Marcelo Serrado vai desfilar na Porto da Pedra

O ator Marcelo Serrado, o Crô da novela Fina Estampa, vai desfilar na Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra, na Sapucaí, no dia 19 de fevereiro, domingo, como o principal personagem do enredo: o comerciante espanhol Isaac Carasso, que viveu no século passado em Barcelona e foi responsável pela difusão do iogurte como alimento voltado para a saúde em todo o mundo. Serrado vem no sexto carro alegórico da escola, A Fábrica das Delícias.


Baseado em estudos de um medico que ganhara o Premio Nobel de Medicina em 1908, chamado Ilya Metchnikoff, Isaac Carasso decide produzir iogurte em uma pequena fábrica no quintal de sua casa e a vender o produto em pequenos potes de cerâmica nas farmácias de Barcelona. Com sua visão de comerciante, havia se interessado pelo tal "remédio", pouco conhecido no mundo ocidental, e que era usado por tribos na Bulgária cuja principal característica era a longevidade. Com a ajuda do Instituto Pasteur, da França, em 1919, S. Isaac monta a primeira fábrica de iogurte do mundo, em Barcelona, o que faria com que o produto fosse difundido dali em diante por todo o planeta.


Essa historia é parte do enredo da Porto da Pedra, "Da seiva materna ao equilíbrio da vida", assinado pelo carnavalesco Jaime Cezário. O carro A Fábrica das Delícias vai homenagear Isaac Carasso, pelo seu papel na historia do iogurte.


O enredo da Porto da Pedra é dividido em sete setores, que totalizam 32 alas. São eles: O leite – “A força da vida” (setor 1); “O leite na mitologia” (setor 2); “A origem dos derivados do leite” ( setor 3); “A expansão do iogurte” ( setor 4); “O iogurte seduzindo civilizações” ( setor 5); “O iogurte conquista a Europa” ( setor 6); “Iogurte, uma delicia conquistando o mundo” ( setor 7); e “Iogurte – sabor, saúde e alegria” ( setor 8).


A Danone, é líder mundial de produtos lácteos frescos, é parceira da Porto da Pedra no carnaval de 2012.