Junior Duarte vence disputa de samba no Cubango pela quinta vez

'É a vitória da superação'. Essa é a declaração do compositor Junior Duarte, após a final de samba-enredo do Cubango, que aconteceu na noite de segunda-feira, e declarou a parceria de Junior Duarte, Carlinhos da Penha, Huguinho, Coquinho e Felipe de Paula como a grande campeã para o Carnaval 2013. Com o resultado, o compositor Junior Duarte conquistou o pentacampeonato na escola de Niterói. A Acadêmicos do Cubango será a 5ª escola de samba a desfilar, no sábado de Carnaval, pela Série A, com o enredo "Teimosias da imaginação", desenvolvido pelo Carnavalesco Severo Luzardo.


* Ouça aqui o samba do Cubango para o Carnaval 2013

– É especial essa vitória. Minha quinta conquista no Cubango. Eu fui excluído de uma parceria que tinha há seis anos. Fui para minha sétima final e venci. Só tenho que agradecer a comunidade que abraçou o samba dessa que todos puderam ver hoje na final. É a vitória da superação – disse Junior Duarte.


* Clique aqui e veja galeria de fotos da final

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o presidente do Cubango, Olivier Pelé, revelou que a escola vai investir R$ 2 milhões no desfile de 2013. Segundo ele, o samba vencedor atende a sinopse e possui boa letra e melodia. – Temos um grande enredo e a partir de hoje um grande samba – citou Pelé na hora do anúncio do campeão.

Luiz Carlos, diretor de carnaval do Cubango, contou que as fantasias da escola para o Carnaval 2013 já estão quase todas prontas. – Já começamos a adereçar um carro alegórico no barracão – disse. Ele disse que nunca viu, em três anos de Cubango, todos os sambas finalistas com completas condições de serem o hino da agremiação como aconteceu neste ano.

Como foram as apresentações

Parceria de Junior Duarte: O primeiro samba da noite se apresentou bem. O canto da torcida foi forte e empolgou o público presente na quadra. O carnavalesco Severo Luzardo mostrou que conhecia a obra e cantou o samba inteiro. Parceria de Gatto da Cubango: A parceria contou com a torcida nos camarotes. Foi a maior torcida da final. O samba foi perdendo o fôlego durante a apresentação. Parceria de André Quintanilha: A mesma situação vivida com o segundo samba. Na hora apenas do palco, o samba perdeu fôlego inicial. A torcida sozinha não conseguiu segurar o samba inteiro. Nessa apresentação, o presidente do Cubango observou tudo do chão. Antes, ele estava no camarote.


Carnavalesco

Sempre elogiado pelos seus trabalhos no Império da Tijuca, o carnavalesco Severo Luzardo mostrou estar animado com a nova escola e disse que pediu um samba alegre para os compositores. – O samba precisa de animação e falar da arte brasileira – contou. Severo explicou que o enredo vai abordar os artistas brasileiros que vieram do povo. – Será uma galeria de arte a céu aberto.

Marquinho e Andrea, casal de mestre-sala e porta-bandeira, disseram que só vão montar a coreografia a partir de agora com o samba escolhido. Tudo será feito com o mestre Manoel Dionísio, criador da escola de mestre-sala e porta-bandeira. O intérprete do Cubango, Marcelo Rodrigues, revelou que acontecerá nesta terça uma reunião para alterar pequenos detalhes no samba, como o tom e melodia.

Presente na quadra para final de samba, a rainha de bateria, Cristiane Alves, também deu seu pitaco sobre o samba de 2013. – Ele tem que empolgar os componentes e fazer o público presente na Marquês de Sapucaí cantar com a escola. Ainda na bateria, mestre Jonas afirmou que já está com três bossas prontas e que agora é só encaixar no samba.

Comente: