Louzada revela que usará frases de Nelson Rodrigues para desenvolver enredo da Viradouro

0 Flares 0 Flares ×

A julgar pela beleza e clareza dos versos contidos na sinopse do enredo  ‘A vida como ela é… Bonitinha, mas ordinária’, escrita pelo carnavalesco Alexandre Louzada, os compositores da Viradouro terão uma ótima fonte inspiração para fazer o samba-enredo da agremiação de Niterói para o Carnaval 2012. Com maciça presença dos poetas da Vermelho e Branco, a diretoria da Viradouro realizou encontro na noite desta quinta-feira, em sua quadra de ensaios, para entregar a sinopse do enredo. Destaque também para a forma como a sinopse foi apresentada. Como se fosse um jornal impresso, Louzada destaca na capa do folhetim que o conteúdo da sinopse é resultado de uma entrevista psicografada com o homenageado Nelson Rodrigues.

Nascido em Niterói, Alexandre Louzada confessou que trabalhar na Viradouro vai além do que um desafio profissional.

– Por ser de Niterói me enquadro nessa missão que é levar a Viradouro de volta ao Grupo Especial. É uma escola que faz falta. Hoje a minha cabeça está dividida entre tantos trabalhos, mas levar a Viradouro de volta eu chamo de missão. Como trabalhador do carnaval eu penso assim. Na outras escolas existe sim um grande comprometimento profissional, mas não tem o friozinho no estômago de ver a Viradouro de novo no Grupo Especial –  afirmou o carnavalesco, que também assinará os desfiles de Mocidade Independente no Rio e Vai-Vai em São Paulo.

O enredo, que já foi da Unidos da Tijuca em 2001 e do Império da Tijuca em 1994, será desenvolvido de uma maneira diferente por Alexandre Louzada. Ele revelou que seria muito difícil sintetizar todo o conteúdo necessário num desfile do Grupo de Acesso e criou uma alternativa para isso.

–  Confesso que foi o desafio mais difícil que eu já peguei. Relutei em aceitar esse enredo porque tinha medo de não fazer algo bem feito com um tema em que eu não era muito íntimo, além da complexidade do personagem. Quando comecei a ler a biografia do Nelson passei a me encantar não só pela obra, mas pela pessoa que ele foi. Através das frases do Nelson Rodrigues eu descobri o seu pensamento sobre a vida e foi aí que eu encontrei uma saída para sintetizar a sua vida e a sua obra.

Mesmo com os anos de experiência no carnaval, o carnavalesco mostrou-se surpreendido com a grande presença de compositores na quadra da escola. Ele explicou como teve a ideia de fazer a sinopse no molde em que foi feita.

– Preferi fazer uma sinopse curta e simples. Fiz como se estivesse me dirigindo ao Nelson Rodrigues em forma de psicografia. Pedindo licença para entrar em seu universo. Caso ele não concorde com o conteúdo de sua vida e sua obra que iremos mostrar na Avenida, uso uma frase dele: ‘Toda unanimidade é burra’ – disse bem humorado.

Os compositores da Viradouro terão agora 29 dias até a apresentação dos sambas concorrentes, no dia 13 de agosto, na quadra da escola. A diretoria da escola aproveitou o encontro para anunciar também que, assim como aconteceu no último ano, as eliminatórias de samba ocorrerão aos domingos, sempre às 20h. 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×