Mocidade, Salgueiro e Mangueira largam na frente na primeira etapa da Taça Campeões do Samba

0 Flares 0 Flares ×
campeoes_do_samba_10012017-26
Fotos de Vinicius Vasconcelos

Sucesso total a primeira rodada da Taça Campeões do Samba, que teve sua estreia na noite desta terça-feira, na Boutique e Bar Sempre Vila, com a disputa entre seis agremiações do Grupo Especial. Mocidade, Salgueiro e Mangueira largaram na frente e estão automaticamente classificadas para próxima fase, no dia 31 de janeiro. São Clemente, Portela e Tuiuti seguem vivas e vão disputar a repescagem no dia 24 de janeiro contra as escolas que perderem os confrontos no dia 17 de janeiro. Semana que vem duelam Unidos da Tijuca x União da Ilha, Beija-Flor x Vila Isabel e Imperatriz x Grande Rio. A grande final deve acontecer nos dias 14 ou 15 de fevereiro. A escola campeã ganhará a Taça Campeões do Samba e o prêmio ESTRELA DO CARNAVAL.

– Foi uma abertura sensacional. A proposta da Taça Campeões do Samba é fazer o game-show, inspirado na Copa do Samba, que a Rádio Tupi fazia anualmente, mas com algumas novidades e promovendo sempre o sentimento de união entre todas escolas do Grupo Especial. Percebemos que todas escolas estão preparadas para disputa e que gostam de participar dessas atividades. O site CARNAVALESCO acredita e propõe cada vez mais eventos que divulguem e falem de carnaval e das escolas de samba o ano inteiro – disse Alberto João, editor executivo do site CARNAVALESCO.

campeoes_do_samba_10012017-21O dono da Boutique e Bar Sempre Vila, Jorge Arthur, festejou mais um evento em parceria com o site CARNAVALESCO, mas não disfarçou sua torcida pela Unidos de Vila Isabel na rodada da semana que vem.

– A Sempre Vila só tem a agradecer mais essa novidade trazido pela equipe do CARNAVALESCO aqui para o nosso espaço. Temos a honra de ser parceiros do site. Quem quiser pode chegar aqui na Rua Souza Franco, 364, para torcer pela sua escola e até gritar as respostas já que o regulamento permite. Na semana que vem vou torcer muito pela minha Vila Isabel – brincou.

campeoes_do_samba_10012017-24O público participou ativamente da disputa e em alguns momentos tentava soprar as respostas para os integrantes das escolas. A ex-presidente da Vila Isabel, Ruça, enalteceu a iniciativa do CARNAVALESCO.

– Devo parabenizar a equipe de vocês por esse evento. É muito bacana, pois além da celebração você conhece um pouco mais da história do carnaval. É muito interessante. Venham sempre assistir a Taça Campeões do Samba – convida.

Escolas com fortes departamentos culturais atropelam

campeoes_do_samba_10012017-25A primeira disputa foi entre o Salgueiro e a São Clemente. O Salgueiro sagrou-se vencedor. Com um dos departamentos culturais mais ativos do carnaval, que participa até da elaboração dos enredos no carnaval, a vermelha e branca fez 4 a 1 na adversária, que acertou apenas a pergunta que versava sobre o coreógrafo da comissão de frente no Carnaval 1990. Do lado do Salgueiro foram dois pontos na primeira etapa, quando acertaram os versos do samba de 1966 e o nome dos carnavalescos que assinaram o desfile de 1979. Na segunda etapa foram mais dois pontos sobre a participação do pai da carnavalesca Rosa Magalhães no corpo de julgadores do primeiro desfiles das escolas de samba, em 1932. Classificado para a segunda fase, o cantor Leonardo Bessa celebrou mais uma ação do CARNAVALESCO.

– Nós do Salgueiro só temos a agradecer, porque o que você faz em equipe não tem preço. O site CARNAVALESCO é referência e fim de papo. Qualquer notícia veiculada é antes apurada, sem chute, com um respeito muito grande. Isso às vezes não acontece em outros veículos. Precisamos de respeito e união entre os sambistas. Parabéns por mais essa integração. No dia 31 a gente volta – prometeu.

campeoes_do_samba_10012017-29Marquinhos Harmonia, diretor de carnaval da São Clemente, elogiou a proposta e disse que na repescagem a São Clemente colocará toda sua força para garantir vaga na próxima fase da competição. Um dos pontos emocionantes do evento foi quando Leonardo Bessa, que foi intérprete da São Clemente, pediu liberação para o Salgueiro e cantou o samba da escola da Zona Sul. A prova maior da união e da força do projeto Taça Campeões do Samba.

O segundo duelo da noite opôs duas vizinhas e campeãs no último carnaval. A Mangueira, vencedora do Grupo Especial, derrotou o Paraíso do Tuiuti, que triunfou na Série A. O placar da disputa foi de 6 a 3 para os mangueirenses. Na primeira parte as escolas responderam perguntas sobre suas próprias histórias. E a Verde e Rosa gabaritou, acertando questões sobre versos do samba-enredo de 1970, sobre o esporte implementado na comissão de frente de 2011 e sobre os carnavais ganhos pelo carnavalesco Júlio Mattos. O Tuiuti só acertou o nome do primeiro casal no desfile de 2001.

campeoes_do_samba_10012017-40Na segunda etapa a Mangueira garantiu a vitória ao acertar a pergunta sobre os locais onde já foram realizados os desfiles das escolas de samba e o Tuiuti acertou sobre a única escola que venceu ao menos uma vez em cada década, que foi a própria Mangueira. Na hora de cantarem um samba antigo, a Mangueira conseguiu cantar a obra de 1981 de maneira correta. A integrante do time mangueirense, Guezinha, questionou dizendo que as perguntas para a escola estavam muito difíceis.

– Ainda bem que trouxemos um time forte, com gente que conhece a história da escola. Nossas perguntas estavam realmente muito fortes, mas conseguimos passar de fase. O site está de parabéns por mais essa promoção do carnaval, com a participação das escolas. Vamos brigar por mais esse título – garantiu Guezinha.

campeoes_do_samba_10012017-50Na última disputa da noite o duelo mais acirrado. Dois departamentos culturais muito bem estruturados mostraram muito conhecimento e deu Mocidade contra a Portela, por 8 a 6. A verde e branca terminou com 100% de aproveitamento ao acertar simplesmente todas as perguntas elaboradas pela equipe do site e ainda cantar o samba do Carnaval 1981 na íntegra corretamente. A adversária ofereceu resistência pois no time portelense estavam grandes conhecedores da história da escola, que entretanto caíram nas armadilhas de duas perguntas. A primeira sobre o lendário Silvinho da Portela e a outra acerca do número de vice-campeonatos. Renato Buarque, do departamento cultural da Mocidade, celebrou a vitória contra a Portela.

campeoes_do_samba_10012017-56– Tem um sabor especial pois é muito difícil ganhar deles. A Portela tem um departamento cultural extremamente atuante, todos amigos queridos, mas hoje deu Mocidade. Tenho 32 anos, não sou tão velho assim (risos). Mas ao longo desse tempo a gente lê muito, procura conhecer a história da escola e isso também ajuda. Já ganhamos uma vez a Copa do Samba da Tupi. Quem sabe não vem agora a Taça dos Campeões do site CARNAVALESCO? – indagou Renato.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×