MetrôRio terá operação especial para Desfile das Campeãs e Monobloco

O MetrôRio realizará um esquema especial de funcionamento para atender aos foliões que irão ao Desfile das Campeãs e ao Monobloco. O sistema operará, ininterruptamente, das 5h de sábado às 23h de domingo. Os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório sem transferência. No domingo, em função do desfile do Monobloco, a Estação Cinelândia estará fechada durante todo o dia. O MetrôRio aceitará normalmente os cartões Unitário, Pré-Pago, Vale Transporte, Bilhete Único Estadual e os cartões de Integração. 

Desfile das Campeãs e Terreirão do Samba

As estações Central e Praça Onze são as indicadas para os foliões. Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai devem sair pela Estação Central. A Estação Praça Onze é destinada aos que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão participar das escolas que se preparam do lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão para o Terreirão do Samba, a Estação Central é a indicada.
Monobloco

Por questões de segurança e de controle de fluxo de passageiros, a Estação Cinelândia permanecerá fechada durante todo o domingo. Como opção, os foliões terão as estações Carioca (situada a cerca de 400 m da Cinelândia) e Uruguaiana (distante cerca de 1200 m da Cinelândia).

Para agilizar o atendimento aos foliões, a Estação Carioca contará com bilheterias na área externa da estação, junto ao acesso principal, na Av. Rio Branco. Não haverá venda de cartões nas bilheterias internas. A Concessionária recomenda que os foliões comprem suas passagens antecipadamente, e deem preferência ao Cartão Pré-Pago, que permite múltiplas viagens. A Estação Cinelândia estará preparada para, caso necessário, voltar à sua operação normal a qualquer momento.

Funcionamento de estações

As estações Presidente Vargas e Catete fecharão à 0h de domingo e reabrirão somente na segunda-feira. Em função do desfile do Monobloco, a Estação Cinelândia não funcionará no domingo. As estações Uruguaiana e Maracanã fecharão à 0h de domingo e reabrirão às 07h do mesmo dia. 

As estações São Francisco Xavier, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 05h de domingo. As máquinas de autoatendimento estarão disponíveis para a compra ou recarga do Cartão Pré-Pago. 

Medidas de segurança

Durante a operação, todas as escadas rolantes do MetrôRio permanecerão desligadas. A medida pretende prevenir acidentes com  fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano. Por conta do histórico de vandalismo em carnavais passados, os extintores dos trens e estações serão remanejados para locais estratégicos. As estações contarão com brigadas de incêndio prontas para atuar em qualquer situação de risco. O plano de prevenção de incêndios do MetrôRio foi aprovado pela Agetransp e pelo Ministério Público. Não serão permitidos os embarques com bicicletas e pranchas de surfe durante o final de semana.