Louca pra ganhar o Carnaval, X-9 traz os grandes nomes da história que foram considerados loucos

 

 

Desde que levantou o seu último título em 2000, ao retratar a história do Brasil-Café, já se vão catorze anos. De lá pra cá, praticamente tudo mudou na escola da Zona Norte, até o bairro. Surgida na Parada Inglesa, a escola teve que mudar-se para a Vila Guilherme, pois a antiga quadra era um espaço cedido pela Prefeitura. Com isso, a X-9 passou a enfrentar problemas e do último carnaval, boa parte de sua estrutura mudou. A diretoria foi trocada, assim como o mestre de bateria, que agora é Adamastor, que nos últimos defendeu a Tucuruvi. Permaneceram o casal de mestre-sala e porta-bandeira, João Carlos e Laís, o intérprete Royce do Cavaco, a coreógrafa Yaskara Manzini e o carnavalesco Flávio Campello.

Sobrinho de Arlindo Rodrigues, um dos maiores carnavalescos da história do carnaval, Flávio assina pelo quarto ano seguido o desfile da escola. Após dois anos ao lado de Rodrigo Cadete, o carnavalesco assinou sozinho o carnaval de 2013, e repete a dose esse ano. Com o enredo “Insano – Uma viagem aos confins da imaginação”, a X-9 vai contar a história dos gênios que com suas ideias e ações ficaram imortalizados por muitos que os taxavam de loucos.

O desfile começa com o conflito da mente. A escola promete levar, de maneira divertida e arlequinal, a batalha entre neurônios que muitas vezes gera distúrbios e leva a insanidade. A história do Doutor Franco da Rocha também será contada nesse primeiro setor. Depois a escola vai relembrar os conflitos entre a fé e a ciência. A Santa Fogueira da Inquisição será retratada na avenida, assim como aqueles que sofreram por causa dela. Dante e Joana D’arc, por exemplo.

A tricolor da Zona Norte ainda relembra de Nostradamus, Cristóvão Colombo e Galileu Galilei.
O Rei Luís XVI, Maria Antonieta, Napoleão Bonaparte e Maria I, a louca, também estarão no desfile da X-9, que viajando no tempo chega a um passado não muito distante, onde até Adolf Hitler será lembrado. A escola ainda vai passar pelas loucuras do cavaleiro andante, Dom Quixote e as histórias do Menino Maluquinho, de Ziraldo. Os loucos da ciência e das artes também estão confirmados no desfile da agremiação. Albert Einstein, Beethoven, Van Gogh, Profeta Gentileza e até Raul Seixas fazem parte dessa lista.

Um grande tributo aos mestres da folia será feita por Flávio Campello. Seu tio, Arlindo Rodrigues está na lista de carnavalescos homenageados, que ainda conta com Fernando Pamplona, Maria Augusta, Fernando Pinto, Viriato Ferreira e Joãozinho Trinta. Ainda atuando no carnaval, serão homenageados o carnavalesco do Salgueiro, Renato Lage, a atual campeã do carnaval carioca, e carnavalesca da Mangueira e da Dragões da Real, Rosa Magalhães e o carnavalesco da Unidos da Tijuca, Paulo Barros.

No fim, uma homenagem aos carnavais do Rio e de São Paulo, retratando ambos como se fossem o Palácio do Juqueri, em Franco da Rocha, que abriga pacientes com distúrbios psíquicos. A X-9 Paulistana será a terceira escola a desfilar, na sexta-feira de carnaval.

 

 

Autores do samba: Silas Augusto, Tinga, Jota Soares, Noel, Júnior Fusion, Renan Takacs e Beto Ferraz

Intérprete oficial: Royce do Cavaco

 

Lá vem Zona Norte aí 
É o Juqueri tomando conta da cidade 
Meu paraíso é diferente 
Louco e irreverente 
"Franco" palco da insanidade 
Na mente o conflito é geral 
Inconsequente delírio real 
Graças a deus 
A fé não fez queimar a liberdade 
Dos grandes gênios da humanidade 
Que a história imortalizou

Taca fogo na censura… Loucura! 
A Maria vai sambar com a realeza
A corte despirocada 
Ficou de ponta cabeça 
Imperador enlouquecendo a nobreza

Será… 
Que o personagem na ilusão do escritor 
Se assemelha a visão de um pintor? 
O livro se abre 
A arte revela… Um sonhador 
Em sinfonias imortais 
Eu vou ficar com certeza 
Maluco gerando gentileza 
Aplausos para os grandes mestres da folia 
Insanos operários da alegria 
A delirar, nesta festa popular
 

Maluco, pirado, doido por você 
Hoje a X-9 vai enlouquecer 
Alucinado fora do normal 
Louco pra ganhar o carnaval

 

 

Comente: