Livro sobre história da Vila, Viradouro, Estácio e Tijuca aquece ainda mais o mercado editorial

 

 

Uma autêntica noitada de samba e nostalgia. Assim pode ser definido o lançamento do livro “As Titias da Folia – O brilho maduro de escolas de samba de alta idade”, de autoria de Julio Cesar Farias, Luiz Antonio Simas, Marcelo Camões, Vinicius Natal e Fábio Fabato, que além de co-autor da obra é o organizador da série que já teve “As Três Irmãs – Como um trio de penetras arrabou a festa” (sobre Mocidade, Imperatriz e Beija-Flor) e ainda terá outros dois livros a ser lançados, um sobre as irreverentes São Clemente, União da Ilha e Caprichosos de Pilares e outro sobre as tradicionais Mangueira, Portela, Império Serrano e Salgueiro.

 

A festa aconteceu em um bar na boemia da Lapa e contou com a presença de figuras históricas e segmentos das quatro escolas homenageadas: Unidos do Viradouro, Unidos da Tijuca, Unidos de Vila Isabel e Estácio de Sá. Fábio Fabato explicou o motivo do nome escolhido. – Elas são as titias porque só alcançaram a glória já com a idade avançada. A Tijuca foi campeã em 1936, mas só chegou ao grupo das grandes escolas agora com o Paulo Barros – explicou o jornalista ao CARNAVALESCO.

 

Além da tradicional noite de autógrafos, sambas antigos das quatro agremiações foram entoados por lendários intérpretes, como Gera da Vila Isabel e Dominginhos do Estácio. No momento da apresentação estaciana uma surpresa pegou a todos de surpresa, a ex-mulata Luciana Sargentelli compareceu ao palco e se emocionou ao ver as imagens do desfile de 1992 (único título da Estácio no Grupo Especial) em que ela saiu com os pés sangrando por toda a avenida.

 

Fábio Fabato enalteceu o bom momento vivido pela literatura carnavalesca no mercado editorial. – Fico feliz e me sinto um dos pioneiros desta fase, junto com meu grande amigo Aydano André Motta, que também desenvolve um trabalho legal nesse sentido. Os livros desta série não são didáticos, são para o povão conhecer a história do carnaval carioca – afirmou Fabato.

Comente: