Lan da Renascer não vai ser só o das mulatas, mas de todas as mulheres, afirma carnavalesco

 

 

O cartunista ítalo-brasileiro Lan, enredo da Renascer de Jacarepaguá no Carnaval 2014, é mundialmente reconhecido como o artista que traduziu em traços e cores as curvas das mulatas cariocas e as tornou conhecidas. Entretanto, no desfile da vermelho e branca de Jacarepaguá não serão somente as mulheres negras a serem retratadas, como garante o carnavalesco Marcus Ferreira. – O próprio Lan me pediu para que tívessemos muitas mulheres, não só as mulatas. Ele sempre retratou todas muito bem – disse Marcus ao CARNAVALESCO.

A Renascer de Jacarepaguá, que fez um dos melhores ensaios técnicos da Série A na Sapucaí, assim como outras agremiações do acesso enfrenta graves problemas financeiros e de estrutura para colocar o carnaval na rua. Mas Marcus Duarte garante um desfile bonito da escola. – Nosso carnaval está orçado em R$ 500 mil. Na minha visão não precisamos de luxo ou grandiosidade, mas sim de acabamento, leitura e bom gosto, explicou.

O carnavalesco afirmou em entrevista no barracão da escola que muitos componentes da Renascer pediram a ele um desfile que respeitasse mais as cores da escola. – Estávamos um pouco afastados do vermelho realmente. Por isso optei em algumas alas fazer dois tipos de figurino. Quem for assistir ao nosso desfile verá uma escola de volta às suas tradições cromáticas, prometeu.

O desfile da Renascer começa com uma homenagem ao Salgueiro. Muita gente pode estranhar tal tributo, já que o homenageado é um ferrenho portelense. Marcus Duarte explica o porque dessa opção. – Olívia Marinho, esposa do Lan, fez parte daquele famoso trio que marcou época desfilando pelo Salgueiro nos anos 70 e 80. E como ele me disse uma vez que seus maiores amores são sua esposa e o desenho, achei justa a homenagem ao Salgueiro na aberura da escola, disse. Em 1965 Lan chegou a retratar em desenho a passagem das irmãs Marinho pelo Salgueiro no ano que a escola foi campeã com o enredo “História do Carnaval Carioca”. – Vamos fazer um mini-desfile daquele enredo, já que o Salgueiro é nossa madrinha, disse Marcus.

O segundo setor do desfile da Renascer de Jacarepaguá vai relembrar os desenhos que Lan publica semanalmente até hoje aos sábados nas páginas do jornal O Globo, intitulado “Cariocaturas”, sempre enfocando as belezas do Rio de Janeiro e do cotidiano carioca. É neste setor que vêm as baianas representando as barracas de praia e o Flamengo, clube de coração do cartunista. Em seu terceiro setor a Renascer traz os personagens de Lan dedicados aos terreiros e subúrbios cariocas, como o Malandro do Poste e a Dama do Cabaré. Neste setor virá a bateria representando São Jorge, padroeiro dos ritmistas da Guerreira de mestre Dinho.

O homenageado vem no último setor da escola, que será baseado no livro “As escolas de Lan”, de autoria de Haroldo Costa e caricaturado pelo prório cartunista. A Renascer traz grandes amigos de boemia, a Portela , além claro de Lan na última alegoria. – Os desenhos do livro estarão representados nas alas deste nosso último setor, o dos bambas, afirmou.

Buscando retornar ao Grupo Especial depois de ser rebaixada em 2012, a Renascer de Jacarepaguá será a 4ª escola a desfilar na sexta-feira de carnaval. Em 2013 a escola terminou na 8ª colocação.

Comente: