseada na letra do samba. Agora é ensaiar para fazer o melhor possível no dia oficial – contou Daniel. Verônica fez suspense sobre a fantasia. – Não podemos revelar o que vamos representar. O que dá para adiantar é que teremos um figurino belíssimo a altura do que a comunidade de Caxias merece para ser representada na Avenida.

Barracão já conta com esculturas e pode receber festa de protótipos

Fábio Ricardo, o carnavalesco da Grande Rio e o responsável por construir a homenagem da escola a cidade de Santos, classificou os cinco sambas finalistas como adequados à sinopse proposta por ele em conjunto com o pesquisador Roberto Vilaronga. Em sua visão, qualquer uma das obras que se apresentaram nesta madrugada na quadra da Grande Rio poderiam representar bem a escola em 2016: – Todos os sambas que chegaram a final, podem levar o carnaval da Grande Rio. Estão dentro do enredo. Vence o que for melhor para a nossa passagem pela Avenida. Cabe à direção de carnaval junto aos presidentes decidir o que vai ser melhor para o povo de Caxias e agora também para o povo santista cantar no carnaval – afirma Fabinho.

No barracão, local onde é Fabinho quem dá a palavra final, os preparativos para o desfile estão em ordem. O carnavalesco conta que o espaço já conta com a produção de escultura para os carros alegóricos e também com a finalização dos protótipos das fantasias da agremiação e revela que talvez ocorra uma festa de apresentação desses figurinos: – Já estamos finalizando nossos protótipos. Talvez façamos uma apresentação, porque como o nosso presidente gostou muito dos figurinos e do que ele já viu, existe a possibilidade de que ele faça uma festa de apresentação interna no nosso barracão. Nossas alegorias já passam pela fase da madeira e temos esculturas em andamento.

'O samba é como uma roupa pra mim', diz Emerson Dias

Bem vestido com um figurino nas cores da escola, o intérprete Emerson Dias foi responsável por diversos momentos marcantes da noite, incluindo a apresentação dos sambas memoráveis da escola e também o anúncio do resultado para 2016 e a primeira interpretação oficial da obra campeã. A sua afinidade com a comunidade caxiense é tanta que o seu bordão 'Ei, psiu' é repetido pela comunidade antes de seu grito de guerra. Se o figurino foi escolhido a dedo para a noite especial, Emerson define que o samba também deve ser escolhido assim: – A escolha de um samba pra mim é como escolher uma roupa: eu vou escolher exatamente aquele que se encaixa com meu jeito de cantar. Tivemos uma safra muito produtiva e proveitosa aqui na Grande Rio – definiu ele. 

Confira como foram as apresentações das outras quatro parcerias finalistas:

Parceria de Deré: apesar da numerosa torcida, o samba não empolgou a quadra em seu ápice de lotação. Contando com bolas e bandeiras nas cores da escola, a torcida cantou o samba de forma pouco expressiva e ainda fria, talvez por se tratar da primeira apresentação da noite. Não houve aparente apoio dos segmentos da escola durante a apresentação. O cantor Tinga foi o destaque, realçando as qualidades da obra com sua interpretação. O refrão principal ('Vou mergulhar, lavar minha alma') foi o trecho mais cantado.

Parceria de Paulo Onça: Tematizada nas cores do Santos Futebol Clube, a torcida de Paulo Onça levou para a quadra um encontro entre as cores da agremiação e do clube paulista. A apresentação contou com mais empolgação do que o samba anterior, mas não pode ser comparada à apresentação da parceria campeã. O refrão principal, com o verso 'É a Grande Rio que me faz sonhar' foi o trecho que as pessoas mais cantaram e também o que mais emocionou os presentes interessados na disputa.

Parceria de Rafael Santos: Na busca pelo bicampeonato, a parceria não apostou numa torcida extremamente numerosa ou coreografada e repleta de acessórios, pelo contrário. A torcida não foi a mais numerosa da noite, mas cumpriu o seu papel de lutar pela escolha do samba. Para isso, os integrantes contaram com as já tradicionais bandeiras e bolas nas cores da escola. A apresentação teve canto regular e pode ser considera forte. A parceria tem sido chamada 'Samba dos Moleques' dentro da escola. Apesar dos excelentes resultados conquistados com o samba produzido para 2015, os jovens compositores não conseguiram repetir o feito. O verso 'ÔÔÔ… Santos' trouxe o canto dos presentes na quadra para a disputa.

Parceria de Elias Bililico: Última a se apresentar, a parceria teve uma torcida representativa presente na quadra, principalmente por contar com a ajuda santista, conforme prometido. Os compositores receberam apoio de admiradores santistas que estiveram na quadra apenas para a  escolha de samba caxiense. Apesar disso, não houve força suficiente para um equiparamento com a parceria campeã. O refrão 'Chuê chuê, chuá chuá' era cantado pelo público empolgado e sorrindo, mesmo com o horário avançado no momento da apresentação.

A Grande Rio foi a terceira colocada em 2015 e é  a quarta escola a desfilar no domingo de carnaal em 2016. A faixa do seu samba para o CD da Liesa será gravada no dia 16 de outubro, sexta-feira, com alterações na obra escolhida. Em janeiro do ano que vem, ela realiza seu ensaio técnico rumo ao carnaval, mais precisamente no dia 24.