Leia sinopse da Corações Unidos do CIEP

“Matemática é uma ciência que foi criada a fim de contar e resolver problemas cujas existências tinham finalidades práticas. Teorias das mais complexas contadas por matemáticos sobrevoaram a mente humana […].”

JUSTIFICATIVA
A História da Matemática constitui um dos capítulos mais fascinantes do conhecimento. Permite-nos compreender filosoficamente a origem das idéias que deram forma à nossa cultura e observar também os aspectos da lógica do desenvolvimento humano. Os homens sábios da antiguidade, ao criarem essas idéias, tornaram-se grandes gênios da humanidade que, com um toque de magia, criaram os símbolos numéricos, os sinais, os teoremas e os cálculos tão precisos, fazendo de toda essa história um valioso instrumento para o ensino da ciência dos números que desafia o nosso raciocínio no constante jogo da vida.

SINOPSE
O GRESM Corações Unidos do CIEP apresenta: “Me Conta Quantas Contas Que Eu Te Conto Quantos Contos” – um passeio pela História da Matemática.

É difícil datar na linha do tempo o surgimento da matemática, mas sabe-se que ela sempre esteve presente no cotidiano da humanidade desde a era primitiva, quando o homem pré-histórico juntava bastões de madeira ou de ossos para fazer cálculos ou quando faziam riscos nas rochas. No entanto, as necessidades do dia-a-dia fizeram com que o homem expressasse os números e conjuntos em forma de sinais com os dedos das mãos e dos pés. Assim foi desenvolvendo mais ainda o seu aspecto intelectual e, consequentemente, tempos depois, foi aprimorando a sua capacidade de fazer pesquisas e cálculos, um verdadeiro quebra-cabeça, que acabou resultando em grandes e magníficas descobertas.


Aflora, então, a nossa conhecida Ciência Matemática nas civilizações egípcia, grega, romana e babilônica que, através de símbolos, documentavam, em papiro ou tábuas de argila fórmulas, operações, frações e cálculos para as atividades de comercialização, criação de rebanhos, arquitetura e urbanismo.


E toda essa história não ficou só por aqui. Tempos depois, os árabes, na sua arremetida, conquistam a Índia encontrando lá um tipo de cultura matemática precisa que se utilizava de algarismos, a qual nomearam Álgebra e Aritmética. Os hindus introduzem também uma novidade esotérica no sistema de numeração: o zero, o que causou uma verdadeira revolução na “arte de calcular” que foi aprimorada pelos árabes. Estes, então, nas suas atividades comerciais, iniciam a propagação da cultura dos hindus pela Europa e pelo Oriente com os denominados “algarismos arábicos”.


Foi, portanto, a partir do surgimento da Álgebra e da Aritmética que a Matemática foi tomando rumos acelerados na era moderna – novas fórmulas, teorias, análises, regras e cálculos com precisão a consolidaram uma ciência bem acabada e exata, que se desenvolveu e resultou sempre de grandes e, até mesmo, arriscados desafios que os antigos matemáticos e estudiosos tiveram pela frente.


A Matemática é, sem dúvida, hoje, aplicada em vários setores – científico (pesquisas), tecnológico, econômico, esportivo e educacional. A História tem mostrado que aquilo que nos parecia pura abstração, mais tarde se revelaria como um verdadeiro celeiro de aplicações práticas. Mais do que uma ciência, tornou-se uma necessidade no nosso cotidiano quando nos utilizamos do dinheiro para comprar, pagar contas ou fazer transações bancárias.


Mas nessa história que eu te conto, não tem complicação – números e contas viram brincadeiras e diversão num mundo de fantasia – Tu me contas quantas contas, que eu te conto quantos contos se faz uma folia.

SETORES QUE COMPÕEM O ENREDO
Setor 1 – O Surgimento da Matemática e Seu Percurso na História da Humanidade
Setor 2 – Brincadeiras Matemáticas
Setor 3 – A Matemática no Nosso Cotidiano

Autores: Bruno Pereira da Silva, Caroline Reis, Gabriel Augusto Ferraz, Gabriel Lucas do Nascimento, Patrick da Silva Gomes, Wiliam Suzo, Yago Gomes e Yan Gomes Tenorio. (Alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro)

Orientação de pesquisa: Prof. Nilton Barbosa Filho
Apoio: Setor de Extensividade da SME/RJ