Grupo Especial: Jurados de Mestre-sala e Porta-bandeira devem punir excesso de ‘pulos e coreografias’

0 Flares 0 Flares ×

sambodromo2017_7Os julgadores de mestre-sala e porta-bandeira do Grupo Especial estão atentos às novidades que ano após ano interferem no bailado sagrado de uma das danças mais características do carnaval. Nos últimos anos, eles têm repelido o excesso de coreografias e ousada exagerada, seja na indumentária, ou na dança durante o desfile.

O site CARNAVALESCO conversou com alguns jurados que estarão aptos ao sorteio no domingo de carnaval para o julgamento. Dois deles serão reservas e quatro darão notas aos 12 casais do Grupo Especial. Paulo Rodrigues é primeiro bailarino do Theatro Municipal e estreou no júri em 2016. Ele deixou uma dica importante, principalmente, aos mestres-sala.

– É preciso identificar o que de fato se configura na dança do casal. Ela deve ser arrastada, o mestre-sala não pode pular, ele precisa estar o mais próximo possível da sua porta-bandeira. Ele é o protetor do pavilhão. Os casais precisam estar atentos a isso todo o tempo da apresentação. O bailado tem de ser majestoso, não pode ser bruto. As coreografias dão um molho, mas não podem ser mais importantes que a essência do bailado – indica Rodrigues.

Também bailarina do corpo do Theatro Municipal, Mônica Barbosa deve ir para seu quarto julgamento em 2017 caso seja sorteada entre os módulos 1 a 4 da avenida. Também preocupada com a essência da dança ela indica o que segundo ela é passível de punição através de seu critério de julgamento e o manual do julgador.

– Em cada módulo de apresentação oficial nada pode tirar o protagonismo da dança. Não pode haver nenhum fator que lhe desvie o olhar do bailado. Uma fantasia curta demais de porta-bandeira lhe tira o foco da porta-bandeira, as pernas não podem aparecer. A coreografia eu não sou contra, mas não pode atentar contra a raiz do bailado. Tem de haver um equilíbrio. A estética conta muito, mas o visual precisa ser harmônico – orienta.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×